segunda-feira, 22 de abril de 2019

A Bíblia não diz que Moisés pecou por ferir a rocha, ou porque a feriu duas vezes

Qual terá sido o verdadeiro pecado de Moisés, o qual impediu-o de entrar na terra pro­metida? O que terá levado Deus a proibir seu profeta e libertador de gozar daquela conquista tão maravilhosa? Deve ter sido um ato bem maior do que o que normalmente se comenta a respeito. Va­mos analisá-lo?


O que mais se afirma é que Moisés teria ferido a rocha para dela tirar água, quando Deus apenas havia dito para ele FALAR à rocha. Há quem diga que o verdadeiro pecado de Moisés foi o de ferir a rocha DUAS VEZES, quando deveria tê-la ferido apenas uma.

Em Meribá, Deus diz para ele tomar a vara (Êxodo 17:5) e ferir a rocha (17:6). Em Refidim Deus manda novamente que ele tome a vara (Nú­meros 20:8) e fale à rocha (mesmo versículo). Moisés, então, levantou a sua mão e feriu a rocha DUAS VEZES (Números 20:11).

Deus chega a Moisés e Arão e afirma algo tremendamente duro. Fica até difícil de ser enten­dido o porquê. Veja o que ele diz:

- Porquanto não me crestes em mim, PARA ME SANTIFICAR diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado (Números 20:12).

No livro de Deuteronômio (32:51), encon­tramos uma repetição do que Deus falara, desta vez com mais detalhes:

- Porquanto prevaricastes contra mim no meio dos filhos de Israel, nas águas da contenção em Cades, no deserto de Zim, pois ME NÃO SANTIFICASTES no meio dos filhos de Israel.

A primeira coisa que entendemos é que o problema maior foi o de NÃO SANTIFICAR A DEUS, o que significa deixar de dar-lhe glória por algum motivo.

Outra coisa que também entendemos é que na segunda vez Deus mandou Moisés TOMAR A VARA. Se não fosse para ferir a rocha pela segun­da vez, para que tomar a vara? Se fosse apenas para falar, não haveria qualquer necessidade de DEUS MESMO mandar Moisés tomar a vara.

Quanto a ter ferido uma ou duas vezes (e as duas vezes indicam provavelmente uma certa dose de ira), não vem tanto ao caso, porque Deus não se referiu a tal.

O problema, com já dissemos, foi mais profundo, algo mais sério. A Bíblia mostra sem sombras de dúvidas o que sucedeu. Antes de ver­mos diretamente o texto, vamos ver outra ênfase que se encontra em Salmos 106:32,33, falando a respeito do mesmo assunto:

"Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles, porque irritaram o seu espírito, de modo que FALOU IMPRUDENTEMENTE com seus lábios."

Vê como o caso foi relacionado com o FALAR IMPRUDENTEMENTE? Tem a ver com algo que Moisés falou que desagradou profundamente a Deus. Vamos, agora a Números 20:10, onde se reconhece facilmente o que aconteceu:

"E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura TIRAREMOS água desta rocha para vós?"

Vemos aqui uma expressão egoísta ("tiraremos"), uma dúvida ("porventura"), e uma ausência total da glória devida a Deus, o que deveria ser expressão tal como: "Ouvi agora, rebeldes, COM CERTEZA Deus tirará água desta rocha para vós!"

Esta imprudência no falar, deixando de dar glória a Deus, para lançar aquele feito sobre si mesmo e Arão, fez com que Moisés perdesse a bênção de penetrar com o povo na terra Prometida.





Paulo de Aragão Lins



"Vede, isto tão somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas eles buscaram muitas invenções" (Eclesiastes 7:29).

44 comentários:

  1. Mto bom o estudo! Parabéns! Uma dúvida: Moisés foi salvo? Se sim, onde está isso na bíblia?

    ResponderExcluir
  2. A bíblia diz que Moisés juntamente com Elias apareceram ao lado de Jesus. Isso jamais aconteceria se ele não tivesse sido salvo.

    "Surgiram dois homens que começaram a conversar com Jesus. Eram Moisés e Elias."
    Lucas 9:30

    A fidelidade de Moisés e sua fé apontam para sua salvação

    "Ele foi fiel àquele que o havia constituído, assim como Moisés foi fiel em toda a casa de Deus." Hebreus 3:2


    o Senhor conheceu face a face, e que fez todos aqueles sinais e maravilhas que o Senhor o tinha enviado para fazer no Egito, contra o faraó, contra todos os seus servos e contra toda a sua terra. Pois ninguém jamais mostrou tamanho poder como Moisés nem executou os feitos temíveis que Moisés realizou aos olhos de todo o Israel.
    Deuteronômio 34:10-12

    Todos os relatos a respeito de Moisés deixam claro que ele foi um dos maiores servos de Deus de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  3. Acredito q no intimo,os planos de Deus para moises eram maiis excelentes do q entrar na terra e continuar na fadiga das guerras,pois ja era velho,acredito q o perdao d Deus ja o havia alcancado,perfeito se estudo,parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade um dos motivos dos quais Moisés não entrou na terra prometida foi pelo fato do povo idolatrar Moisés. Por tantas vezes o povo fora Livrado por Deus dos inimigos e também conseguiu alimento nos momentos de fome. Ao invés de aderirem ao poder de Deus esses feitos, a maioria deles aderiram a Moisés. Sem Moisés o povo ficava perdido mesmo, óbvio que pelo fato de Moisés ser o seu líder, porém a maioria deles tinham Moisés como um deus. Como disse anteriormente acredito que esse foi um dos motivos apenas, não o único motivo.

