segunda-feira, 22 de abril de 2019

A real origem de satanás

A Bíblia não diz que satanás foi um anjo de luz e depois caiu
Existem no meio evangélico, ensinamentos que são transmitidos há muito, repetidos por gera­ções de mestres, recebidos por tradição, os quais jamais foram analisados com o cuidado necessário, à luz das Escrituras.



A tradição tem substituído o texto sagrado em muitas doutrinas. Os ensinadores, com medo de se expor, preferem repetir o que outros mais importantes falaram, dentro da esfera do "argumento de autoridade".

E o que é argumento de autoridade? É o seguinte: se um homem é importante dentro da sua igreja ou se já fez alguns cursos de nível superi­or, tudo o que ele diz é considerado verdade por muitos, principalmente se tiver escrito um livro.
Costumo sempre fazer esta pergunta: "Você crê mais na Bíblia ou nos ensinamentos de sua denominação?"

Vamos analisar uma crença que veio do pa­ganismo, foi perpetuada na literatura e nas artes, porém não é ensinada pela Palavra de Deus. Refiro-me à ...


Pretensa queda de Satanás.


O ensino tradicional é que Satanás era um anjo bom que vivia no céu, tinha a categoria de arcanjo, era regente do coral celestial, mas um dia, movido de inveja, cheio de cobiça, cheio de vaida­de, resolveu insurgir-se contra a autoridade divina, moveu uma rebelião contra Deus, seduziu um grande número de anjos e foi expulso do céu.


Nesta hora houve uma catástrofe tão gran­de que a terra que havia sido criada por Deus, de maneira tão bela, passou a ser "sem forma e vazia".
Também ensinam que ele estava no Éden e era perfeito, até que nele se achou iniqüidade. 
Ora, se sua queda só se deu no Éden, como é que ensinam que a grande catástrofe que destruiu a forma da terra se deu lá no princípio, quando ele caiu? E se ele caiu lá no princípio da criação, como é que no Éden ele ainda era perfeito?
Outra coisa: como Satanás pôde pecar sem ser tentado? Se alguém, por acaso, o tivesse tentado não teria sido Deus, porque Deus "não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta" (Tiago 1: 13).


E se alguém mais o tentou, teria que ser um tentador independente de Deus e se houvesse um tentador independente de Deus, então ele sena diabo primeiro, o primeiro Satanás.

Não é mais lógico, mais coerente, mais honesto, acreditar no que diz a Bíblia, aceitando a soberania de Deus e submetendo-se à Sua vontade? Você, leitor, está disposto a acreditar mais na Bí­blia, mesmo que o que ela disser, seja diferente do que ensinam as autoridades da sua Igreja?

Antes de continuar a ler, deixe-me logo explicar uma coisa muito importante: eu não sou mórmon, nem sou testemunha de Jeová, nem tenho compromisso doutrinário com qualquer denominação.

Sou apenas um crente em Jesus Cristo, es­tudioso das Escrituras, amigo dos pastores e prega­dores, mas considerado "herético" por muitos, por­que só acredito no que a Bíblia diz.

O próprio Senhor Jesus Cristo afirmou coisa muito diferente do que se ensina hoje sobre Sata­nás, quando afirmou: "Vós tendes por pai ao dia­bo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele ... (João 8:44).

Jesus colocou este Arkê=Princípio, como o limite. Satanás jamais se firmou na verdade. Nem uma hora, nem um minuto, ou um segundo, Sata­nás firmou-se na verdade.

Então ele é o diabo desde o princípio. Deus o fez com esta finalidade, para, opondo-se ao seu plano cósmico, eterno, dar opções para os seres cri­ados fazerem uma escolha entre o bem e o mal.

O bem e o mal são criações de Deus no plano metafísico. Se, no plano epistemológico, pragmático, ou, simplificando, na realidade terrena, vemos a tremenda oposição entre o bem e o mal, no plano metafísico ambos convergem para o cum­primento do plano eterno de Deus.

Deus transcende o bem e o mal. Ele é supremo, superior a tal esfera. Não depende das nos­sas medidas ou julgamentos. Isaías afirma que Deus é o próprio criador do mal. Se ele não fosse o cria­dor do mal, teria que haver um outro Deus que o fizesse, ou então Deus teria que ser aquela entidade dualística ensinada pelo Taoísmo, Hinduísmo e outras crenças: Deus = Bem/Mal.

Veja o que diz Isaías: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, faço todas estas cousas". (Isaías 45:7).

Alguns teólogos, com medo de admitirem algo tão grande e tremendo, dizem que este texto não se refere ao mal ontológico, mas ao mal pragmático, aos males que assolam a terra. Se assim fosse Deus teria dito o seguinte: "Crio os males".

A primeira epístola de João corrobora e es­clarece ainda mais o que Jesus afirmou. Leiamos:

"Quem comete o pecado é do diabo; por­ que o diabo peca desde o princípio" (I João 3:8)

Agora, chegou a hora de perguntarmos pela primeira vez: você crê mais na BÍBLIA ou nos ensinamentos da tradição? Para não perder sua po­sição privilegiada na igreja, você prefere ensinar a mentira ou, simplesmente, esconder a verdade? Prefere ficar calado e ser uma "Maria vai com as outras", concordando com erro, porque isto não vai lhe "queimar"?

Existe algum exegeta mágico que seja capaz de distorcer estes dois textos, procurando alguma outra explicação para o princípio?

Se foi no início da criação, ou no início da vida dele, ou no início da vida do homem, ou seja lá qual tenha sido, o fato insofismável é que quan­do Satanás começou a existir, já começou a pecar, porque ele já foi feito com a natureza pecaminosa, para cumprir um propósito.

Tal propósito está inserido, embutido e oculto na economia divina. Não temos qualquer senha de acesso para tal propósito.

Você questionará o Criador por causa dis­to? Não é melhor aceitar o fato que Deus fez o diabo com a missão específica de assolar a terra, de tentar o homem, de acusá-lo, de cumprir a ira divi­na sobre as pessoas, famílias e nações?

Veja o que diz um texto proferido pelo pro­feta Isaías: "Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, que produz a ferramenta para a sua obra; também criei O ASSOLADOR, PARA DESTRUIR". (Isaías 54:16)




Os únicos textos usados pelos que advo­gam que Satanás era bonzinho, são Ezequiel 28 e Isaías 14. Também se referem à citação que Jesus faz em relação a Satanás ter caído do Céu. Vamos analisar cada um deles.

Quando Jesus enviou os setenta para reali­zarem a obra inicial da evangelização, eles saíram entusiasmados e voltaram mais entusiasmados ain­da quando viram o resultado do trabalho realizado.

Eis o que diz Lucas: "E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam" (Lucas 10: 17).

Até aquele tempo jamais um demônio ha­via sido expulso. Era o início de algo completamente novo. Vemos, por exemplo, casos como o de Saul, em que um espírito mau da parte do Senhor vinha atormentá-lo e Davi, tocando a harpa o aliviava, mas não se fala ali de expulsão de demônios.

Ao ser iniciada a batalha espiritual na terra para destruir as obras do diabo, Satanás, o príncipe das potestades do ar, vendo que seu império estava se desmoronando, resolveu descer até ao nível da terra.

Jesus vendo o que acontecera, usou o pre­térito imperfeito do verbo e afirmou: "Eu VIA Satanás, como raio, cair do céu" (Lucas 10:18). Não existe, nesta frase de Jesus, qualquer idéia que Satanás era bom e depois tornou-se mau.


Ezequiel 28



Vamos analisar, agora, alguns detalhes im­portantes de Ezequiel 28, o texto é mais utilizado por exegetas impacientes para tentarem provar que Satanás um dia foi bom e depois tornou-se mau.

Abra sua BÍBLIA, leia com atenção umas duas vezes, no mínimo este texto, até o versículo 19 e depois acompanhe nossa análise honesta e espi­ritual do texto.

A profecia de Ezequiel é eclética, mística e hermética. A profecia é contra o rei de Tiro, mas, ao mesmo tempo, há expressões que claramente se referem a outro personagem. Quem seria este ou­tro personagem? Você aprendeu que era Satanás. mas, será que era mesmo?

No início tal personagem é apresentado cheio de vaidade e orgulho espiritual, ao ponto de querer ser igual a Deus. No versículo 9 descobrimos que, no momento que ele se apresenta como um Deus, a Palavra diz que ele é homem, e não Deus.

Ora, se ele é homem, não pode ser Satanás porque Satanás é espírito. Se não é Satanás, nem é o rei de Tiro, é alguém muito importante no plano de Deus. Quem?

Na segunda parte do texto, que vai do versículo 11 ao 19, parece que tudo muda por com­pleto. Não podemos mais pensar neste personagem em termos do rei de Tiro. É alguém tão especial que vamos citar todo o texto:

"Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedo­ria e perfeito em formosura."

"Estavas no Éden, jardim de Deus: toda a pedra preciosa era a tua cobertura, a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro: a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados.

"Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci: no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti".

Muitas mentes criativas, férteis, consegui­ram interpretar este texto como referente a Satanás.

Se o texto fala de Satanás, perguntamos: o que estava ele fazendo no Éden, junto com Adão? Se ele já era mau e estava ali para fazer o homem pecar, como passou um período sendo bom, no mesmo Éden?

Se ele era querubim protetor, ou cobridor, ou guarda, como significa sua função, ou melhor a de um querubim, pois querubim é um guarda, um guardião, ele estava ali guardando o Éden contra o que, ou contra quem?

Contra outro Satanás? Aquele que o fez pecar, aquele que o tentou?

