domingo, 28 de fevereiro de 2016

Jesus desceu ao inferno?

Em (Efésios 4:9) Paulo declara que Jesus desceu "até as regiões inferiores da terra" e o Credo dos Apóstolos declara que, depois de ter sido morto, Jesus "desceu ao inferno". Entretanto, quando Cristo estava morrendo, entregou o seu espírito nas mãos do Pai (Lc 23:46) e disse ao ladrão que este estaria com ele no "paraíso" (Lc 23:43), ou seja, no "terceiro céu" (2 Co 12:2, 4). Para onde Jesus foi então: para o céu ou para o inferno?

Há duas posições a respeito do lugar para onde Jesus foi durante os três dias em que o seu corpo permaneceu no túmulo, antes da ressurreição: uns defendem que ele foi para o Hades; outros, que foi para o céu.
Para o Hades. Os partidários dessa posição afirmam que o espírito de Cristo foi ao mundo espiritual, enquanto o seu corpo permanecia no túmulo. Crêem que Jesus "pregou aos espíritos em prisão" (1 Pe 3:19), que estavam num lugar de cativeiro temporário, aguardando a sua chegada para "levar cativo o cativeiro", isto é, levá-los para o céu.


De acordo com essa posição, havia dois compartimentos no Hades (ou sheol), uma para os salvos e outra para os perdidos. Eles estavam separados por "um grande abismo" (Lc 16:26), que ninguém podia ultrapassar. A seção dos salvos era chamada de "o seio de Abraão" (Lc 16:23). Quando Cristo, "sendo ele as primícias" da ressurreição (1 C > 15:20), ascendeu, Ele levou esses santos do AT consigo pela primeira vez.
Para o Céu. Esse parecer sustenta que as almas dos crentes do AT foram diretamente para o céu no momento de sua morte. Em favor disso tem-se os seguintes argumentos:


Primeiro, Jesus afirmou que o seu espírito estava indo diretamente para o céu, quando disse: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23:46).



Segundo, Jesus prometeu ao ladrão na cruz: "Hoje estarás comigo no paraíso" (Lc 23:43); mas "paraíso" é definido como sendo "o terceiro céu" em 2 Coríntios 12:2, 4.





Terceiro, quando os santos do AT deixaram esta vida, foram diretamente para o céu. Deus tomou a Enoque para si (Gn 5:24; cf. Hb 11:5), e Elias foi tomado "ao céu" quando partiu (2 Rs 2:1)



Quarto, "o seio de Abraão"(Lc 16:23) é uma descrição do céu. Em nenhum ponto ele é descrito como sendo o inferno. É o lugar para onde Abraão foi, que é o "reino dos céus" (Mt 8:11).


Quinto, antes da cruz, quando os santos do AT apareciam, era do céu que vinham, como aconteceu com Moisés e Elias no Monte da Transfiguração (Mt 17:3).

Sexto, os santos do AT tiveram de esperar a ressurreição de Cristo para que seus corpos fossem ressuscitados (1 Co 15:20; cf. Mt 27:53), mas suas almas foram diretamente para o céu. Cristo foi o Cordeiro morto "desde a fundação do mundo" (Ap 13:8), e eles para lá foram pelos méritos que Deus sabia que Cristo cumpriria.

Sétimo, a expressão "até as regiões inferiores da terra" não é uma referência ao inferno, mas ao túmulo. Até mesmo o ventre de uma mulher é descrito como sendo "profundezas da terra" (SI 139:15). Essa expressão significa simplesmente covas, túmulos, lugares fechados na terra, em oposição a partes altas, como montanhas. Além disso, o inferno não se localiza nas partes mais baixas da terra - mas "debaixo da terra" (Fp 2:10).

Oitavo, a frase "desceu ao inferno" não constava do Credo Apostólico primitivo. Ela foi acrescentada somente no século IV a. D. Além disso, um credo como tal não é inspirado, mas apenas uma confissão humana de fé.

Nono, os "espíritos em prisão" não eram salvos, mas seres perdidos. Na verdade, essa pode ser uma referência a anjos, não a seres humanos (veja os comentários de 1 Pedro 3:19).

Finalmente, quando Cristo "levou cativo o cativeiro", não estava levando amigos para o céu, mas trazendo inimigos a uma prisão. E uma referência à sua vitória sobre as forças do inimigo. Os cristãos não são "cativos" no céu. Não somos forçados a ir para lá contra a nossa própria e livre escolha (veja Mt 23:37; 2 Pe 3:9).



Do livro: MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia

21 comentários:

  1. Se ele é oniciente e onipresente ele foi para os dois lugares. Ele sempre está em toda parte, em toda parte, nos observando, está em toda parte.

