quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Comparação verdadeiros e falsos profetas

Em meio a tantas denominações religiosas e tantos homens e mulheres que se dizem "homens de Deus", (título que era atribuído aos antigos profetas na Bíblia), fica complicado saber em quer acreditar. Pois estes mesmos vivem discutindo entre si atacando uns aos outros com afirmações pesadas. Afinal como identificar um verdadeiro e um falso "homem de Deus"?


Mateus 7
15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

João 10:12-13
O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque trabalha apenas por dinheiro e não tem cuidado com as ovelhas.
__________________________________________________


Ofereça-lhe dinheiro


Falsos profetas não resistem a dinheiro
veja o exemplo de Balaão em Números 22:5-7

"Enviou ele mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio Eufrates, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito, cobre a face da terra e está morando defronte de mim. Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois é mais poderoso do que eu; para ver se o poderei ferir e lançar fora da terra, porque sei que a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado. Então, foram-se os anciãos dos moabitas e os anciãos dos midianitas, levando consigo o preço dos encantamentos; e chegaram a Balaão e lhe referiram as palavras de Balaque."

Falsos profetas têm vocação mercenária. Não podem ver dinheiro, status, flashes, câmeras...Jesus Cristo adverte contra eles em João 10:12

"O mercenário, a quem não pertence as ovelhas, não é o pastor..." – É verdade. O que tem de gente levando o título de pastor, mas que não tem nenhum rebanho.

Balaão considerou seriamente a proposta de Balaque para amaldiçoar os filhos de Israel. Mesmo assim Deus continuou falando com ele, o que desfaz o mito de que todo aquele com quem Deus fala é um profeta seu. Deus falou com Nabucodonosor, e este até escreveu uma passagem inteira nas Escrituras (Daniel 4). Isso faz de Nabucodonosor um profeta? Mas interessante é notar que nem a Bíblia chama Balaão de profeta. Ou seja, era um falso profeta, movido pela ganância.

"Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá." (Judas 1:11)

"abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça." (II Pedro 2:15)


Verdadeiros profetas não trabalham por dinheiro
Veja o exemplo de Eliseu II Reis 5:15-16

"Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo. Porém ele disse: Tão certo como vive o SENHOR, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou."

Eliseu não aceitou os presentes de Naamã. Não os aceitou em virtude da motivação em dar esses presentes. Eram recompensas por serviços prestados e honras humanas. Eliseu, homem de DEUS, não se poderia deixar corromper por tal motivação.

Nos dias de hoje, unção virou produto negociável. E quão caro tem se tornado. Ultrapassando as fronteiras do razoável, os profetas dos séculos XX e XXI têm seus cachês fixados a peso de ouro, para, em um ou dois dias, levarem uma mensagem pela qual não pagaram um centavo para receber (Mateus 10:8). Isso para não falar nas exigências mais esdrúxulas e curiosas, como hotel cinco estrelas, carro com motorista, comida especial, etc.

______________________________

Uma outra forma de identificar o falso profeta


Pela vaidade

Em II Reis 1:7, o rei de Israel, Acazias, perguntou a seus subordinados sobre a aparência de um homem que havia lhe mandado uma mensagem. Quando lhe disseram:

"Era um homem vestido de pêlos, com os lombos cingidos de um cinto de couro" (II Reis 1:8), o rei imediatamente concluiu "É Elias, o tisbita".

Profetas de Deus têm personalidade, não se deixam levar por modismos ou tendências, e nem mudam seu discurso em função das circunstâncias.

Há casos interessantes. Um profeta vai ao púlpito e diz que Deus lhe mostrou que as mulheres não deveriam usar brincos, pois aquilo não agradava a Deus. Cinco anos depois recebem 'pastoras' de brinco em suas igrejas e dizem "Vamos ouvir essa mulher de Deus esta noite!"

_____________________________________

Qualidades de um profeta

  • Fidelidade ao chamado de Deus; 
  • No amor e desejo de restauração das vidas; 
  • Ele não é movido por ganância ou orgulho; 
  • Ele é restaurador do altar. Sua mensagem constrói restauração nas pessoas; 
  • Ele detém o sobrenatural, mas não se engrandece com isso; 
  • O profeta promove despertamento e avivamento nos corações;
  • O profeta chama o povo até a presença de Deus. 
  • O profeta resiste sempre ao diabo e ao mundo; 
  • O profeta mantém uma comunhão com Deus sempre. 
  • O profeta fala o que Deus manda e não encobre nada.

Um comentário:

  1. Existem falsos profetas (vários); E "O FALSO PROFETA" esse é figurado na profecia bíblica de...a Besta de dois chifres semelhantes ao cordeiro...e de a imagem da besta...e por fim de...as meretrizes filhas de Babilônia... O tópico a cima é sobre os falsos profetas; esses são fáceis e simples identifica-los!! Agora o falso profeta singular...esse é mais complicado meus caros...Alguem arriscaria um comentário?


    shalom em yahshuah o unico nome que salva!!!

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.