Estava guardando o Éden contra si mesmo? Se não era Satanás o querubim/guarda, quem era o guarda do Éden? A BÍBLIA sempre res­ponde a BÍBLIA, sempre. Leiamos Gênesis 2: 15:

"E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar E O GUARDAR".

Quem era, pois, o guarda/querubim do Éden? Adão, é claro!
Contra que ou contra quem Adão foi colo­cado para guardar o Éden? Contra Satanás!
Isto não aconteceu a contento, disto nós sabemos, o que acarretou toda a gama de proble­mas que vieram pela falta de cuidado de Adão. E quem era o aferidor da medida? Adão, é claro. Por quê?

O que significa aferidor? "Instrumento de medição; conferido e harmonizado com o padrão; modelo; gabarito; régua; protótipo", etc. Adão, como o primeiro homem, era o modelo para todos os demais. Como houve falha, Deus enviou outro aferidor, Jesus Cristo. Jamais Satanás poderia ser aferidor de qual­quer coisa boa dentro do plano da criação de Deus. Nossos primeiros pais viviam nus e não sa­biam, ou não viam isto, porque estavam vestidos de luz, vestidos do brilho das pedras afogueadas.

Em linguagem simbólica, não significa que estavam carregados de pedras, mas era uma luz tão bela que dificilmente poderia ser descrita por lin­guagem humana, o que fez o profeta descrever da maneira mais bela que ele podia. Adão era perfeito, até que nele se achou iniqüidade. Satanás nunca foi perfeito, porque Deus já O criou para assolar, para destruir, como instrumen­to de sua ira, conforme podemos constatar em dois textos paralelos do Velho Testamento.

Leiamos, em primeiro lugar, I Crônicas 21: 1: "Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel". Vemos, neste tex­to, que foi Satanás que incitou Davi.

Leiamos, agora, II Samuel 24: 1 :"E a ira do Senhor se tornou a acender contra Israel: e incitou Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel de Judá".

Afinal, quem incitou a Davi? Deus ou o diabo? Digamos que foi Deus, usando seu servo negativo, Satanás. Ele é o instrumento da ira de Deus, já que Deus é amor e é imutável. Ele criou O assolador para destruir, no momento em que ele precisa usar alguém assim.

No livro de Jó, quando os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, a Bíblia diz que "veio também Satanás entre eles" (Jó 1:6).

Deus dialogou com ele. Perguntou de onde ele vinha e falou sobre Jó. Deus queria provar a Jó e, como Deus não faz nada negativo, usou seu ins­trumento negativo e deu ordens para ele tocar nos bens e na família de Jó e, mais tarde, em seu pró­prio corpo.

Por que Satanás não fez isto antes, por quê?

Porque ele só faz qualquer coisa quando Deus o usa para fazê-lo. Ele não é tão autônomo, tão independente como muitos pensam e ensinam. Ele é um servo!

Veja o caso de Pedro, por exemplo. Em Lucas 22:31,32, nós lemos:

"Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos."

Veja como Satanás teve que pedir! Se ele fosse livre para tentar qualquer um, ele simplesmen­te tentaria sem pedir qualquer permissão.

Veja que Jesus não está falando somente sobre Pedro. Ele está falando sobre todos os após­tolos, pois diz: " vos pediu." Está no plural. Sata­nás pediu todos os apóstolos. Jesus disse que iria rogar, particularmente por Pedro, porque ele ainda não era convertido em plenitude.

Jesus disse que a fé dele poderia desfalecer, já que era um homem de pequena fé (Mateus 14:31).

E não somente isto. Apesar de sua função negativa, ele é um príncipe. Não sou eu que estou dizendo, foi Jesus quem afirmou isto. Ele disse

"Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo" (João 12:31). 
"Já não falarei muito convosco; porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim" (João 14:30). 
"E do juízo, porque o príncipe deste mun­do está julgado" (João 16:11).

O apóstolo Paulo corrobora tais afirmações do Mestre em Efésios 2:2, quando o chama de "o príncipe das potestades do ar".

É algo absurdo e infantil alguém falar de Satanás usando expressões como estas: "aquele ca­chorro, aquele porco, aquele imbecil, aquele no­jento", etc.

Por quê?

Porque ele é um anjo de Deus, criado para fazer esta obra negativa a que Deus o designou. Isto é difícil de aceitar, por muitos, mas é a pura verdade.

Com isto ele não deixa de ser nosso inimi­go, mas enquadrado dentro do plano magistral, eter­no e infinito de Deus.
Foi por causa disto que o próprio arcanjo Miguel, comandante dos anjos guerreiros do Se­nhor, demonstrou respeito pela posição do outro, de Satanás, porque entendia sua função e missão.
O apóstolo Judas estava criticando pessoas que "vituperam autoridades" e, logo em seguida, afirma:

"E, contudo, também estes, semelhante­mente adormecidos, contaminam a sua carne, e re­jeitam a dominação, e vituperam as dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repre­enda" (Judas 8,9).


Isaías 14



Vamos analisar, agora, outro texto que é usado pelos exegetas impacientes: Isaías 14, especi­ficamente os versículos 4 a 19.

Trata-se, também, de um texto rebuscado, pesado, cheio de símbolos. É necessário lê-lo com muita atenção, dando ênfase especial a todos os contextos.

O argumento principal é retirado dos versículos 12 a 14:

"Como caíste do Céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me as­sentarei, da banda dos lados do norte.

"Subirei acima das altas nuvens, e serei se­melhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cati­vos não deixava ir soltos para suas casas?

"Mas tu és lançado de tua sepultura, como um renovo abominável, como um vestido de mor­tos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como corpo morto e pisado."
Para começar, em todo o texto há referên­cias a morte, sepultura, homem, etc, termos que não se aplicam jamais a Satanás. Vamos observar um importante contexto que sempre passa despercebido por muitos analis­tas bíblicos. Quem está falando todas estas palavras que acabamos de citar? Deus? O profeta Isaías? Outro personagem? Quem?

Observando o contexto, ele mostra que quem está falando estas palavras são ESTES TO­DOS (v.10)


Agora, perguntamos, estes todos quem? O personagem a quem o texto se refere, possui certas características que enumeraremos a seguir:


  • Um grande poder;
  • Ele caiu de certo nível;
  • Ele é acusado de ferir os povos com furor;
  • Com a queda dele disseram que a terra descansou; (se fosse a queda de Satanás, seria o con­trário, pois com ela a terra ficou em polvorosa);
  • O Sheol, sepultura, ou inferno, con­forme é chamado o reino dos mortos no Velho Testamento foi dito que se turbou por ele, para sair ao encontro dele em sua vinda;
  • Os mortos despertaram por causa dele em sua vinda;
  • Despertou os príncipes ou principados; Fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações;
  • Ele foi acusado de ter caído do céu;
  • Ele foi chamado de "estrela da manhã"; Ele foi acusado de dizer que subiria ao céu, sendo semelhante ao Altíssimo;
  • Ele morreu;
  • Ele foi sepultado;
  • Embora sepultado, saiu de sua sepul­tura, de maneira sobrenatural.



Perguntamos novamente: a quem se refe­rem estes textos? A Satanás? Simplesmente ao rei de Babilônia? Por que os reis das nações o acusaram de tanta coisa e disseram que ele também estava enfer­mo, semelhante a eles? E por que esses reis das na­ções estariam enfermos?

Não se trata de uma referência aos dominadores espirituais das nações, os principados e potestades que dominam sobre países, como en­contramos em Daniel e outras referências?

Este personagem chamado de "estrela da manhã" e "filho da alva' é alguém tão horrível e asqueroso como Satanás? E como ele continuaria a ser chamado assim, se tivesse passado pela meta­morfose de anjo de luz para anjo do mal?

Por que não entendermos que esses reis das nações estavam zangados contra alguém muito di­ferente de Satanás? Sim, por que não entendermos que este texto refere-se exatamente ao oposto dele: ­o Senhor Jesus Cristo! Estas palavras torcidas e de blasfêmia não partiram da boca de Deus, nem da boca do profeta, mas partiram DOS REIS DAS NAÇÕES!


Foram eles que chegaram a dizer sobre o corpo de Jesus na sepultura palavras exatas como estas: "os bichinhos debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão".

É claro! Na sepultura esses vermes não pu­deram fazer outra coisa senão ficar acima e debaixo do corpo sacrossanto de Jesus, mas não puderam tocar nele, porque está escrito:

"Pois não deixarás a minha alma no infer­no, nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção"(Salmos 16:10). "Nessa previsão, disse da ressurreição de Cristo: que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu corrupção"(Atos 2:31)

Jesus morreu como qualquer homem, mas seu corpo não passou pela putrefação.
Vamos ver outro detalhe importante: a quem a Bíblia chama, realmente, de "Estrela da Manhã"? Conforme o relato do apóstolo Pedro, refe­re-se ao próprio Senhor Jesus. Leiamos II Pedro 1: 19:

"E temos, mui firme, a palavra dos profe­tas, à qual bem fazeis, em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclare­ça e a estrela da alva apareça em vossos corações".

Outra invenção é chamar Satanás de "Lúcifer" ou "Lusbel". Lúcifer significa "portador da luz" e Lusbel significa "senhor da luz". Desde quando Satanás é portador da luz ou senhor da luz? Isto é ou não é uma fantasia da cabeça de alguns?

Durante anos Satanás tem recebido da boca dos próprios cristãos uma glória que ele não possui - a de ter sido, um dia, um anjo bom. É claro que, ele fez algo no céu, uma rebe­lião. Ele seduziu a terça parte dos anjos celestes, trans­formando-os em seus seguidores, em demônios.

