sexta-feira, 30 de março de 2012

O Crente Pipoca

A Bíblia nos revela a brilhante história de três servos de Deus chamados: Sadraque, Mesaque e Abede Nego. Esses três jovens servos de Deus foram lançados em uma fornalha de fogo ardente, por se negarem curvar e adorar uma imagem levantada por Nabucodonosor, rei da Babilônia.


Costumo comparar esses três jovens com o milho de pipoca. Ora, e o que uma coisa tem haver com a outra? Tudo!  O milho de pipoca que não passa pelo fogo continua sendo milho para sempre, assim acontece com a gente, as grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.

Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa, todavia elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.  Mas, de repente vem o fogo: perde um amor, perde um filho, o pai, a mãe, perde o emprego, e assim é provado no fogo. Pode ser fogo de dentro como: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio: apaga o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui, com isso a possibilidade da grande transformação também.

Imagino que a pobre pipoca fechada dentro da panela, lá de dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou, vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz, ai, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM!!!  E ela aparece como uma coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar e portanto nunca experimentarão a transformação. No entanto, seu destino é triste já que ficará dura a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva que alimenta. Não vão dar alegria para ninguém.

Quem sabe a prova que está passando seja como a de Sadraque e seus companheiros, talvez você se sinta como uma pipoca na panela de tanto sofrimento, provas e angustias. Mas, lembre-se. Quanto maior o fogo da provação, mais rápido será a bênção da transformação.

Assim como na fornalha, o quarto Homem está sempre com você.

"...quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." Isaías 43:2


Recebido por e-mail

5 comentários:

  1. Boa Leo...pensei que o crente pipoca seria aquele que vive pulando dentro de igrejas...ksksksk

    ResponderExcluir
  2. http://blogwilderlansousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo o texto.


    Uma boa semana, gostaria de informar que meu blog Sei que Deus existe foi excluído sem eu saber porque, estou fazendo um blog novo e gostaria de convida-la para conhecer, já te sigo com meu perfil, não alterou nada nesta parte, obrigada.

    http://www.blogueirosquepensam.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.