quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Um cristão pode consumir bebida alcoólica?

O consumo de bebidas alcoólicas por cristãos é um assunto que divide opiniões. Enquanto algumas igrejas permitem o consumo moderado, outras condenam completamente. Mas afinal, a Bíblia proíbe ou não o consumo de bebidas alcoólicas?




Há quem defenda que na Bíblia há apenas a condenação para a embriaguês, como diz o bispo Josep Rossello Ferrer, moderador da Igreja Anglicana Reformada no Brasil. “Não se pode afirmar que a Bíblia condena a bebida. Encontramos nas Escrituras avisos claros contra o estado de embriaguez, que leva à perda do controle dos sentidos, mas não vemos nenhuma restrição ao consumo moderado”.

Ferrer é espanhol e conhece o hábito dos europeus de beberem vinho e cerveja, até mesmo os cristãos protestantes consomem essas bebidas e por isso ele acredita que o costume está ligado à cultura, cultura esta que foi trazida ao Brasil por diferentes missionários.

O pastor Hernandes Dias Lopes também falou sobre o tema em reportagem exclusiva da revista Cristianismo Hoje dizendo que o assunto é delicado, mas que os líderes devem tratá-lo biblicamente, sem se basearem na questão do “pode ou não pode”.

“Este é um caminho que pode construir uma ética farisaica e uma espiritualidade rasa”, disse Lopes que também mostra preocupação diante da violência gerada por pessoas alcoolizadas e pelo crescente consumo entre os jovens.

“Dessa maneira, não se pode fechar os olhos para a realidade de tantas tragédias pessoais decorrentes da bebida e das perspectivas da juventude brasileira, que está sendo consumida pelo álcool”. A dica do pastor presbiteriano é simples: se beber pouco é motivo de escândalo, então se abstenha de beber.

Já para o pastor episcopal Carlos Moreira dizer que o álcool é ruim é “atribuir mal a Deus, que o fez”. Por ser Deus o criador de todas as coisas, Moreira não concorda com a proibição do consumo. “Deus é santo, e em Salmos 104.15 aprendemos que ele fez o vinho, que alegra o coração do homem, assim como o azeite que faz reluzir o seu rosto e o pão, que lhe fortalece”.

Moreira mora em Recife e conta que uma vez foi visto por um membro de sua igreja bebendo cerveja em um restaurante. “Com tom condenatório, aquela pessoa perguntou-me como eu podia estar bebendo”. A resposta, simples e até bem humorada – ‘Minha irmã, não quero e nem posso ser melhor do que Jesus’”.

Contudo ele é a favor da moderação e reconhece que o alcoolismo é um problema grave, afirmando que nenhum cristão deve oferecer motivo de tropeço a um irmão sob o jugo desta doença. Mas o pastor Carlos Moreira também não concorda em ter que eliminar uma coisa só porque há quem abuse da liberdade em usá-la.

“Ora, os homens são levados ao erro por conta de mulheres e bebidas. Deveríamos nós abolir as mulheres?”, diz ele.


por Leiliane Roberta Lopes
Fonte: gospelprime



16 comentários:

  1. Não acho bonito cristão bebendo bebida alcoólica, porque acredito que a bebida antes tinha menos álcool, e hoje com o consumismo, com certeza tem mais álcool que a uva, assim como é com as verduras que hoje em dia estão cheia de agrotóxicos, e nem época mais tem pra nascer.

    E como a pessoa vai controlar pra não ficar viciada? Ninguém fica viciado porque quer, pelo contrário eles falam que sabem beber com moderação.

    Vejo muitos pais de família que enchem a cara no bar em vez de guardar o dinheiro para o alimento da família. E muitos são os que bebem e quando chegam em casa espancam a esposa e os filhos, estou indo ao extremo porque o álcool pode levar a pessoa a fazer tudo isto, e em vez da pessoa ficar com a família sentem mais prazer em ficar com os "amigos" no bar.
    Nos dias de hoje não consigo ver o álcool como algo bom e edificante.
    Que exemplo estaremos dando para nossos filhos, ainda mais nos dias de hoje onde o uso de drogas por jovens tem crescido.
    Eu não bebo também para ser exemplo para os meus filhos e para ter autoridade para repreende-los se necessário. E também temos que levar em conta, os novos convertidos que chegam na igreja e querem se libertarem da bebida alcoólica, e sabemos que se a pessoa parou de beber, o certo é nunca mais por bebida alcoólica na boca.
    Acho muito estranho igrejas que usam o vinho na santa ceia, justamente por causa disto.
    Estes são alguns dos motivos porque não bebo e não acho legal o cristão beber.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de uma taça de vinho bom, e bebo de vez em quando um copo de cerveja preta, vícios são adquiridos por pessoas fracas e isso pode ser tanto com bebidas, como comidas, sexo e outros mil que existem por ai. Como servos de Deus devemos sempre dar o bom testemunho, respeito que não gosta de beber nada, mas quando não gosta e não pq só alguém esta olhando. Em varias passagens vimos que os apóstolos bebiam e até Jesus o fez. O que jamais devemos permitir é que a bebida nos tome e causar escândalo.
    Sou leiga nas escrituras mas em nenhum momento vi algo escrito no sentido de ser proibido ou pecado, mas sim ter prudencia e isso tem que ser em tudo.