Ousamos, contudo, dizer que tudo isto es­tava nos planos de Deus. Deus permitiu que tudo isto acontecesse para que de maneira mais comple­ta fosse manifestada a Sua glória.


Amado irmão ou irmã, aprenda a ler a Bí­blia com mais atenção e, o que é melhor, com mais reverência. Jogue para o alto tradições humanas e a submissão a autoridades humanas e atinja uma nova visão e dimensão do conhecimento bíblico. Escre­va para mim. Terei prazer em ajudá-lo a compreen­der melhor o texto sagrado.

Do livro: "O que a Bíblia NÃO DIZ ...mas muitos pregadores e mestres dizem!"
Paulo de Aragão Lins


Após ler o texto você crê que satanás ...

Votar

97 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impecável todo o teu texto,mas fico na divisa e na promiscuidade!Se levarmos ao literal, Adão e sua descendência Eva, não foram os primeiros citados como homem e mulher, porque,na Bíblia diz em Gênesis 1:27 E criou Deus o homem a sua imagem: a imagem de Deus o criou homem e mulher os criou.Por aí já se ver muita coisa que possa ser contraditório ou não bem traduzido ao nosso tempo.Uma outra coisa;Eu não acredito que Satanás possa ser Lúcifer,e isso não procede.De quando houve batalhas nos céus,se de quando a própria Terra era ainda um grande Abismo,e os céus ainda não fora criado? Satanás é sim, uma criação de Deus,e certo podemos estarmos de que ele já estava lá no Jardim do Éden,como parte das primeiras criações de Deus,e assim como ela, sábia!Por tanto, Satanás é uma existência,e Lúcifer é outra já em uma outra passagem,que qual ela se enquadra no Rei da Babilônia, sendo o Rei Nabucodonosor.Acredito que de toda a fidelidade a Deus que ele tinha possamos reconhecer a qual personificação que ele tinha,como um Rei muito poderoso e de estirpe imensurável por Deus.Mas ele traiu a Deus com uma estátua de ouro a venerando e o teu coração se tornou cheio da ganância e toda soberba.Podemos ver todas as pompas dada a ele por Deus,e verás que ele possa ser Lúcifer, comparando todo o propósito! Lúcifer...Veio de vários termos assim ditos de forma brilhante por você,no teu lindo texto altamente exclarecedor.Minha conclusão, chega a ser assim: Satanás é uma outra passagem e a origem de Lúcifer é outra,e para mim, nada de supostos Anjos caídos como dissera as outras partes dá Bíblia,para se originarem Lúcifer como o antigo Anjo,a se tornar Satanás.

      Excluir
  2. Texto realmente bem escrito, não costumo ler textos tao grandes na net, mas este me prendeu do inicio ao fim!

    é uma nova forma de enxergar o inimigo!

    parabens!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante seu texto, mas não li todo. Quero somente fazer uma observação sobre um ponto que vi. Vc disse que Deus criou o diabo para ser mau pq Cristo falou que ele não se firmou na verdade. Mas não podemos esquecer de que Deus não criou Robôs, todas as criaturas de Deus estão sujeitas a escolher entre o bem e o mau. Se lúcifer se tornou o diabo foi por causa de suas escolhas, como diz a biblia a semente do mau nasceu no coração dele. Deus criou para ser adorado por amor e não por obrigação, a biblia diz que Deus se importa que seus adoradores o adorem em espirito e em verdade, se não tivéssemos escolhas para o bem e o mau os que foram criados para o bem estaria o adorando nao em verdade, mas sim em mentira pois estava sendo obrigado. por isso mesmo que ele deixou a arvore do fruto do bem e do mau lá no édem, o fruto nao tinha poder algum, era somente uma prova q eles tinham q passar, na qual não passaram e na desobediência eles descobriram o mau. Deus não criou o Homem para ser pecador isso foi uma escolha. e Deus também não criou lúcifer para ser o diabo, isso também foi uma escolha de seu coração. como também lá em apocalipse diz que o dragão a antiga serpente arrastou com sigo a terça parte das estrelas do céu. simbolicamente dragão significa o diabo e as estrelas os anjos, podemos ver aí também a influencia do diabo em sima dos anjos quando fala arrastou com ele, isso quer dizer que ele fez com que a terça parte dos anjos também passassem a ficar contra Deus. Deus não criou todos esses anjos para serem do maus, isso também foi uma escolha deles de ficar do lado de Satanás. A bíblia precisa ser muito bem estudada se não tivermos a inspiração do espirito santo de Deus as palavras podem nos confundir. Por isso concordo com vc quando vc fala que devemos acreditar na biblia e nao em doutrinas religiosas. Só dei essa minha opinião porque tudo o que falei eu li na bíblia!

    ResponderExcluir
  4. todos tem livre arbitrio até anjos a escolha de fazer o bem e o mal. lucifer queria ser mais que Deus a criatura queria ser mais que o criador ideologia todo nundo tem a respeito destas coisas mas uma coisa é certa só quem dá a revelação da palavra é o Espirito santo coisa que voce não tem por que nós enxergamos aquilo que queremos ver ler a biblia e enterpretar ela errado é muito facil. lá em genesis fala que tudo que Deus criou era muito bom ou seja até o quinto Dia sabemos que nos somos limitados entre o tempo e o espasso mas Deus não e sabemos que não existe um Ceu mas tres a biblia relata isso corintos quando a biblia fala de dias podem ser eras como dias em salmos diz que mil anos é igual a um dia para Deus. Deus é perfeito aleluia a queda de sátanas não ocorreu no nosso ceu fisico mas no segundo céu onde regem potestades e principados sabemos que satanas é um espirito que age no invisivel no segundo Ceu porque o terceiro céu é a marada do todo poderoso eo primeiro céu é aqui onde nos humanos vivemos limitados pelas horas do dia e noite a queda acontecu entre o sexto e o setimo dia para Deus santificar o setimo alguma coisa aconteceu para se santificar algo precisa tar impuro foi aonde se travou a batalha na região celeste e satanas foi derrotado ele e os seus para sempre por isso ele até tenta distorcer a verdade mas não consegue por que ele tambem não tem a revelação da palavra dada por jesus na cruz do calvario coisa a qual voce deveria buscar já que voce tem grande sabedoria hunana mas a sabedoria divina é muito melhor não é complicada e para tela é facil é so convidar o filho de Deus jesus fazer parte da sua vida recebendo ele como unico e suficiente salvador de sua vida funcionou comigo vai funcionar contigo creia

    ResponderExcluir
  5. Deus é amor, ele não cria o mal...
    Deus é o grande Pai, como tu pode dizer que foi Ele que criou o Diabo para nos fazer mal?!
    O diabo q foi bobo e axo q podia ser mais que Deus...
    Sinceramete tu acha que o que acontece é por causa que Deus criou o Diabo
    Que antes de escrever teus texos tu tenha a revelação de Deus, e não escreva o que tu acha que que pode ser. Ore pedindo mais entedimento e sabedoria.
    Fique na Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus não criou o diabo com esse intuito, você está dizendo que os anjos tem livre arbítrio? Está realmente dizendo que Deus "perdeu o controle" sobre a sua criação? Você acredita mesmo que Deus não é onipotente?
      Que valia teria pra Deus deixar satanás ganhar uma batalha? Por qual motivo Deus daria a satanás a chance de governar esse mundo da forma que o tem feito desde sempre se foi ele quem cometeu o primeiro pecado? Até adão e Eva receberam a morte como recompensa, por que não o satanás?
      E a pergunta mais importante.
      Onde está escrito isso na palavra?

      Excluir
  6. Uma dúvida, onde na Bíblia está narrado que ele sedusziu um terço dos anjos do céu ? Existe ou é apenas outro costume imposto pelos antigos citados aqui ?

    ResponderExcluir
  7. Achei seu texto otimo , apesar da venda que existe nos olhos da maioria dos "evangelicos" que acreditam nas verdades reveladas por seus falsos pastores que so pregam o bem estar e o bem viver esquecendo que temos uma alma eterna e que um dia teremos que prestar contas de tudo que fizemos. Deixo aqui apenas para reflexão: Dai a Cesar o que è de cesar ea Cristo oque e de Cristo e CONHECEIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARA . GRATO por vossas palavras

    ResponderExcluir
  8. Confesso que, antes da leitura do seu texto, não havia pensado ou questionado a veracidade das afirmações de teorias cristãs consagradas.

    Entretanto, quanto ao que tu disseste sobre a denominação do nome original de Satanás, creio em uma resposta: Ele seria o portador da luz porque nos leva à consciência da existência da mesma, afinal, nos períodos de trevas é que nos convertemos e damos à luz o seu real valor.

