segunda-feira, 13 de julho de 2015

Versículos mal interpretados - (Romanos 8:37)

Nestas duas últimas décadas criaram-se muitas doutrinas ou idéias doutrinárias baseadas em textos bíblicos, porém isolados dos seus contextos. Isto não somente é perigoso, como é desones­to, porque cria, na mente de muitos, falsas idéias sobre Deus, sobre Sua providência, sobre a salvação, etc.




Por exemplo:

" ... somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:37.)

Este versículo é, quase sempre, citado as­sim, ou apenas a frase:

"...somos mais do que ven­cedores..."
visto assim é algo bonito, triunfalista, dentro da filosofia do pensamento positivo ou di­nâmico, mas gera uma idéia diferente do que real­mente o apóstolo Paulo estava ensinando.
O versículo 37 inicia-se com uma conclu­são de algo anterior que o apóstolo estava dizendo:

"Mas em todas estas coisas somos mais do que ven­cedores, por aquele que nos amou."

"Em todas estas coisas" é a chave do verdadeiro sentido que Paulo está dizendo. Que coisas?

Vamos ver o que diz o contexto:
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à mor­te todo o dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas, em todas estas coisas, somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:35-37.)

Em que, pois, somos mais do que vence­dores? Paulo está se referindo, aqui, a negócios? A bens? A heranças? A desenvolvimento empresarial? Não! Está se referindo a ...

· Tribulação
· Angústia
· Perseguição
· Fome
· Nudez
· Perigo
· Espada
· Morte

Não é que está errado aplicar o mesmo prin­cípio aos demais quadrantes da vida. O que vem ao caso aqui é que no momento em que Paulo escre­veu esta epístola, estava se referindo aos problemas da vida missionária naquela época.



Paulo-de-Aragao-Lins

6 comentários:

  1. É! todos querem a honra que o Apostolo Paulo tem...
    mas, ninguém quer levar as chibatadas que ele sofreu por causa de seu ministério!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quantos querem ouvir isso?alguns dirão: "duro é esse discurso", muitos só sentem cócegas nos ouvidos,gostam e querem ser enganados, pregue em igreja anfitriã, salvação,caminho árduo, porta estreita, eternidade, o evangelho simples e salvítico, garanto que muitos não gostarão e não lhe convidará mais; As vitórias,bençãos, curas, ect... são apenas elementos que se acrescentam à vida do crente fiel em vários momentos de sua caminhada, se confiar no Deus altíssimo, buscando primeiramente o seu Reino e sua Justiça.

    ResponderExcluir
  3. Baseados nesse conceito errôneo de interpretação.
    Criaram uma das mais anti-bilicas doutrinas no meio evangélico, a do arrebatamento...num momento num abrir e fechar de olhos! 1ª Cor 15,52,a.
    A que ato paulo se refere como sendo num abrir e fechar de olhos?
    "Eis aqui vos digo um mistérios; Na verdade , nem todos morreremos, mas todos seremos transformados. " verso 51. O Apostolo explica aqui, que a transformação do corpo mortal para o imortal que se dará na volta de Yahshuah...será num abrir e fechar de olhos...e não a volta do mashyah.
    Aí criaram esse arrebatamento secreto sem nenhuma base biblica e deu no que deu!!!
    Hoje há milhares de pessoas mal informadas esperando tal acontecimento que nunca virá.

    Shalom em Yahshuah o único nome que salva!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Post. Fico pensando nesse oba-oba que acontecido no meio evangélico, com várias distorcoes da palavra. Vivemos um evangelho supeficial e de frases prontas. Também tentei expressar isso nessas imagem sobre o "tudo Posso", que é pregado como um diplima de super heroi, mas não é bem isso que a biblia diz. Veja aki a imagem: http://gospelatualidades.blogspot.com/2012/02/tudo-posso-sera-mesmo.html

    ResponderExcluir
  5. @Atualidade Gospel

    Muito bom, suas imagens dizem tudo o que Paulo quis dizer, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Glória a Deus, por esse comentário. Aliás, esse tal arrebatamento secreto tem sido danoso pros crentes, pois muitos acabam relaxando na vida cristã, achando que não sofrerão perseguições e lutas.
    Por se julgarem escolhidos, pensam que estão livres da grande tribulação que há de vir sobre a Terra, ou seja, com a salvação garantida!

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.