    ResponderExcluir
  2. A BOA NOVA PREGADA AOS MORTOS

    Não fala A Escritura que a boa nova de Yahshuah hamashiach foi anunciada também aos mortos? Sim! Realmente existe esse fato a respeito. Mas como foi então? Ora! Kefah=Pedro declara que...o próprio Mashiach morreu...e foi trazido à vida (ressuscitado) pelo Ruack hakodesh=espírito santo de Yahweh. E que nesse mesmo espírito de Yahweh; Yahshuah foi na pessoa de Noach=Noé...o pregoeiro da justiça...e anunciou aos homens antediluvianos, que nos dias de Noach=Noé estavam vivos. Mas no tempo de Kefah=Pedro já estavam mortos...porem com seus nomes e ações nos livros de registros no céu, para serem julgados no dia do juízo e da perdição dos homens ímpios...Nota-se que os perdidos serão julgados estando mortos, pelas suas obras escritas nos livros...já que aos homens está ordenado morrerem uma vez vindo depois da morte dele...o juízo...Daí o Apóstolos dizer que...por isso foi pregado a boa nova também aos mortos, para que na verdade fossem julgados...no juízo; E vi um grande trono braço, e o que estava assentado sobre ele de cuja presença fugiu a terra e o céu...E vis os mortos...diante do trono, e abriram-se os livros...e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escr4itas nos livros segundo as suas obras;1ª Kefah=Pedro 3,18-20. e 4,6. e 2ª 2,5. Heb, 9,27. e Hyzoyn=Apocalipse 20,11-15.

    O mesmo Kefah ainda relata que...desta salvação (pela boa nova do mashiach)trataram e inquiriram diligentemente, os profetas que profetizaram da graça que...nos foi dada pelo Mashiach...E que os mesmos profetas do Tanakh falaram...indagando que tempo o espírito de Yahshuah que estava neles (incluso Noé)...indicava...testificando os sofrimentos que ao Mmashiach havia de vir, e a gloria que se havia de o seguir; 1ª Kefah 1,10,11.

    Vemos assim que o espírito santo do Mashiach, habitou em todos os profetas de Yahweh no Tanakh. E foi esse mesmo espírito santo do Mashiach, que foi dado a Noach=Noé e o inspirou a pregar aos homens pecadores daqueles dias. E como eles não creram na mensagem do profeta de Yahweh; morreram e estão presos pelo aguilhão da morte. Vale lembrar que as obras dos ímpios e pecadores não arrependidos; estão vivas nos livros de registros no tribunal de Yahshuah. E eles serão julgados em acordo com elas.

    A teologia popular crê e ensina, que o próprio Mashiach quando estava morto durante os três dias e três noites, teria ido e pregado aos mortos. No entanto isso não aconteceu por dois motivos muito claros.

    Primeiro; Yahshuah hamashiach nada falou nesses três dias e três noites, pois estava morto; e os mortos segundo A Escritura nada falam. Já que a sua memória...fica entregue ao esquecimento, e não sabem coisa alguma...porque a sua memória perece na terra.Yov=Jô 18,17; e Kohellet=Eclesiastes 9,5,6

    Segundo; sendo que Yahshuah estava morto e sepultado, como o Mashiach poderia ter ido e pregado aos que como Ele, também estavam igualmente mortos e inconscientes? Impossível! Sendo que Os Escritos Sagrados afirmam que...os que descem a cova, não podem esperar na verdade de Yahweh...como está escrito...porventura Yahweh mostrará maravilhas aos mortos...ou anunciará a tua benignidade na sepultura, ou a tua fidelidade na perdição?; Yashayahu=Isaias 38,17-19. e Tehillim=Salmos 88,10,11. E onde nos são mostradas, tanto a benignidade quanto a fidelidade de Yahweh? Na Boa Nova do Mashiach naturalmente. Ficando portanto muito claro , que A Boa Nova do reino de Yahweh cujo conteúdo é composto da fidelidade e a benignidade do Eterno Criador. Jamais seria anunciada num suposto lugar de perdição e de mortos não é mesmo?.

    ResponderExcluir
  3. cont...a boa nova...


    Alem do mais consideremos o seguinte, se o Mashiach como crê a grande maioria, estivesse no paraíso durante os três dias e três noites de sua morte; e foi pregar aos que segundo a teologia popular estão em tormentos nas chamas infernais. Anularia a própria Escritura da mashal=parábola que diz...está posto um grande abismo entre...o seio de Avraham, e a Geena...de maneira que ninguém pode passar de um lado para outro; Lukas 16,26. Segundo os imortalistas os que estão no inferno sofrendo jamais sairão de lá; Nesse caso o Mashiach teria pregado à eles em vão; Já que suas sentenças já estavam decretadas.