    ResponderExcluir
  9. Ô MEU QUERIDO LI SE TEXTO, REALMENTE MUITO BEM ESCRITO E COM BOA TENTATIVA DE FUNDAMENTAÇÃO, POR POUCO VC ME CONVENCE, ISSO SÓ NÃO OCORREU PQ ACREDITO NAS ESCRITURAS, AS QUAIS DEIXAM CLARO QUE DEUS SEMPRE PRESERVOU O LIVRE ARBÍTRIO EM TODA AS SUAS CRIATURAS, INCLUSIVE ANJOS; PORTANTO O MAL SURGIU NO CORAÇÃO DE SATANÁS INDEPENDENTE DE TENTAÇÃO E ISSO É BEM POSSIVEL, E SE DESEJAR POSSO NOUTRA OCASIÃO TE EXPLICAR COMO, ELE FOI EXPULSO DO CÉU E ESSAIDÉIA DE QUE HOUVE UMA CATASTROFE MUNDIAL É ORIUNDA DE TEORIA EVOLUCRIACINISTA, NÃO BIBLICA. NÃO HOUVE CATASTROFE, O FATO É QUE SATÁNAS, A FIM DE SE APOSSAR DO REINO DESTE MUNDO, UMA VEZ QUE ESTAVA SEM MORADIA,E DE CAUSAR SOFRIMENTO AO CRIADOR, TENTOU SUBORDINAR A SEU COMANDO OS MORADORES DESTE PLANETA, E A PRINCIPIO CONSEGUIU INDUZINDO-OS A DESOBEDECER À DEUS, POIS ASSIM ESTARIAM CONSIDERADOS À MORTE. ORA DEUS AMA OS SERES HUMANOS E HAVERÁ DE QUERER SALVÁ-LOS DA MORTE DE ALGUMA FORMA, ASSIM, TERÁ DE ME SALVAR TAMBÉM, ASSIM PENSOU SATANÁS, PORÉM JÁ NÃO HAVIA RETORNO PARA ELE, NÃO PQ DEUS NÃO O QUISESSE, MAS PQ EM SEU CORAÇÃO TINHA IDO LONGE DEMAIS E NÃO ESTAVA DISPOSTO A SE SUBMETER POR COMPLETO AO GOVERNO DE DEUS. O FATO É QUE TODO O MAL QUE HJ VEMOS É FRUTO DA DESOBEDIÊNCIA DE SATANÁS E DO SER HUMANO, DA MINHA E DA SUA. NÃO SE ESQUEÇA TAMBÉM QUE A BIBLIA É A UNICA REGRA DE FÉ CONFIAVEL PARA O CRISTIANISMO, E QUE APESAR DISSO EXISTEM OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO TEOLÓGICO, TAL COMO A FORMA QUE DEUS ORDENOU QUEMOISÉS REPASSASSE AO POVO DE ISRAEL, QUE ENSINASSEM SEUS FILHOS A TODO MOMENTO, ASSIM OS ENSINAMENTOS ACERCA DA HISTÓRIA DA REDENÇÃO PASSARIA DE GERAÇÃO À GERAÇÃO. ESTE CONHECIMENTO DO SURGIMENTO DO MAL NÃO É UMA INTERPRETAÇÃO NOVA E ERRONEA DAS ESCRITURAS, MAS CONHECIMENTO PASSADO PELOS ANTEPASSADOS, PELO ISRAELITAS E JUDEUS INCLUSIVE, QUE POSSUEM AS ESCRITURAS EM HEBRAICO E CONHECIMENTO QUE É PASSADO DE GERAÇÃO À GERAÇÃO. SE FOSSE DIFERENTE SABERIAM, NÃO ACHA? PORTANTO QUERIDO, SEU CORAÇÃO É CHEIO DE DUVIDAS, E O QUE PROVÉM DE DUVIDA NÃO PROVEM DE FÉ, E POR CONSEGUINTE O QUE NÃO PROVÉM DE FÉ NÃO PROVÉM DE DEUS. ESTUDE MAS COM CUIDADO EM EXPOR IDÉIAS COMO ESSAS PQ VC PODE AO INVÉS DE APROXIMAR ALGUÉM DE DEUS, ACABAR POR AFASTA-LO E ISSO TE SERÁ COBRADO.
    SERIA UMA ARTIGO INTERESSANTE SE FOSSE DE UM ATEU, MAS SENDO DE UM CRISTÃO O ARTIGO É NO MINIMO PREOCUPANTE.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! Eu já havia pensado nesta possibilidade, a mais de 11 anos que comecei a pensar assim, mas antes disto eu seguia o raciocínio de meus lideres, que Satanás era bom e se tornou mal e se rebelou contra Deus, que era o regente do coral de Deus e etc.
    Deus é perfeito! É uma afirmação. O homem é falho, mas um homem bem preparado ele consegue prevê muitas coisas no seu trabalho em casa. Por exemplo, um programador e engenheiro, é bem possível de esses mesmos homens prevê se o prédio vai cair ou se o software sai dar um problema antes mesmo de começar a fazer, imagine Deus que todas as coisas foram criadas por ele, o bem e o mal (o mal).
    Muitos não suportarão a sã doutrina!

    ResponderExcluir
  11. Um ladrão não nasce ladão, ele se torna ladrão por suas escolhas!

    ResponderExcluir
  12. Usar a logica para analizar contos de fadas não faz sentido mesmo. Quem acredita não acredita pela logica, somente se for cetico. Quem é crente (no sentido amplo da palavra), usa a fé. Como sou cetico, não acredito nessas baboseira, pois minha fé é que tudo tem uma explicação racional, logica e com sentido e fatos, exceto quando são estorias para crianças dormirem. Eu digo que isso é uma especie de fé, pois ninguem nunca provou que tudo é explicavel logicamente, mas a Ciencia cada vez mais toma o lugar das explicações ridiculas da religião, então parece fazer sentido.

    ps: sou programador, o software que crio, no universo dele, é perfeito. os bugs se dão porque o universo do software entra em contratidação com o universo "real", programadores são semideuses.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. graça e paz a todos! parabéns pelo post, porem afirmar que satanás foi criado com o proposito de ser perverso, ruim e etc, não estaríamos abrindo uma brecha para uma coisa chamada destino inevitável ou melhor dizendo predestinação fatalística.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom. ja algum tempo analizava o fato de que Deus fez satanas com o proposito ou seja de ser o lado negro na terra, como sou espirita acredito em evoluçao espiritual e na vida apos a morte se creio nisso, logo se temos que lutar contra o mal para podemos evoluir espiritualmente seria facil de mais se o mal nao existisse por isso a criação de satanas para nos atormentar e de jesus para nos acalmar. assim cabe a nos seres humanos escolher o que queremos para nós mesmos :D

    ResponderExcluir
  16. óla,muito bom seu texto,mas você faz referencia satanás e o jardim do Èdem,mas se ler mais atentamente vai ver que:

    Nesta passagem a bíblia não faz referência ao Édem(lugar onde Adão veio á habitar)....: Ezequiel afirmou que esse anjo exaltado estava“no Éden, jardim de Deus” (Ez 28.13). Aqui, a referência não é ao Éden terreno que Satanás invadiu para tentar a humanidade, mas à sala do trono em que Deus habita em absoluta majestade e perfeita pureza (veja Is 6; Ez 1). Ezequiel 28 também chama esse lugar de “monte santo de Deus”, onde Lúcifer andava “no brilho das pedras” (v. 14).Essas descrições não são apropriadas ao Éden terreno, mas adequadas à sala do trono de Deus, conforme representações em outros lugares da Escritura.

    você contesta que Satanás tenha sido um "anjo bom",e que foi criado apenas com proposito de "testar a lealdade da criação de Deus".
    mas a bíblia diz:Ele foi o ser mais exaltado de toda a "criação" (Ez 28.13,15), a mais grandiosa das obras de Deus, um ser celestial radiante, que refletia da maneira mais perfeita o esplendor de seu Criador(o ser citado no trecho é é uma criação de Deus,o que exclui qualquer possibilidade de estar referindo-sea um membro da Santa Trindade"Pai,Filho e Espirito Santo",ou seja,o ser citado é satanás. Assim, ele apropriadamente era chamado de Lúcifer. Essa palavra vem de uma raiz hebraica que significa “brilhar”, sendo usada unicamente como título para referir-se à estrela de maior brilho e cujo resplendor mais resiste ao nascimento do Sol. O nome Lúcifer tornou-se amplamente usado como título para Satanás antes de sua rebelião porque é o equivalente latino dessa palavra. Na realidade, é difícil saber com certeza se o termo foi empregado com o sentido de nome próprio ou de expressão descritiva.

    Dus não pode ser culpado pela iniquidade que nasceu no coração de Lúcifer.Se ler novamente(Ez 28.14)verá que Satanás é denominado “querubim da guarda ungido” . Querubins representam a mais alta graduação da autoridade angélica, sendo seu papel guardar simbolicamente o trono de Deus (compare os querubins esculpidos flanqueando a arca da aliança – o trono de Javé – no Tabernáculo ou Templo, Êx 25.18-22; Hb 9.5; cf. Gn 3.24; Ez 10.1-22). Lúcifer foi ungido (consagrado) por sentença deliberada de Deus (Ez 28.14: “te estabeleci”) para a tarefa indizivelmente santa de guardar o trono do todo-glorioso Criador. Ele é descrito como sendo dotado de beleza inigualável, vestido de luz radiante, equipado com sabedoria e capacidade ilimitadas, mas também criado com o poder de tomar decisões morais reais. Portanto, a obrigação moral mais básica de Satanás era a de permanecer leal a Deus, de lembrar sempre que, independentemente de quão elevada fosse a sua posição, seu estado era o de um ser criado.Ezequiel 28.15 afirma explicitamente que Lúcifer era perfeito desde o dia em que foi criado, “até que se achou iniqüidade em ti”. A culpabilidade moral é dele, e apenas dele. Na verdade, em toda sua extensão, a Bíblia afirma que Deus governa soberanamente o universo moral e controla todas as coisas – inclusive a maldade de homens e anjos – para que correspondam aos seus perfeitos propósitos. Mas ela também ensina que Deus não deve e não será responsabilizado por essa maldade, em qualquer sentido.
    -Então não estou aqui para defender o da gloria a Satanás,porque ele não é e nunca foi digno...só estou dizendo q Deus não pode ser responsabilizado por qualquer desvio de caráter ou maldade que venha nascer em no coração,pois nos crio com livre harbitrio,com á única finalidade de "adorar" a ele em espirito e em verdade.......
    Mas parabéns....seu texto foi muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  17. O "mal" (se preferir que chame assim) sempre existiu, independente de satanás existir ou não. Essa força faz parte e é necessária ao equilíbrio universal.
    "No reino dos céus não entra pecado" Já que a inveja, a ira e outros citados são pecados, como pode se dizer que satanás teve esses sentimentos? Se lá não seria possível te-los?
    Pra mim, só mostra que é uma força que sempre existiu, como os campos magnéticos que possui o polo positivo e negativo. Sem um deles, sabe se lá o que aconteceria conosco.

