segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Filme brasileiro zomba de igrejas com stripper evangélica e pastor ladrão


O filme “Um assalto de fé”, de Cibele Amaral, deve estrear em circuito comercial no dia 2 de dezembro. Uma comédia com elementos de ação cuja matéria-prima principal é a ganância. O roteiro do filme é baseado no conto “Trabalho do Galinha Preta”, de Evandro Vieira, premiado por um concurso literário do SESC  do livro “Grosseria Refinada”.

Desde 2004, Evandro e Cibele começaram a trabalhar no roteiro, que a princípio seria um curta-metragem. Porém, sendo uma produção cara, a diretora optou por transformá-lo em um longa.

A trama central são os pequenos roubos de um trio de amigos, cujo líder chama-se Galinha Preta, um seguidor de religiões afro. Depois de vários golpes frustrados, que levaram os três amigos a inclusive trabalhar como empacotadores num supermercado, Galinha Preta e Lapão aceitam participar do assalto a uma igreja evangélica, organizado por Jerônimo. Este personagem havia se afastado dos outros no passado, se infiltrou na igreja. Agora ele serve como tesoureiro, namora a filha do pastor e planeja o golpe justamente no dia de um grande show gospel.

Eles contratam como motorista o Japonês, um glutão que só pensa em comida e contam com a ajuda de Nildinha, uma stripper evangélica. Por causa de um sonho, ela acredita ter recebido uma mensagem divina de que deveria fazer tudo que o Galinha Preta pedisse, pois só assim mudaria de vida.

Apesar de parecer improvável, a quadrilha se dá bem, até um determinado momento onde tudo começa a fugir do planejado, acabando com o sonho de se mudarem pra Salvador.


A igreja evangélica fictícia é liderada pelo pastor Ozéas, que faz de tudo para pegar dinheiro dos fiéis. O cantor Falcão faz uma participação, vivendo o desonesto pastor Rick de Souza, que ilude seus seguidores para conseguir mais dízimos e ofertas durante o tal show gospel.

O elenco principal é formado por Alexandre Carlos, vocalista da banda Natiruts (como Galinha Preta), Jovane Nunes (o Zeca de Zorra Total) como pastor Ozéas, Cibele Amaral (a stripper Nildinha), Lauro Montana (Lapão), André Deca (Jerônimo), Alessandro Santos (Japonês) e a participação especial de alguns grupos de comédia como “Os melhores do mundo” e “G7”

Rodado inteiramente na cidade satélite de Brazlândia (DF), o filme já percorreu os Festivais de Cinema de Brasília e do Rio em 2010 e agora parte para sua distribuição nacional.

Este é o primeiro filme de Cibele Amaral, que afirmou “É um gênero muito procurado no Brasil. É o típico filme de que o público gosta”, observa a diretora ressaltando o aspecto humorístico do longa. Ela acrescenta ainda que nos testes de audiência, a história foi bem aceita pelos evangélicos.

A expectativa da diretora quanto ao desempenho da produção nos cinemas é boa. O filme não precisa de um grande público para cobrir o investimento feito. “É a vantagem de um filme de baixo orçamento”, observa Cibele.

Mesmo se propondo a entreter, o filme abusa dos clichês típicos de todo crítico do crescimento dos evangélicos no país. Os pastores são espertalhões e os crentes, tolos manipuláveis. A certa altura, um dos pastores diz que não pode entregar o dinheiro aos bandidos, pois ele serviria para “pagar os pecados dos fiéis”.

Esse não é o primeiro filme a zombar dos evangélicos, mas é preocupante como cada vez mais essa é a imagem que parece prevalecer. Depois de Hollywood mostrar os cristãos por um ângulo negativo, agora parece que chegou a hora do cinema sul-americano. No mês passado foi lançado no Chile o filme Dios me libre [Deus me Livre] que zomba abertamente dos métodos de arrecadação de igrejas como a IURD.



Fonte: gospel.prime


Assista ao trailer:




Infelizmente não foge muito da triste realidade que estamos presenciando no meio evangélico.


"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade."Mateus 7:21-23

11 comentários:

  1. No Livro Documentos da igreja Cristã-pg 244, por Henry Benttenson

    Encontra-se o seguinte atribuído a Martin Lutero.
    Agora que a Italia é uma fonte seca, eles vêm À Alemanha. Começam de modo silencioso, mas logo veremos a Alemanha reduzida ao mesmo estado que a Itália. Já temos alguns Cardeais. O que s os romanistas realmente pretendem fazer os “bêbedos alemães” nãoverão senão quando tiverem perdido tudo...
    Ora, esse diabólico estado de coisas não só está aberto à roubalheira, ao engano, e ao prevalecimento das portas do inferno, mas está ainda destruindo a própria alma e vida da fe´genuina.
    Por isso estamos obrigados a usar de toda a nossa diligencia para afastar essa calamidade e destruição. Se queremos combater os turcos comecemos então aqui-não podemos encontrar turcos piores. Se como é justo enforcarmos ladrões e decapitarmos salteadores. Por que deixar sem castigo a ganancia da igreja de Roma?
    Pois a Igreja de Roma é o maior ladrão e salteador que jamais apareceu sobre a terra, ou jamais aparecerá (nessa previsão Lutero errou, ele não sabia que depois da besta 666 viria “a sua imagem” com o mesmo espirito ganancioso de ladrão e salteador). E tudo nos santos nomes da Igreja e de S Pedro.
    Se Lutero vivesse hoje e visse o quadro atual desse verdadeiro estelionato da fé. O que será que ele diria?
    Será q eu ele parabenizaria seus lideres? Quem se habilita a responder, responda!