    Outro fato importante é que os evangélicos que combatem tanto o purgatório católico romano. Acabaram criando (inconsciente) um purgatório bem mais severo que o daqueles. Pois no purgatório católico “segundo dizem” as pessoas ficam lá determinado tempo sofrendo as penas infernais; depois de quitar seu debito saem e vão para o céu gozar a vida eterna. Enquanto no purgatório evangélico, o sofrimento de quem vai pra lá, é para sempre; jamais morrerão, e ou sairá dele.

    Ou seja, o purgatório católico é passageiro; Enquanto o purgatório evangélico é eterno!.Os te logos dizem que a sorte dos ímpios é “uma morte que nunca morre” mas essa contradição de termos é tão absurda como dizer que o galardão dos justos, seria uma vida que nunca vive não é mesmo?

    Assim As Escrituras Sagradas nos mostram que a vida eterna, será uma vida que nunca mais morrerá, ou seja, sem fim. Como também a morte eterna “a segunda morte”será uma morte que nunca mais voltará à vida; pois aqueles que receberem o dano da segunda morte no Esh olam=fogo eterno que descerá do céu, (observa-se que o fogo que destruirá os ímpios descerá do céu, não subirá do inferno ok? Apo,20,9.)jamais voltarão à vida.

    Para termos uma clareza a respeito da destruição dos ímpios no fogo eterno; tomamos o seguinte exemplo...pegamos um palito de fósforo e o queimamos totalmente até ele virar cinzas. Este palito será destruído eternamente, jamais voltará a ser um palito. Assim será feito...segundo as Escrituras Sagradas...com Satanás seus anjos e os ímpio no juízo final; Se bem que os ímpios vão receber esse fogo de gaiatos, já que ele foi preparado para o Diabo e seus anjos. Mattytiahu=Mateus 25,41 e refs. Porque o...forte (Diabo) se tornará em estopa,e a sua obra em faísca; e ambos arderão juntamente; Yashayahu=Isaias 1,31.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o ivonil anda fumando o cigarrinho do kpta! viaja demaaiiis!

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com esses 10 motivos de jesus ter subido ao céu e não desceu ao inferno porque na minha opnião está escrito assim :"jesus lembra-te de mim quando vieres no teu reino".Quer dizer o ladrão reconhecia que Cristo tinha um reino , e que ressussitaria dentre os mortos porém ele pensava que Jesus só iria o ressuscitar depois de Jesus aparecer e ser manifestado na sua segunda vinda, então Jesus Cristo o corrige e diz :"Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no paraiso".Porém como Jesus estaria no Inferno e no Céu ao mesmo tempo,eu acredito assim que no versc. 46 do capitulo 23 de Lucas , diz assim :"Então, Jesus clamou em alta voz :Pai nas tuas mãos entrego meu espirito!....".Ou seja ele entregou o espirito a Deus e não a alma porque está escrito em isaias 53 nos versiculos 1-12, que ele foi cortado da terra dos viventes porém não tinha mal algum e foi contado com os transgressores apesar de não ter cometido nenhum pecado , e diz que ele derramou sua alma na morte fez oferta pelo pecado e se alegrou.Portanto creio em Deus que quando Jesus disse para o ladrão que iria se encontrar com ele ainda hoje , o ladrão iria se encontar com ele em espiríto, (ou seja iria se encontrar com Deus que é espiríto)porém Cristo estava lá nas profundezas do Inferno lutando por nós , igual está escrito em Efésios 4 vers. 7 ao 16."Ora , que quer dizer subiu , senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra?".
    Espero que todos tenham compreendido e a paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  6. faço uma pergunta a voces , se jesus foi ao céu nesse tempo porque ele disse á maria para não toca-lo porque ele não tinha ascendido ao pai ainda

    ResponderExcluir
  7. isso,por si só,seria motivo de crença na descida aos infernos.Nunca tinha lido nada assim:valeu!Santana.

    ResponderExcluir
  8. A NATUREZA DE CRISTO HOMEM MORREU, CUJO O PAI ESTAVA NELA.. PORÉM JESUS RESCUSSITOU NÃO MAIS EM NATUREZA HUMANA, MUITO EMBORA A IMAGEM DO FILHO DO HOMEM PERMANESCEU. O PAI ESTAVA NO TABERNÁCULO JESUS, PORÉM AO RESSUCITAR OCUPOU NOVAMENTE A NATUREZA DIVINA, ONIPRESENTE.... ENTÃO ELE ESTAVA NO PARAÍSO, NO INFERNO, JO UNIVERSO..... ELE É DEUS E DEUS É ONISCIENTE, ONIPOTENTE E ONIPRESENTE.... PASSOU DISSO NÃO É DEUS.