    ResponderExcluir
  3. Cristão não pode beber?
    Mas e os pentencostais fazem aquilo tudo lúcidos?

    ResponderExcluir
  4. Aliás...todos os cristãos catolicos...protestantes evangelicos, pentecostais e espiritas... estão embriagadissimos no vinho da mãe Babilonia...os q ue se escandalizam com quem toma um pouco de vinho...seja ele tinto ou bco....apenas estão...coando o mosquito e engolindo o camelo....ksksksksksk...shalom em Yahshuah...

    ResponderExcluir
  5. O problema é que se um cristão consome bebida alcoolica, logo alguém fala: você não é crente?
    eu acho que só pelo fato de as pessoas nos apontar, isso não é bom, pois não traz bom testemunho, tem gente que se converte e para de beber pq sabe q a bebida lhe faz mal, se ela achar que não tem nada a ver nunca vai se converter, pq sabe q a bebiba forte traz corrupção.Se vc só bebe um pouquinho, quando estiver em uma mesa com seus amigos e a mesa estiver farta de bebidas vc não verá problema em beber até cair, afinal estão todos tão felizes que mal há, é assim q vc vai acabar pensando.

    ResponderExcluir
  6. @Ivonil servo de Yahshuah..vc que estar "embriagado pelo vinho da mãe babilonia" pq eu mesma não estou...Deus te abençõe

    ResponderExcluir
  7. Deus tornou puro todos os alimentos, logo se sugere...

    ResponderExcluir
  8. O que não come e não bebe não se escandalise com seu irmão que come e bebe.Assim diz as escrituras é simples.

    ResponderExcluir
  9. Os sacerdotes serviram bebida forte como oferta de sacrifício nos santos dos santos a Deus. Isto está lá em Números 28. As escrituras recomendam a moderação, porém aqueles que não conseguem beber com moderação devem se abster, simples. Agora alimentar ignorância de irmão é que não dá. Se a bebida fosse algo diabólico como dizem os pastores traumatizados devido ao fato de antes de se converterem aprontavam com a bebida, Deus não permitiria que os sacerdotes bebessem fora do templo e nem Ele exigiria que bebida forte como oferta. Tudo é equilíbrio, até mesmo no ensino e entendimento.

    ResponderExcluir
  10. @Márcioconcordo com o Marcio,é por isso que é melhor bebermos nosso vinho em nossa casa pra que não façamos os irmãos pecaren.

    ResponderExcluir
  11. gente!É só beber em casa que não vamos fazer ninguem pecar,claro que não se embriagando.Quem não consegue,é melhor que nem tome uma taça.A paz a todos.

    ResponderExcluir
  12. Se lermos a passagem de I Cor 6, percebemos que devemos ser exemplos e falarmos "é só não me embriagar", esquecemos não somos autossuficientes e que o álcool causa dependência, dessa forma não podemos lidar como algo natural. Quantos tentam e não conseguem deixar o vício. A minha opinião é de que se isso é um risco que pode causar a minha ruína e da minha família, não posso dar legalidade.

    ResponderExcluir
  13. Se lermos a passagem de I Cor 6, percebemos que devemos ser exemplos e falarmos "é só não me embriagar", esquecemos não somos autossuficientes e que o álcool causa dependência, dessa forma não podemos lidar como algo natural. Quantos tentam e não conseguem deixar o vício. A minha opinião é de que se isso é um risco que pode causar a minha ruína e da minha família, não posso dar legalidade.

    ResponderExcluir
  14. BOA tarde seguidores do RF,quanta loucura estou lendo sobre este TEMA,e estou mais convençido das palavras do SENHOR JESUS,que nos adverte que nos útimos DIAS a HUMANIDADE se comportaria como os HABITANTES de SODOMA e GOMORRA e nos DIAS de NOÈ,comian,BEBIAN e se davan em CASAMENTO até que NOÈ,entrou na ARCA de DEUS,assin será nos DIAS da VINDA do FILHO do HOMEN,[palavras do SENHOR]. MAS a biblia nos diz expressamente e categoricamente,que DEUS nos requer,OBEDIENCIA e FÈ na sua palavra,PORÈN DEUS,quer;CORPO,ALMA e ESPIRITO,e não só o [CORAÇÂO]. O corpo é templo do ESPIRITO SANTO,quem destrói o seu corpo com;BEBIDAS,drogas,prostituição e etc...],DEUS o DESTRUIRÀ no DIA de JUIZO FINAL.NO céu não entra VICIADOS,DEVAÇOS,idolatras e todos os que não pratica e crÊ na sua palavra... APOCALIPSE CAP:22 vers,12,14,15e16,AMÈM,AMÈM... ass;C.A.SP

    ResponderExcluir
  15. meu filho estava saindo de casa e voltando muito tarde, foi então que eu resolvi instalar o www.brunoespiao.com.br no celular dele. Descobri que ele estava bebendo e andando com má companhia depois de muita conversa consegui reverter a situação

    ResponderExcluir
  16. Além das bebidas das mulheres temos também o carro (automóvel) ...este tem destruído mais que os dois supra citados,O automóvel a cada ano que passa tem matado mais pessoas que o álcool e a mulher, e a utilização do automóvel se assemelha ao uso da bebida alcoólica, se vc não usar com moderação, consciência e segurança, poderá ser perigoso para sua vida.

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.