quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Porque Jesus dobrou o lenço?

“E que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte."(João 20:7)Porque Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Você já deteve sua atenção a esse detalhe?




João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara, disse ela, "Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram.."Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou.
          
 Ele parou e observou os lençóis lá, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado.

Isto é importante? Isto é significante? Uma das interpretações que circula na internet, fala a respeito de uma suposta tradição hebraica daquela época. O lenço dobrado teria haver com o Amo e o Servo, e todo menino Judeu conhecia a tradição.Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria.

A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição. Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa.

 Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei". Eu não sabia a respeito....Se o Amo se levantasse, e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa porque o lenço dobrado queria dizer: "Eu voltarei!"

____________________________


Segundo a Profª Aila, do fórum CATES (Ensinando de Sião) a história do LENÇO DOBRADO é pura ficção e não há nada na cultura judaica sobre tal história de guardanapo embolado ou dobrado.
O verbo grego "entulísso" pode significar torcer, enrolar ou entrelaçar.
"Erramos por não conhecer as escrituras e os costumes judaicos", disse ela, que também sugeriu a leitura do livro: Instituições de Israel no Antigo Testamento - Autor: Roland de Vaux - Editora Vida Nova -


E você como interpreta esta passagem do evangelho?



19 comentários:

  1. Eu já estou aqui....
    Mas ninguém acredita em mim....

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito sim... muito lindo isso.
    ah, e seu post também esta de parabéns..
    bjão..

    ResponderExcluir
  3. Esse lenço não é o que teve gravado o rosto de Crito?

    ResponderExcluir
  4. só sei que quando ele voltar vai rolar um esporro sinistro,daqueles que nem seu professor ou seus pais conseguem superar

    ResponderExcluir
  5. D'us habita em mim! Devo buscar salvação na alma que D'us fundiu em meu ser quando me deu a vida. Se eu buscasse ajuda externa de um homem que foi sacrificado ao rito pagão para o deus Baco, eu estaria rejeitando a centelha divina que habita em mim!

    Quem quiser conhecer a verdade que salve a si mesmo! www.judeus.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena vcs serem os responsáveis dos oráculos de DEUS e não confiar em JESUS! Dr 32.21 ; Is 65.1,2!

      Excluir
    2. Uma pena vcs serem os responsáveis dos oráculos de DEUS e não confiar em JESUS! Dr 32.21 ; Is 65.1,2!

      Excluir
  6. Seria melhor pensar em disser coisas contrutivas, do que falar asneiras sem pensar! Tenho pena da alma de alguem aqui!!!!!!!!!!!!!!!!!! (Jesus existe meu caro!!!!!

    ResponderExcluir
  7. SEMPRE PERFEITO EM TUDO, JESUS ESTA VOLTANDO, VIMOS EM TODAS AS COISAS(MATEUS cap 24)...PESSOAL, CRENDO OU NÃO, VAI ACONTECER, SE VC NÃO CRER,VC ESTA NO SEU DIREITO, MAS,VEJA BEM :O QUE A CIENCIA,TECNOLOGIA...ESTÃO DESCOBRINDO AGORA JA ESTA ESCRITO NA BIBLIA A MAIS DE 4 MIL ANOS.ENTÃO LEIA UM POUCO E VEJA "TOMÉ"..DEUS NOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante masi o final ficou muito vago. Gostaria de saber mais e, principalmente o ponto de vista do autor(es) do site. O assunto deixou duvidas e aprofessora consultada pouco esclareceu a respeito; pois sabemos que Jesus se expressava muito bem por sinais.

    Kleber

    ResponderExcluir
  9. @KLeber
    Quando o autor do evangelho dedica um versículo inteiro para descrever algo detalhadamente, acredito que seja algo importante e com um profundo significado, e vale apenas ser meditado.
    No meu ponto de vista, a explicação acima faz sentido. Porém não temos base bíblica para afirmar que essa suposta tradição à mesa seja verdadeira. Gostaria de ouvir a opinião de um judeu tradicional a respeito.

    ResponderExcluir
  10. Acabo de publicar um pequeno texto sobre este assunto, e citei o seu texto nele: http://colhendonoscamposdeboaz.blogspot.com.br/2013/09/fatos-e-mitos-sobre-o-lenco-dobrado-no.html

    Abraços, Bill

    ResponderExcluir
  11. Com o lenço dobrado ou não ,Se havia uma tradição um costume judaico ou não ,Ô texto está dizendo que os lençóis estavam jogados em um canto mas o lenço dobrado em um lugar aparte .Contudo creio que ele não terminou Pois paulo disse que aquele que em vós começou a boa obra de terminar e aperfeiçoar. E com certeza Sabemos que o sacrifício no Calvário foi completo na sua plenitude mas Falta agora o arrebatamento de sua maravilhosa igreja para concretização

    de tudo

    ResponderExcluir
  12. Com o lenço dobrado ou não ,Se havia uma tradição um costume judaico ou não ,Ô texto está dizendo que os lençóis estavam jogados em um canto mas o lenço dobrado em um lugar aparte .Contudo creio que ele não terminou Pois paulo disse que aquele que em vós começou a boa obra de terminar e aperfeiçoar. E com certeza Sabemos que o sacrifício no Calvário foi completo na sua plenitude mas Falta agora o arrebatamento de sua maravilhosa igreja para concretização

    de tudo

    ResponderExcluir
  13. O lenço dobrado era uma mensagem q só Pedro e Jesus entendia,Pedro quando viu logo acreditou q Jesus havia ressuscitado

    ResponderExcluir
  14. Prometo investigar, porem o facto é curioso.

    ResponderExcluir
  15. Já estive em Israel duas vezes em um seminário, em dos dias fomos jantar e avistamos uma mesa bem arrumada e diferente das demais no restaurante do hotel, e fomos sentar nesta mesa, o garçom Judeu disse no brasil, no pode, a mesa já tem gente para sentar olhe o "lenço dobrado" e nosso grupo sem entender e ouve por parte do nosso grupo que se sentiu rejeitado ai nosso seminarista chegou e disse: ele quis dizer que a mesa tem gente separa e preparada e o lenço ta dobrado, foi ai que nos explicou a cerca da cultura judaica, não só esta cultura ai que estar o debate a cima mas outros costumes. Ai nos levaram a outra mesa que os guardanapos ou estava jogado e disseram essa sim pode, ai limparam a mesa e nos servimos. Eu acredito sim nesta cultura, João e pedro não so ia ver e ficar calados mas a bíblia diz que eles viram e creram, Jesus sempre deixou seus sinais e vamos entender que atras das escrituras sagradas existem cultura.
    Posso da um exemplo a biblia diz que João batista comia mel silvestre e gafanhoto, sera o que joão batista comia mesmo e o mel de abelha e gafanhoto que conhecemos a biblia esta certíssima mas vai la na cultura deles que vamos ver que tipo de mel e e gafanhoto e.
    Vamos estudar as escrituras e vamos rever as culturas daquela época, vejo alguns estudos em sites que o homem quer implantar a sua visão, não e assim, vamos a raiz de tudo pra depois expressar.

    ResponderExcluir
  16. Bem explicado, também creio que Jesus sempre estava ensinando algo e ELE usava os costumes judaicos para ensinar. Creio que voltará e em breve !!

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.