    ResponderExcluir
  18. É uma teoria! POdemos formular milhares! Eu tenho as minhas! Porem as uso apenas como base para treino mental fantastico! Conhece "um tal" de Espirito Santo? Este sabe muito, tem respostas na medida. As vezes ele nos priva de certos assuntos que não fazem jus à nossa realidade, mas ele sabe que se é pra você saber, ele o fara saber! Escutei alguem... Ele não existe? Ele não fala comigo? Ele não me visita? Ora, boas amizades não dão em galhos!

    ResponderExcluir
  19. Satanás não precisou ser tentado, pois ele mesmo inventou o pecado! O texto em Ezequiel que fala acerta do Jardim do Edem faz referência ao próprio Céu, e não ao jardim terreno como no texto. Não esqueçamos que a interpretação literal é a mais pobre das interpretações.

    ResponderExcluir
  20. PARABÉNS ESTÁ COMPLETAMENTO CORRETO ´´,E NO ESPÍRITO,QUE É CONTRA, TEM QUE APRENDER MAIS COM O ESPIRITO SANTO,DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO CADA VEZ MAIS,ABRAÇOS!!!!

    ResponderExcluir
  21. gente!é um absurdo,como que os proprios estudiosos da biblia se nega, recusa um estudo mais profundo da mesma,é como um motorista, que aprende manias erradas no transito, e quando corrigido pelo instrutor,regeita a correcão, se tem dificuldade em aceitar, peca ao ESP´SANTO para esclarecer as dúvidas que certamentevoces ficaão satisfeito, ao invez de jogar pedras.

    ResponderExcluir
  22. realmente ... a Biblia é muito complexa e textos como o seu nos faz repensar muita coisa
    excelente !!!

    ResponderExcluir


  23. Eu intendi, como diz 1 joão 3:8 ,o diabo já peca desde o principio. Nunca foi perfeito, então podemos imaginar que foi criado com esse intuito de testar todos os humanos e anjos do senhor Jeová, dessa maneira, ele desviou muitos anjos e corrompe os humanos. Uma criação necessária .

    ResponderExcluir
  24. o bem não precisa do mal, deus não precisa do diabo sendo que deus é juiz,estude melhor, vc quase embaraçou minha mente, me deixou confuso, porque faltou qualidade nas explicaçoes, não de referença ao diabo, vc esta pecando fazendo isto.

    ResponderExcluir
  25. viu que a sua falta de sabedria me faz, eu li isso e quebrou tda harmonia com o espirito santo pela referença que vc faz ao diabo, eu vou colocar vc nas maos de deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Para mim este cidadão está querendo confundir as pessoas. Deus é santo não criou o mal ele é amor, divino, reto, puro e perfeito. creio que este é mais um que aparece na internet para fazer confusão na mente das pessoas usado pelo inimigo. cuidado rapaz não fique brincando com as coisas Santas e a palavra de Deus

      Excluir
  26. gostaria apenas de uma resposta, se sua teoria esta certa, como explicaria a terça parte dos anjos? Deus criou tb os demonios? Com que intuito?

    ResponderExcluir
  27. @Eduardo Bosco

    Como diz o texto acima

    "Durante anos Satanás tem recebido da boca dos próprios cristãos uma glória que ele não possui - a de ter sido, um dia, um anjo bom. É claro que, ele fez algo no céu, uma rebe­lião. Ele seduziu a terça parte dos anjos celestes, trans­formando-os em seus seguidores, em demônios. Ousamos, contudo, dizer que tudo isto es­tava nos planos de Deus. Deus permitiu que tudo isto acontecesse para que de maneira mais comple­ta fosse manifestada a Sua glória."

    ResponderExcluir
  28. Muito bom, quem argumenta contrário ser pede e segue um caminho sem lógico, este vídeo é excelente para mostrar como Deus é tão onisciente e onipotente que não iria deixar um anjo virar diabo "sem querer" ou "sem saber", o diabo era um tipo de deus, pois podia criar o mau, "ah, um ser perfeito, sem ser tentado por ninguém, resolveu do nada, vivendo na presença de Deus perfeito, 'ah vou ficar mau'" kkkk, que tolice. Excelente texto, Deus abençoe! https://www.youtube.com/watch?v=xuE-FW7hkGo

    ResponderExcluir
  29. tema;satanas,o grande vilao da humanidade,bom seria,se esta criatura nao existisse,mas como ele existe devemos nos revestir da armdura de deus,como esta escrito em efesios,porque ele ja esta vencido,jesus o derrotou e desfes suas obras... no comentario acima,la no1 em prte concordo,prte nao concordo,devmos ler,interpretar as escrituras com cuidado e temor,porque maldito eo que tirar ou acrescentar,as escrituras... todo cuidado e pouco.nosso maior mestre se chama divino espirito santo,resitir o diabo e ele fugira de voz que deus nos guarde deste tal.

    ResponderExcluir
  30. Gostei do seu ponto de vista e parece-me bem sensato.
    A história de Satanás ter sido anjo sempre me pareceu estranha.
    Porém, orarei a Deus sobre isso. quero sentir isso no meu coração, porque embora faça sentido, é algo novo, e quero a confirmação do Senhor.
    Deus te abençoe!

    PS: To amando o site!

    ResponderExcluir
  31. ei so pra esclarecer uma coisa o eden ja existia bem antes de adão existir:

    E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
    Gênesis 2:8

    a biblia nao diz que Deus criou o jardim do eden aki mas sim que ele plantou um jardim no eden.

    e eu acredito que satanas vivia sim no ceu e que Deus nao faz nada sem um proposito e q ele fez ele meio que bonzinho nao que tenha sido mas tinha aparencia e entao virou mal vamos dizer assim que aconteceu isso meio q pra te uma historia de onde nasceu o mal e etc e para mim conta um pouco disso no capitulo 12 de apocalipse se vc notar bem da pra encaixar bastante como uma visao do passado nao do futuro

    ResponderExcluir
  32. A paz do Senhor Jesus Cristo aos irmãos, não li o texto todo, mas as poucas partes que vi, não concordei. Se Deus criasse Satanás com esse intuito, não seria justo então que ele fosse punido por fazer a vontade de Deus!

    Mt 25.41 = “…Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.

    Satanás sempre quis ser Deus, quem já frequentou terreiro de macumba sabe disso.

    A palavra nos diz que o Senhor Deus criou o bem e o mal né?

    Então, se Deus cria uma árvore, e ela dá fruto. Seria errado Deus dizer que dá o fruto ao homem?

    Deus não criou o mal diretamente, ele fez criaturas para o adorarem em espírito e em verdade, ou seja, na minha visão(humana e fraca)Deus está fazendo uma grande peneira para definir quem vai ter a honra de o adorar para toda a eternidade!

    Deus nos criou para ser adorado pq ele merece toda honra, glória, autoridade, poder e o nosso louvor!

    Graça e paz, que Jesus tenha misericórdia de nós e que possamos estar cada dia mais fazendo a vontade dele =D

    ResponderExcluir
  33. achei o seu texto muito bom e me chamou muita atenção o modo como vc abordou de uma forma com que eu não tinha visto ainda muito legal.POrém ainda há um ponto ; POrque Deus iria fazer um ser já condenado ? sem direito de escolha ?sendo que os seus juizos são insondáveis? Na minha opnião quando Deus fala que cria o mal ele quis dizer que já sabia desde o príncipio que Lúcifer iria se transviar do caminho(LIVRE-ARBITRIO) . Do mesmo jeito que Jesus já sabia que Judas o ia trair o escolheu mesmo assim para cumprimento das Santas Escrituras , assim também Deus :