      Excluir
    2. Na verdade um dos motivos dos quais Moisés não entrou na terra prometida foi pelo fato do povo idolatrar Moisés. Por tantas vezes o povo fora Livrado por Deus dos inimigos e também conseguiu alimento nos momentos de fome. Ao invés de aderirem ao poder de Deus esses feitos, a maioria deles aderiram a Moisés. Sem Moisés o povo ficava perdido mesmo, óbvio que pelo fato de Moisés ser o seu líder, porém a maioria deles tinham Moisés como um deus. Como disse anteriormente acredito que esse foi um dos motivos apenas, não o único motivo.

      Excluir
  4. A falta de de, nos leva a perdermos as promessas de Deus, e expressão desta ausência de de se da pelas nossas palavras.

    ResponderExcluir
  5. Gente Deus é maravilhoso , o mestre de todos os mestres !
    Obrigado senhor por tudo

    ResponderExcluir
  6. Perfeita definição! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Excelente interpretação...até então não havia me atentado para um detalhe tão rico e tão pertinente.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, graças a esse post consegui concluir meu estudo!!!

    ResponderExcluir
  9. Faça parte você também do novo Agregador BloGospel, exclusivo para quem quer divulgar seus conteúdos gospel e receber mais visitas no seu blog ou site.
    É rápido e prático! Não precisa cadastrar.
    Apenas seja nosso parceiro e envie seu link.
    Maiores informações acesse: http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amigos Escutem esse áudio sobre o assunto
    http://novotempo.com/audios/quando-deus-disse-nao/

    ResponderExcluir
  11. Concordo, os planos de Deus eram maiores para Moisés.

    ResponderExcluir
  12. A quem Deus deu a incumbência de entrar com o povo na terra prometida?

    ResponderExcluir
  13. O rei Ramsés era mesmo casado com Nefertari? E foi ela quem pediu ao rei, para perseguir o povo hebreu? E matasse Moisés? E quanto a esposa e filhos de Moisés? Ele seguiu para a terra prometida com toda a sua família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramsés II e Nefertari foram mesmo casados. Não há nada na Bíblia de que foi Nefertari quem alertou Hamsés de que os hebreus estavam fugindo e não somente servindo ao Senhor no deserto por três dias como Moisés falara e nem seu pedido pela cabeça dele consta.
      Não está claro na Bíblia que Zipora, Gerson e Eliezer acompanharam Moisés até a Terra Prometida mas durante a peregrinação Jetro que era sogro de Moisés levou Zipora e os dois filhos para entregar a Moisés.

      Excluir
  14. O rei Ramsés era mesmo casado com Nefertari? E foi ela quem pediu ao rei, para perseguir o povo hebreu? E matasse Moisés? E quanto a esposa e filhos de Moisés? Ele seguiu para a terra prometida com toda a sua família?

    ResponderExcluir
  15. Por que o povo passou 40 anos no deserto? Não poderiam ter chegado em muito menos tempo? Nesse caso, muitos que sonhavam com a terra prometida morreram no caminho não é verdade? Moisés já tinha 40 anos quando partiu do Egito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://br.blastingnews.com/tv-famosos/2015/10/por-bezerro-de-ouro-moises-e-castigado-por-deus-em-os-dez-mandamentos-00614859.html
      LEIA ISO POR FAVOR, É DO SEU INTERESSE

      Excluir
  16. Por que o povo passou 40 anos no deserto? Não poderiam ter chegado em muito menos tempo? Nesse caso, muitos que sonhavam com a terra prometida morreram no caminho não é verdade? Moisés já tinha 40 anos quando partiu do Egito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moisés tinha 83 anos se eu não me engano é não 40

      Excluir
    2. O povo passou 40 anos no deserto por castigo de Deus, pois os filhos de Israel diante das dificuldades estavam descrentes e com isso Deus os fez andar em círculos

      Excluir
  17. Gostei muito do estudo, creio que Deus mandou Moisés levar o Cajado, pois este representava a autoridade de Deus na vida de Moisés.

    ResponderExcluir
  18. Texto maravilhoso, era isso mesmo que eu queria saber, tava com uma dúvida louca aqui, e esse texto finalmente me explicou pois estou lendo a Bíblia e cheguei na mesma conclusão de que não foi Moisés ter ferido a rocha ou ter feito duas vezes.
    Perfeito o texto, muito obrigada ao estudioso que escreveu.

    ResponderExcluir
  19. O único que está junto de Jesus no céu ao lado do pai é o ladrão na cruz... E todos os demais esperaram o juizo final ... E todos já são salvos.

    Jesus não morreu em vão.

