sábado, 3 de setembro de 2011

TABU - Ritual da Tucandeira

Tabu" enfoca diversos costumes que são normais em certas sociedades e desprezados ou considerados ilegais em outras. Os temas incluem morte, fanatismo, rituais, crimes e punições, formas de amor e mudanças de personalidade. Cada cultura tem seus próprios códigos de conduta, e o que é aceitável em uma cultura, pode ser tabu em outra. Conheça um pouco dos costumes de povos que ainda não conheceram o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo ...



Este ritual é realizado como forma de iniciação masculina.
Todo o rapaz que quer ficar "homem", tem de passar por esta prova de esforço que consiste em ser picado por centenas de formigas.
O índio sateré-mawé, para provar sua força, coragem e masculinidade, deve-se deixar ferrar no mínimo 20 vezes, colocando as mãos dentro da luva da tucandeira (saaripé). Há quem diga que deve ficar com as mãos a serem picadas durante 10 minutos.
Os meninos ou jovens levantam-se cedo para terem os seus braços pintados com o preto do jenipapo. Em seguida, com um dente de paca, as mães começam a riscar a pele dos filhos até sangrarem.
A luva é feita de palha pelos padrinhos, que são os tios maternos, e é onde serão colocadas as várias formigas.
As tucandeiras são formigas grandes com ferrão muito doloroso que, na véspera do ritual, são capturadas vivas e conservadas num bambu. São considerados um dos insectos que causam maior dor ao homem.
Uma só picada destas formigas é comparada ao tiro de uma bala.
No dia da cerimônia, pela manhã, as formiguinhas são colocadas numa taça com tintura de folha de cajueiro, que tem um efeito anestesiante, e então meio adormecidas, as formigas tucandeiras são colocadas nas luvas, com a cabeça para fora e o ferrão para dentro, na parte interna do saaripé .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.