    ResponderExcluir
  34. OLÁ LI TODO ESTE ARTIGO E VOU FALAR QUE CONCORDO ATÉ O MOMENTO EM TUDO,POIS EU JA VINHA ESTUDANDO UM PONTO BEM PARECIDO,QUE NO LIVRO DE EZEQUIEL,E ISAIS,ESTÁ BEM CLARO QUE ""É HOMEM E NÃO DEUS"" TEM ALGUNS QUE DISSERAM,QUE O TEXTO DENTRO DO CONTEXTO É O MENOS IMPORTANTE,É MAIS UM ABSURDO,OU FAZEM PARTE DOS GRUPOS DE ""LIDERES"" DE PÚLPITO DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE,POIS QUEREM MANTER O POVO FORA DA VERDADE,POIS EM OSÉIAS O SENHOR DISSE QUE O POVO DELE PERECERIA,POR FALTA DE CONHECIMENTO DE TUA PALAVRA,E EM ROMANOS,DIZ: QUE ALGUNS TEM ZELO PELA PALAVRA DE DEUS,MAIS SEM CONHECIMENTO.CONCLUSÃO FINAL,ESTÁ DE PARABENS,POIS EU LI QUASE TODOS OS COMENTÁRIOS,QUE FIZERAM CONTRA ESTE ARTIGO,E QUERO TIRAR FORA OS PROGRAMADORES DE SOFTWERES,E ATEUS E ETC,S,MAS ISTO VAI PARA OS "SERVOS" DE CRISTO?: ESTUDE MAIS AS ESCRITURAS SAGRADAS,POIS ELAS SÃO ESPIRITUAIS,LITERAIS E SIMBÓLICAS,MAS CADA PONTO TEM QUE SER BEM OBSERVADO,E NÃO COMER O QUE "PASTORES NÃO APROVADOS POR DEUS,EM SEU 5º CASAMENTO,E NEM TEM FILHOS CONVERTIDOS NO SENHOR JESUS,E NEM MODERADOS,E NEM COM DOMÍNIO PRÓPRIO,E TOTALMENTE NEÓFITO NA FÉ (NOVO CONVERTIDOS),OS NÃO APROVADOS PELA IGREJA,QUE É O POVO,DA CONGREGAÇÃO,AO INVÉS DISTO CHEGAM COM SEUS DIPLOMAS DE FALSOS ESTUDOS DE TEOLOGIA,OU DOUTORADOS,CHEIOS DE SOBERBA,EXIGINDO UMA IGREJA,PARA ASSOLAR AS VIÚVAS,E MOVIDOS POR AVAREZA CAUTERIZANDO SEU CORAÇÃO,PASSANDO MEDO SOBRE UM POSSIVEL TEXTO ERRÓNEO DE SATANÁS,DISTORCENDO A VERDADE DO SENHOR,E UMA VEZ ENSINANDO,A IGREJA,TORNA AQUELE CONVERTIDO,PELA MENTIRA,DUAS VEZES MAIS FILHOS DO INFERNO,QUEM CONHECE AS ESCRITURAS,SABE CADA PONTO AQUI QUE FOI MENCIONADO,POIS TODOS,ESTÃO NA BÍBLIA. POR ESTE MOTIVO VOU ESTUDAR AINDA,MAIS ESTE ARTIGO,QUE ATÉ HOJE,TENHO VISTO,QUE VIVER NO ESPÍRITO SANTO DE DEUS,É UMA LIBERDADE,CONSCIENTE,E NÃO POSSUÍDOS,COMO VEMOS EM ALGUMAS IGREJAS QUE TEM BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E COM FOGO.MAL SABEM ELES QUE JOÃO B ATISTA,REFERIU QUE: JESUS,PODERIA BATIZAR COM ESPÍRITO SANTO,PARA AQUELES TRIGOS BONS QUE O ACEITASSEM,E COM FOGO PARA OS RESTANTES QUE NÃO O ACEITAREM,TERIA COM A PÁ AJUNTARAM E QUEIMARÃO EM UM FOGO EXESTIGUÍVEL,EU NÃO QUERO SER BATIZADO POR ESTE BATISMO DE FOGO E SIM COM ESPÍRITO SANTO E COM AGUA,COMO DIZ EM ATOS 2 :38,ARREPENDEI-VOS E SEJAM BATIZADOS EM NOME DE JESUS CRISTO PARA REMISSÃO DOS VOSSOS PECADOS E RECEBERÃO O DOM DO ESPÍRITO SANTO,MAIS ADIANTE PAULO ESCREVE EM EFÉSIOS 4 HÁ UM SÓ DEUS,UMA ´SO FÉ E UM DEZ BATISMOS?? OU UM SÓ BATISMO,MAS O QUE VEMOS HOJE É PASTORES CONSTRANGENDO FIÉIS,POR NÃO TEREM O BATISMO COM ESPÍRITO SANTO E COM FOGO,E O PIOR É QUE OS MARIDOS OU ESPOSAS BRIGAM EM CASA,PORQUE SEU CÔNJUGE,NÃO RECEBE,ENTÃO ELE É FRACO NA FÉ,POIS NÃO ESTÃO BUSCANDO DIREITO,VÊ COMO FAZEM MAL AS OVELHAS DO SENHOR JESUS?? MAS VOU DEIXAR OUTRA OBSERVAÇÃO,EU NÃO TENHO GRANDE ESTUDO,SOMENTE O SEGUNDO GRAU COMPLETO,PARA QUEM FOR DIZER OU OBSERVAR OS ERROS DE PORTUGA,QUE COMETI.MAS LEMBRE-SE QUE DEUS USOU PESCADORES E NÃO OS DOUTORES DA LEI MOSÁICA,OK?? E SÓ PRA NÃO FICAR DÚVIDA,QUANDO DEIXEI DE FORA OS ATEUS,E ETCs,NÃO FOI IGNORANDO,NO SENTIDO DE NÃO O RESPEITAREM,MAS SIM ENTENDENDO QUE POR FÉ SE CRÊ E SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS,E EM SEGUNDOA CARTA AOS CORÍNTIOS,PAULO ESCREVE ASSIM: A SABEDORIA DO ALTO É MAIOR DO QUE A TERRENA,ENTRE OS EXPERIMENTADOS,DESTE SÉCULO E DO VINDOURO,E O HOMEM NATURAL NÃO ENTENDI AS COUSAS DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS,POIS SÓ SE DISCERNEM,EM ESPÍRITO,POIS LHE SÃO LOUCURAS,MAS O SERVO DE JESUS A TODOS JULGAM,POIS ELE MESMO NÃO É JULGADOS POR NINGUEM,POIS QUEM CONHECEU A MENTE DO SENHOR,POIS OS VERDADEIROS CRISTÃOS TEM A MENTE DE CRISTO,PALAVRAS DE PAULO CHEIO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS,POR MAIS QUE VCS NÃO ACREDITEM,DEUS ACREDITA EM VÓS,E TEM AINDA EM VIDA CHANCE DE SEREM SALVOS POR JESUS!!! E PRA SER CÉTICO OU ATEU,PRECISA TER MUITA FÉ TAMBÉM,PÓIS É SÓ DIRECIONAR A SUA FÉ PARA O ÚNICO SENHOR E SALVADOS CRISTO JESUS!!! QUEM ESTÁ ESCREVENDO APENAS UM SIMPLES SERVO EM VERDADE EM ESPÍRITO

    ResponderExcluir
  35. Paulo, a questão é mais simples que você jamais imaginou! Lúcifer era sim um Querubim, exatamente com Ezequiel o descreve. Rebelou já antes de Adão ser criado. Você indaga "como o Éden continuou paraíso apos a queda de dele. Simples: O Gn 1:1 diz: "No principio criou Deus... e a terra estava sem forma e vazia..." A parte A do versículo diz que Deus criou a Terra. E é logico, não a criou vazia - Isaías 45:18. Já a parte B diz que a Terra se encontrava sem forma e vazia; ou seja, Caos. Esse segundo estado da Terra aconteceu por causa da queda de Lúcifer. A partir do versículo 2 Deus a reorganiza, forma o Éden e cria Adão e Eva. Simples, não?

    ResponderExcluir
  36. para quem acha que o texto diz que o diabo não tem o livre arbitro esta errado por que ele age para o seu bem trabalhando para testar o seu pecado e claro que eu me coloquei no lugar de cada um que comentou

    ResponderExcluir
  37. É um ponto de vista baseado na palavra, vou mastigar vou estudar mais, pois essa ideia é totalmente nova a tudo aquilo que foi ensinado. Não mudaria nada em minha, pois satanás continuaria um derrotado que vai ser lançado no lago de fogo.

    ResponderExcluir
  38. A PAZ DO SENHOR JESUS.veja bem, se você crer mesmo no que você escreveu, esta dizendo que DEUS fez um ser para o servi,com o proposito de punir o homem, pelo seus atos e depois dele cumprir seu proposito DEUS o condenaria ao tormento eterno.DEUS criou um ser, já com o proposito de condena-lo ao sofrimento eterno, estamos falando do mesmo DEUS?

    ResponderExcluir
  39. Não cara você está equivocado. Deus é bom, e isso significa que Ele não faz maldade nem cria o mal. Ele é capaz sim de fazer esta cousas como foi dito em:
    "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, faço todas estas cousas!
    Mas não significa que Ele criou o mal, mas sim que é capaz. Pelo menos é assim que eu interpreto ou é assim que o espirito santo quer que eu entenda!
    A minha conclusão é a seguinte:
    Como pode um homem tentar entender ou conceber a benção a bondade e o poder de Deus???

    ResponderExcluir
  40. No momento que Deus pensou na Luz e pelo poder da palavra formou a luz, automaticamente criou-se as trevas, como saberiámos o que é luz, se não soubéssemos o que é trevas, Como saber o que é paz se não existir o que é calamidade (mal), criar não significa que ele traz esse mal até você.

    ResponderExcluir
  41. Prezados, a Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
    Paulo: Todas as seitas heréticas, surgiram da cabeça de homens que acreditaram ter tido o previlégio de ter recebido revelação única. Lembre-se Deus não age dessa forma. Vigie!
    Comentaristas: Essa tese do Paulo não se sustenta pelo fato de que Deus não criaria o Diabo para acabar com Sua criação - o homem. Pois foi o que ocorreu, onde a aliança restituída só foi possível pelo sacrifício de Jesus Cristo.
    Todos: A revelação das escrituras se dá por inspiração divina, transformando sábios em tolos e os simples em prudentes!

    ResponderExcluir
  42. TITO 3 . 9-10-11
    só isso é o suficiente...