    ResponderExcluir
  2. PARABENS "LEO ALMEIDA" PELO SEU ESPIRITO DEMOCRATICO,E ÓTIMO CARATER! MESMO ESTANDO DENTRO DESSA DITADURA EVANGELICA!

    SHAUL=PAULO APOSTOLO ESCREVEU UMA VEZ DIZENDO QUE ...A FÉ NÃO É DE TODOS...
    E EU ESCREVO HOJE QUE...A INTELIGÊNCIA, TAMBEM É DE POUCOS...
    SHALOM EM YAHSHUAH O UNICO NOME Q UE SALVA!

    ResponderExcluir
  3. Ivonil

    Eu concordo contigo, que a igreja evangélica tem entrado em corrupção e até mesmo desviando o povo do verdadeiro evangelho de Jesus ou YAHSHUAH (como preferir). Como vemos em Mateus 4:17 que as primeiras palavras que o mestre usou para iniciar seu ministério foram:

    "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus."

    Mas percebe-se que esta prioridade está abandonada nas igrejas atuais. Mas temos que ter cuidado com a generalização pois assim como Elias foi surpreendido
    achando que estava só quando mal sabia ele que Deus havia guardado mais sete mil que não haviam dobrado o joelho a baal.

    Assim também por mais que as igrejas estejam corrompidas ainda existem os remanescentes que adoram ao Pai em espírito e em verdade. São poucos mas ainda fazem a diferença.

    Abraços
    Fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o mundo se perdeu. Não sabem que estão fazendo... Jesus estas a porta! Se preparam povo de Deus, para não cair nas cilada do adversário!!!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente o mundo se perdeu. Não sabem que estão fazendo... Jesus estas a porta! Se preparam povo de Deus, para não cair nas cilada do adversário!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bem Natalia,acompanho Rocha Ferida a algum tempo e vejo que o nosso amigo posta sempre reportagens em relação a volta de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e vejo que tudo isso, heresias, coisas espantosas que estão acontecendo tudo faz parte das profecias se cumprindo,pois se fosse diferente a Palavra de Deus seria mentira e Deus não é homem para mentir.Por isso é muito importante termos discernimento para que não sejamos enganados por lobos com pele de cordeiro e como Paulo disse "Não vos conformeis com esse século,antes transformai o vosso entendimento para qual seja a boa,perfeita e agradavel vontade de Deus". e que sejamos sobrios em tudo, pois não sabemos o dia nem a hora que o Senhor virá.MARANATA!

    ResponderExcluir
  7. ola leo, sobre sua resposta eu concordo e discordo!
    Dá pra entender? parece que não! mas explico...
    è claro que hoje existem várias pessoas que estão servindo ao Eterno em espirito e verdade.
    Não tenho a pretensão e nem a presunção, de achar que sou o dono da verdade! mas, tambem tenha o conhecimento e a ciencia escrituristica. De que, os que não sairem do sistema estarão selado com o sinal da besta...só isso...
    Os que estão servindo a Yahweh, não estão nas igrejas como organisação. Estão fora das filhas de babilonia! lá tem alguns que são presdestinados, mas estão sendo convidados a sairem....sai dela povo meu...dela mãe e filhas que compoem a Grande prostituta Babilonia!
    Quem pernacer dentro do sistema religioso está selado com o selo da Besta.

    shalom em yahshuah o unico nome que salva!

    ResponderExcluir
  8. FRANCISCO DE LIMA GOMES, disse:
    Esse filme é bem vindo como peça de crítica-social.
    Sou Protestante ou "Evangélico", como queriam, de origem assembleiana. E quem pensa que é a IURD a grande fonte dos clichês da manipulação e da roubalheira no meio evangélico, se engana. A mãe de todas essas aberraçoes é a ASSEMBLÉIA DE DEUS. Durante décadas, as principais lideranças dela "doutrinaram" os membros para a POBREZAA E A MEDIOCRIDADE, ENSINANDO A NÃO ESTUDAR, NÃO SE METER EM POLÍTICA, ENFIM NÃO SE DESENVOLVER INTELECTO-ECONÔMICA-SOCIALMENTE FALANDO. Não foi à toa: hoje eles estão se locupletando da corrupção com as famosas "BANCADAS EVANGÉLICAS" por todo o Brasil. A Assembléia de Deus é a SEGUNDA IGREJA CATÓLICA DO BRASIL. Um estudante de Sociologia no seu Mestrado propôs a Dissertação: "Assembléia de Deus - Fora do Mundo e dentro da Política". Vigaristas! É exatamente isso que eles são. Mas o reinado desses farsantes já está ruindo. A EDUCAÇÃO É O GRANDE INIMIGO DELES. Vejam só! Não é o Diabo. À medida em que melhora a educação no nosso país, o chão desses fascínoras vai fofando em derredor. Tal comoo na Idade Média quando o monge Lutero fez com que a Escola fosse o tropeço da ICAR e o povo pode fazer "o livre-exame da Bíblia".
    A ASSEMBLÉIA DE DEUS é o maior engodo do EVANGELHO no Brasil.
    Pesquisem e constatem!
    f_l_gomes@terra.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não vejo a hora de Jesus voltar...

    ResponderExcluir
  10. Todas essas denominacoes, nao sao igrejas, mas sim seitas satanicas, que usando o nome de Jesus estao a enganar e a roubar oa desvalidos e igorantes. Estamos na pre-tribulacao, e tudo isto tera que acontecer, o que nos prova que a Biblia nao falha. Gloria a Deus que Jesus abreviara o seu regresso, para Salvar os Escolhidos, pois alguns ja se estao a deixar,ENGANAR,,,,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.