    ResponderExcluir
  20. Deus estava criando uma referência q apontasse para Jesus
    Primeiro "ferir a rocha" ok ele fez isso
    Segundo "falar a rocha", ele feriu a rocha de Novo e duas vezes
    Toda bíblia aponta para Cristo
    Moisés interferiu no plano
    Pra mim foi esse o motivo
    Tentando resumir aquu

    ResponderExcluir
  21. Excelente explicação. Muito bom estudar e aprender a palavra de DEUS. Parabéns para todo os irmãos envolvidos nessa obra, DEUS abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  22. irmão, é o seguinte.
    vc precisa analisar muito antes de escrever.
    Deus falou para moises pegar o cajado, pq era sinal de autoridade sobre suas ovelhas, e falou apenas para ele falar a rocha, bom, antes de ele bater na rocha, ele esbravejou contra o povo, chamando-os de rebeldes e coisas que para época era como um insulto gravíssimo, a unica coisa que deveria falar era com a rocha e mais nada, e ele então bateu duas vezes, sinal q estava possuído por uma raiva incontrolável, e isso Deus não admite, unicamente por essa razão Deus o castigo.
    é apenas uma questão de semântica.

    ResponderExcluir
  23. Maravilhoso. Serviu para a dúvida de uma cristã. E até para mim também.

    ResponderExcluir
  24. Estou fazendo Seminário e tenho que fazer duas perguntas para 4 pessoas da igreja. 1) O que você pensa do Antigo Testamento
    2) Quais maiores dúvidas sobre algunhs textos?

    ResponderExcluir
  25. Estou fazendo Seminário e tenho que fazer duas perguntas para 4 pessoas da igreja. 1) O que você pensa do Antigo Testamento
    2) Quais maiores dúvidas sobre algunhs textos?

    ResponderExcluir
  26. Maravilhoso. Serviu para a dúvida de uma cristã. E até para mim também.

    ResponderExcluir
  27. MOISES QUANDO SAIU DO EGITO ELE TINHA 80 ANOS....
    HA MOMENTOS NA VIDA Q TEMOS Q NOS CALAR....POIS A BIBLIA FALA..ENTRAR EM TEU QUARTO, TRANCA A PORTA, E FALA EM SECRETO C TEU DEUS..E TEU DEUS Q ESTA EM SECRETO RESPONDERA...
    NO CASO DE MOISES, ELE DESOBEDECEU 2 VEZES..
    1 DEUS MANDOU ELE FALA A ROCHA. .E ELE FOI FALAR C OS HEBREUS..
    2 DEUS MANDA ELE FALA A ROCHA.. E ELE ..AO CONTRÁRIO, BATEU NA ROCHA 2 VEZES. ..ENTAO DEUS O PUNIU. .POIS ASSIM COMO NOSSO FILHO ERRA. E TEMOS Q PUNIR DE ALGUMA FORMA...ASSIM DEUS FEZ C MOISES...2 PARTE...MUITA GENTE IDOLATRAVA MOISES COMO SE FOSSE 1 DEUS....3 MOISES JA TINHA 123 ANOS....DEUS SABIA DAS CONDIÇOES DELE FISICA...POIS TENHO CERTEZA Q DEUS NAO TIRARIA A BÊNÇÃO DE MOISES. SIMPLESMENTE POR CAUSA DE UMA DESOBEDIÊNCIA. ..
    POIS QUANTAS VEZEZ ERRAMOS..JA PENSOU QUANTAS VEZEZ DEUS TERIA Q NOS PUNIR. ..

    ResponderExcluir
  28. DE QUALQUER MANEIRA. ADMIRO MUITO MOISES..JOSE DO EGITO...A HISTORIA DELES E LINDAAAA

    ResponderExcluir
  29. Desse modo, o que acontece com os filhos de Moises após sua morte? Não ouvi menção deles entrar na terra prometida...

    ResponderExcluir
  30. A Bíblia não menciona o que aconteceu com os filhos de Moisés. Assim, como tb n fala sobre o que aconteceu com Maria, mãe de Jesus depois da morte. Vemos Maria, pela última vez em Atos 1, depois, não mais.

    ResponderExcluir
  31. Eu acredito que Deus queria que ele falasse com a rocha como foi ordenado mas ele feriu a rocha sem ter mandado. ele mandou falar e não feri então entendi que quando nao obedecemos o que Deus manda fazer Ele nos punir.

    ResponderExcluir
  32. Do you understand there's a 12 word phrase you can speak to your partner... that will trigger deep feelings of love and impulsive attractiveness to you deep within his heart?

    That's because hidden in these 12 words is a "secret signal" that triggers a man's instinct to love, treasure and look after you with his entire heart...

    12 Words Will Fuel A Man's Desire Instinct

    This instinct is so hardwired into a man's brain that it will drive him to work better than ever before to make your relationship the best part of both of your lives.

    Matter-of-fact, triggering this mighty instinct is absolutely mandatory to achieving the best possible relationship with your man that once you send your man a "Secret Signal"...

    ...You will soon find him expose his heart and mind for you in a way he's never expressed before and he will perceive you as the one and only woman in the universe who has ever truly attracted him.

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.