    ResponderExcluir
  43. SÃO DOIS LADOS DE UMA MESMA MOEDA CRISTÃOS.
    PAREM DE BOBEIRA.
    SE DEUS É TODO PODEROSO E CRIA ALGUEM PARA SE LHE OPOR, NÃO PASSA DE UMA CRIANÇA CÓSMICA BRINCANDO COM SUAS CRIATURAS INCLUSIVE NÓS.
    REPUDIO TAL DEUS.
    A VERDADEIRA IDENTIDADE DE SATANÁS SE REVELARÁ EM BREVE.
    ENTÃO TODA A DOUTRINA ENGANOSA CAIRÁ E O HOMEM ENXERGARÁ SEM ESPELHOS.
    FORA JESUS CRISTO. IMPOSTOR.
    FORA IGREJAS, ANTROS DE TODA IMUNDÍCIE E SORDIDEZ.
    SALVE A LIBERDADE QUE NOS DÁ NOSSO PAI SATANÁS , SALVE A CONSCIENCIA DE SERMOS HOMENS VIVOS NA MATÉRIA GLORIFICADA.
    SONHEM COM O CÉU.
    KKKKKKKKKKK PODEM SONHAR BASTANTE.

    CARLOS BUENO DE ALENCAR SOUTO

    ResponderExcluir
  44. GOSTEI DO TEXTO E CONCORDO SIM E É POR ESTA RAZÃO QUE DEIXEI O MOVIMENTO DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE,PRA SEGUIR JESUS...CRISTO PELAS ESCRITURAS SAGRADAS EXCLUSIVAMENTE,POIS NO PRINCÍPIO DEUS FALOU CLARAMENTE A ADÃO DE FORMA SIMPLES QUE ELE ENTENDEU A ORDEM DE NÃO DESOBEDECER,POIS A BÍBLIA TAMBÉM NÃO É MISTÉRIO,POIS O MISTÉRIO FOI REVELADO NAS BOAS NOVAS DE JESUS...SENDO ASSIM APOIAREI CERTAMENTE O AUTOR DESTE TEXTO,POIS TENHO ESTUDADO MUITO ESTE TEMA DE A ORIGEM DE SATANÁS,E ATÉ O MOMENTO TENHO VISTO NO GRANDE PLANO DE DEUS COMO MEDIDA PRA FINALIZAR O PLANO DE REDENÇÃO DE ESPÍRITO DO HOMEM A VOLTAR A FORMA NATURAL QUE VEIO DE DEUS,POIS O CORPO VEIO DO PÓ DA TERRA E O FOLEGO DE VIDA VEIO DE DEUS...E CABE A CADA HOMEM OU MULHER ESCOLHER SE QUER VOLTAR PRA JUNTO DE DEUS OU SEPARADO PELA ETERNIDADE DO CRIADOR??? SENDO ASSIM TENHO PENA DESTE SER HUMANO QUE ESCREVEU LOGO ACIMA DIZENDO QUE ABAIXE JESUS E VIVA A LIBERDADE DA MATÉRIA GLORIFICADA...E MESMO ASSIM DEUS É TÃO BOM QUE SE ELE SE ARREPENDER ELE AINDA SERÁ SALVO...AINDA BEM QUE DEUS NÃO SER HUMANO,POIS SE FOSSE ESTE INDIVÍDUO SERIA EXTERMINADO NO MOMENTO QUE ELE COMPLETOU O SEU TEXTO NESTE POST....MAS ORAREMOS PRA ELE PELA SALVAÇÃO EM, CRISTO JESUS...POIS ASSIM É A VONTADE DE DEUS PAI. OBSERVAÇÃO PODEM TEÓLOGOS E PASTORES E METIDOS A SABEDORES DA TEOLOGIA PRESENTE DIZER QUE O AMIGO QUE POSTOU ESTE ARTIGO ESTÁ ENGANADO E TEM ALGUNS QUE MAL LEU E ANTES MESMO DE FINALIZAR...JA TEVE SUAS CONCLUSÕES,MESMO ANTES DE SABER OU DAR OPORTUNIDADES A ELES MESMO A PESQUISAREM AINDA MAIS SOBRE A PALAVRA DE DEUS...POIS OU DINHEIRO OU ORGULHO ESTÃO DIRETAMENTE ENVOLVIDOS NISTO TUDO....PODE APOSTAR. A PAZ DO SENHOR E ÚNICO SALVADOR DE NOSSAS VIDAS AO IRMÃO QUE ESCREVEU ESTE ARTIGO PARABÉNS..............

    ResponderExcluir
  45. Interessante o texto, mas está completamente errado. Deus seria incapaz de criar algo ruim, no caso, o Diabo.
    Mas é amoroso suficiente para dar livre arbítrio a sua criação, o que fez com que um anjo perfeito escolhesse tornar-se o Diabo. Este criou-se sozinho. Desculpe, amigo Ictus... Sei que você não gosta da minha religião, mas este post foi um dos maiores engodos que já vi na vida.
    Moonwalker

    ResponderExcluir
  46. Moonwalker

    Na verdade não gosto de religião nenhuma, Jesus sempre pregou contra a religiosidade.

    Sua opinião será sempre bem vinda meu amigo.

    ResponderExcluir
  47. Na verdade, o certo é honrar a Deus e temer o seu nome, apartar do mal e da parecência do mal, a prudencia e o temor é o principio da sabedoria. É só pensar que um dia vamos partir desta terra, então temos que pedir a Deus que nos coloque no caminho que leve a vida eterna com gloria no céu e não ficar questionando isto ou aquilo, por que tudo passa e o tempo é curto e quanto mais questionamento menor ira ficar o tempo. Pense na salvação da alma. É o que senti de escrever a tds.

    ResponderExcluir
  48. Interessantíssimo texto, mas parece que vc cometeu um equívoco.

    Quando vc diz que "o outro personagem", que não é nem satanás e nem o rei de Tiro... no v 9.

    "No início tal personagem é apresentado cheio de vaidade e orgulho espiritual, ao ponto de querer ser igual a Deus. No versículo 9 descobrimos que, no momento que ele se apresenta como um Deus, a Palavra diz que ele é homem, e não Deus.

    Ora, se ele é homem, não pode ser Satanás porque Satanás é espírito. Se não é Satanás, nem é o rei de Tiro, é alguém muito importante no plano de Deus. Quem?"

    Eu li a passagem bíblica várias vezes e não percebi "outro personagem" a não ser que o texto se refere ao rei de Tiro.

    É a minha única objeção.

    ResponderExcluir
  49. Interessantíssimo texto, mas parece que vc cometeu um equívoco.

    Quando vc diz que "o outro personagem", que não é nem satanás e nem o rei de Tiro... no v 9.

    "No início tal personagem é apresentado cheio de vaidade e orgulho espiritual, ao ponto de querer ser igual a Deus. No versículo 9 descobrimos que, no momento que ele se apresenta como um Deus, a Palavra diz que ele é homem, e não Deus.

    Ora, se ele é homem, não pode ser Satanás porque Satanás é espírito. Se não é Satanás, nem é o rei de Tiro, é alguém muito importante no plano de Deus. Quem?"

    Eu li a passagem bíblica várias vezes e não percebi "outro personagem" a não ser que o texto se refere ao rei de Tiro.

    É a minha única objeção.

    ResponderExcluir
  50. Olá...
    Gostaria de saber como Deus criou Satanás sem livre arbítrio?

    Se ele criou Satanás para fazer o mal e nos tentar, isso naum seria manipulação?

    Se Deus criou o mal, entaum a culpa de todo sofrimento humano eh dele?

    Como Deus seria capaz criar Satanás já condenado?

    Existe mesmo dois édens, o espiritual e o terreno?

    Se Deus criou Satanás pra fazer o mal como poderia ele naum ser o culpado por isso?

    Por favor gostaria de receber algum material seu com respostas no meu email se for possível. Desde já agradeço... vilsonlemos92@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Isso naum seria o mesmo q criar uma máquina de fazer o mal?

    ResponderExcluir
  52. Cara, então pelo que dá a entender seu raciocínio só Satanás foi criado mal? Sabe que significa a palavra Satanás? Significa ''opositor''; para algo ser opor primeiramente teria que ser submisso concorda comigo? Só se suja algo limpo, estou certo?
    E aquele versículo que fala que o Dragão arrastou 1/3 de anjos dos céus? E aquele versículo que fala sobre os anjos que NÃO guardaram o seu principado no livro de Judas? Se Deus manda alguém fazer algo Ele não pune do contrário Ele dá recompensas, agora como pode Deus mandar o Satanás fazer algo e depois puni-lo? Seu raciocínio está no mínimo estranho...

    ResponderExcluir
  53. Não vou questionar nada mas hoje em dia as denominações tem vários meios de interpretação da palavra de deus isso que é perigoso so deus para nos dar sabedorias e o espirito santo misericórdia

    ResponderExcluir
  54. Voce diz que as pessoas tem que crer no que diz a bíblia e não no que o homem interpreta e fala. Voce falou tanto nisso e acabou fazendo as pessoas a crer na sua interpretação.
    Voce fala que o segundo personagem de Ezequiel 28 é adão e até acha que adão é o querubim que guardava o jardim do éden. Isso não existe na bíblia. O jardim do éden citado em Ezequiel não é o mesmo jardim citado em Genesis.
    Outra coisa se Jesus disse que satanás não se firmou na verdade é porque ele viveu na verdade e depois se desviou dela isso significa que satanás era perfeito assim como adão e Eva eram perfeitos e caíram em pecado.Mandei esses textos para contestar e debater com você numa boa. Certo amigo?
    Antoniojoseribeiront25@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Deus fez o homem a imagem dele! Deus fez o santuario terrestre a imagem do celestial! Ele ñ poderia fazer o eden na terra igual ao celestial? Ele ñ poderia fazer um anjo com poderes divinos? faça se saber q o diabo so ñ le as mentes como tambem ñ da vida. sua teoria e boa mas contesta a veracidade da bondade de Deus!