    ResponderExcluir
  9. Irmao, me tira uma duvida, jesus é Deus,ou se tornou Deus?

    ResponderExcluir
  10. Amigos,me tire uma dúvida. Jesus foi sempre Deus ou ele se tornou Deus

    ResponderExcluir
  11. Amigos,me tire uma dúvida. Jesus foi sempre Deus ou ele se tornou Deus

    ResponderExcluir
  12. Ele é uniciente e é unipresente e é unipotente uniciente ele conhece todo e qualquer pensamento unipresente ele se encontra em todos os lugares unipotente porque tem todo poder ele é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  13. Ele é Deus encarnado,João 1, o verbo se fez carne, JESUS é o verbo de Deus!

    ResponderExcluir
  14. Ele é Deus encarnado,João 1, o verbo se fez carne, JESUS é o verbo de Deus!

    ResponderExcluir
  15. Jesus é o próprio Deus 1 João 5:20,por isso foi no inferno, no céu e está em todos os lugares. Pois ele mesmo disse: Antes que Abraão existisse eu Sou. leiam Isaias 43 e Efésios 4:4

    ResponderExcluir
  16. @Anônimo
    vc está quase correto srrsrsrsr
    mais teve algumas coerencias

    ResponderExcluir
  17. @Anônimo
    É o que home? kkkkkk que heresia, se naquele momento Deus tinha derramado sua ira sobre Jesus (a qual mereciamos) e retirado sua presença dEle.
    Mateus 27
    45Então, profundas trevas caíram por sobre toda a terra, do meio-dia às três horas da tarde daquele dia. 46E, por volta das três horas da tarde, Jesus clamou com voz forte: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni?”, que significa “Meu Deus, Meu Deus! Por que me abandonaste? "
    E quando Ele declara que o ladrão estará com Ele no paraíso, É com JESUS CRISTO, NÃO DEUS E NEM O ESPIRITO SANTO, E SIM O FILHO NA TRINADE...
    Vamos estudar mais a bíblia pra não sair falando heresia por ai!
    E lembrando, porque Jesus pediu pra que Deus retira-se o "calice" dEle? por conta da dor que ele passaria? Claro que não, mas sim por conta que O Espírito de Deus se apartaria dEle naquele momento...
    Lucas 22
    …42“Pai, se queres, afasta de mim este cálice; entretanto, não seja feita a minha vontade, mas o que Tu desejas!
    LEIAM A BÍBLIA!

    ResponderExcluir
  18. Olá amigos, acredito que muitas coisas não muda a essência da vida e que independente do que houve nestes dias da morte fisica de Jesus nos deixou o grande mandamento de amar o próximo e se o praticarmos veremos a Deus estendo a todos seres humanos sem distinção de raças, cor religiões etc, Deus nos deu o Sol e nunca disse o Sol é para esse ou aquele pois todos seres humanos, animais, plantas etc vem do mesmo pai Deus. Jesus ao passar por aqui nos deixou uma lição de Amor e perdão, e é através destes ensinamentos que alcançaremos a vida eterna, olhe no seu íntimo e veja se possui algum desafeto e se tiver reconcilie com ele pois o verdadeiro amor não tem inimigos, ama e comprende a limitação de cada um, o que chamamos de ímpio na verdade são nossos irmãos aguardando uma palavra de amor e afeto, diz assim: não vim para os sãos mas sim para os doentes, o médico cura o corpo, Jesus o espírito. Paz a todos.

    ResponderExcluir
  19. Quando Jesus disse Pai nas tuas mãos entrego o meu espírito,necessáriamente Ele não estava dizendo que iria para o céu naquele momento,mas que estava entregando o seu Espiríto aos cuidados do pai.Pois Jesus é Onisciente,Onipotente e Onipresente.
    Como vimos em N comentários Jesus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo.Quando disse "Hoje mesmo estarás comigo no paraíso,o salvo poderia ir e sentir a presença de Jesus onde ele estava.
    è como agora eu digo Jesus estar comigo,e vc que estar lendo agora pode dizer Jesus estar comigo.Portanto "Hoje mesmo esarás comigo no Paraíso não significa necessáriamente que Jesus foi direto ao céu logo apos sua morte.
    Vemos também o trecho onde conversa com Maria dizendo"Não me toque porque não subi para o Pai ainda"Dai Jesus pode ter estado em muitos lugares apos sua morte!!!

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.