    ResponderExcluir
  56. Deus fez o homem a imagem dele! Deus fez o santuario terrestre a imagem do celestial! Ele ñ poderia fazer o eden na terra igual ao celestial? Ele ñ poderia fazer um anjo com poderes divinos? faça se saber q o diabo so ñ le as mentes como tambem ñ da vida. sua teoria e boa mas contesta a veracidade da bondade de Deus!

    ResponderExcluir
  57. Li com atenção o texto, é bom lermos a opinião de outras pessoas, fui acompanhando o texto só por que tinha razões bíblicas e quando encontrei a frase que "Deus criou o mal" vi que se tratava de uma má interpretação das escrituras, e a partir dessa parte só li o restante (perdi tempo) para não comentar precipitadamente como foi escrito o texto.
    1º Acredito que não foi o dono do site que escreveu esse "pensamento" pois o autor refere-se à: Do livro: "O que a Bíblia NÃO DIZ ...mas muitos pregadores e mestres dizem!" Paulo de Aragão Lins. Então não posso dizer que você não tenha discernimento sobre as escrituras, já que li outros assuntos aqui no blogger e gostei, mas acredito que isso dá uma "boa" polêmica.

    2º Se acreditar que o diabo foi criado por Deus, já mal (acho isso impossível), ou não acreditar ( que é o meu caso), isso não leva ninguém ao céu e nem ao inferno, as nossas vidas continuam, Deus ainda é glorificado, é dono de todo o poder e o diabo ainda é um derrotado.

    3º A biblia diz que Deus é bom, e que Ele também é Terrivel, (Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; Dt 10:17) Hb 10:31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo;

    Aff manos, Deus não precisaria criar o mal, por que Ele não é mal, mas Ele é sim TERRÍVEL.
    O fato de Lúcifer, ter iniquidade, é o mesmo que uma sala com falta de luz, ela fica aos escuros, e foi o que aconteceu com o "príncipe" deste mundo, ele ficou vazio de Deus, e cheio de si mesmo. Assim é o homem, que deixar de se ocupar nas coisas de Deus, e vira-se para as coisas deste mundo... acaba VAZIO de Deus.

    Fiquem na Paz Deus abençõe!!!
    Emerson Miranda

    ResponderExcluir
  58. Deus é a união de tudo e espaço, a inteligência e poder da união de todo o Universo e o que e invisível e da qual nossa inteligência não consegue conhecer. No principio não existia nada, nem o tempo, só Ele, e dele surgiu o Big Bag, onde ouve a grande transformação de energia em matéria, evoluindo e se acomodando em galáxias e seus planetas. E um destes propiciou a vida, que foi evoluindo, aparecendo vários tipos de seres e extinguindo os que não se adaptaram. Foi a evolução o instrumento usado por Deus para criar os seres humanos, estes dotados de raciocínio. Ele é o fator determinante de tudo que acontece, pois conhece o passado e o futuro e tem o poder de modificar as coisa com o tempo, determinando seu destino. Ele é superior ao mal e o bem, e os utiliza para que suas criaturas tenha a opção de escolha.

    ResponderExcluir
  59. Acho ridículo pessoas acima copiar argumentos da internet e colar nos comentários. Fala sério! Vão estudar a bíblia.

    Para a decepção dos 90%, nunca existiu e nem existirá o tão sonhado "Livre arbítrio". Isso é balela pra enganar muitos e transformar o Evangelho em teoria de petista....
    O homem não escolhe o bem ou o mal. Ele já nasce mal e para o mal. A natureza pecadora é o cerne da condenação humana. Se não fosse a intervenção divina, aí sim não existiria solução.
    Satanás é um ser criado e foi rebelde desde o princípio. Deus não o criou mal, assim como não fez com Adão... Mas é obvio que a queda tanto dos anjos quanto dos homens estavam nos planos do Altíssimo. Nada fugiu ou escapou da Sua vontade. A queda não foi um acidente...
    Deus fez tudo e fará para Sua glória. Somente. E no Seu plano aprouve a ele pela sua eterna misericórdia eleger tanto anjos como homens para a eterna salvação. E os que não foram eleitos? Deus não quis! Deus então é injusto? Quem é você para contender com o Deus Soberano? Você acha que Deus tem a nossa visão humanista? Você acha que Deus tem o nosso conceito de amor? Jamais... Ele é o totalmente outro. Perfeito em tudo. Ele é justo, se ira, se vinga, perdoa, ama, aprova , reprova... Porque ele é Deus. O homem só pode se dobrar e aceitar! O evangelho deve ser pregado com intuito de apresentar: 1- situação do homem(pecado/condenação) 2-(Jesus Cristo/ Salvação) 3 - Responsabilidade/ Compromisso.
    O problema é que banalizaram o Evangelho. Transformando-o em algo aceitável. "Vem que Jesus resolve os teua problemas...". O maior problema do homem é o pecado e acabou! " As vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus..."
    Jesus não veio morrer pelo mundo. Jesus não veio trazer esperança para o mundo. Ele veio morrer e trazer esperança para os Seus escolhidos. É duro aceitar? Mas é a realidade.
    Não interprete a bíblia com suas emoções. Não vai aceitando as famosas falácias: " livre arbítrio " " Satanás queria o trono de Deus" " As 7 dispensação " " Os dons de línguas e profecias vigoram ate hoje "... Não engula essas mentiras. O medo e coverdia de muitos pastores é a causa das suas derrotas.
    Deus não quer uma igreja cheia de gente. Igreja é pra crente e não pra ação social.
    Eu já passei por vários movimentos ditos " cristãos " e um dos piores foi e é o Pentecostalismo. Pessoas fracas e que deturpam o Evangelho. Homens preguiçosos e incapazes de se esforçar para estudar a Bíblia. Daí vai pregando mentiras no púlpito e enchendo suas igrejas. Pra isso usam a sua espiritualidade, ou diria :" Misticismo" para atrair pessoas as igrejas.
    Tenho colegas que embarcaram nisso e quando os cofrontei eles vinheram com balelas de relação e falar em línguas. Eu os repreendi e rapidinho eles voltaram ao normal. Pedir pra eles criar vergonha na cara e estudar a bíblia. O que eles disseram? Não tenho tempo. Condio no pastor... E assim vai empurrando com a barriga.

    O crente peca por não conhecer a verdade...
    Hoje estou numa ingreja fundamentalista. Livre de emocionalismo, liberalismo e pentecostalismo. Não é perfeita mas tem o privilégio de estudar a verdade e ter um pastor que dar seu suor para encaminhar a igreja para a verdade.


    Sou feliz hoje por seguir na contramão desse mundo e desses ditos movimentos. Nenhum deles pregam a verdade. Eles pregam meia verdade. O que é meia verdadade???? Uma mentira!


    Meu desafio meus caros: Estudem a bíblia em submissão. Peça a Deus para lhe retirar da cegueira desse mundo e doa falsos ensinos...
    A bíblia não precisa ser defendida. Ela precisa ser estudada e aplicada.
    Deus não precisa de nós. Nós que precisamos dEle. E não porque ele vai nos abençoar mas porque Els já fez isso na cruz. Veja bem qual é a sua visão de bênção também...

    Abraço a todos!

    " Prosseguirei em conhecer o Senhor..."

    ResponderExcluir
  60. Tenho algo interessante para acrescentar nos seus estudos,mas pretendo fazer isso de uma forma se podesse um pouco mais reservada,um pequeno exemplo disso é salmos 82.6 e o que a Bíblia deixa bem claro que o maior inimigo somos nós mesmos. Quero muito compartilhar com vc outras coisas em torno deste estudo. Obrigado e o Senhor o abençoe :)

    ResponderExcluir
  61. @Randson Lopes
    Antes de comentar, amado, você deveria ler o texto. Tudo que vc está dizendo é contradito pelo texto, e com fundamentos bíblicos.

    ResponderExcluir
  62. Se Deus foi é o Criador do mal, como podemos analisar Gênesis 1.31 neste contexto:
    "Viu Deus TUDO quanto fizera, e eis que era muito BOM. Houve tarde e manhã, o sexto dia."

    ResponderExcluir
  63. em primeiro lugar quero parabenizar o Randson Lopes por seu comentario ele esta sertissimo. e quanto a esse estudo quero dizer que foi muito bem elaborado mas aqueles que tem o espirito santo jamais se enganara

    ResponderExcluir
  64. @Randson Lopes
    Caro Randson, recomendo ler todo o texto, Para melhor compreensão. Referente a sua frase: "como diz a biblia a semente do mau nasceu no coração dele." Se a passagem bíblica que se refere é a de Ezequiel 28:15, é justamente o que o comentarista mostrou de que se tratava de Adão e não Satanás. A semente aí foi a cobiça de conhecer o bem e o mau diante da tentação de satanás. e sobre o livre arbítrio (escolha), vemos Deus falar que ele cria o mal (Is. 47:5). O que impediria de Deus criar o ser mal. Também poderia ter escolhido fazer o bem. Mas como Jesus falou , ...e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele... Jo. 8:44. A paz!

    ResponderExcluir
  65. @Randson Lopes

    Randson Lopes respeito sua opinião, sei q a vida é feita de escolhas... hj podemos escolher entre o bem e o mal, mas antes de satanas se rebelar contra Deus, nao existia o mau, como satanas escolheria o mau?

    ResponderExcluir
  66. Excelente artigo, só q muito contraditório. E vejo falta de participação da Pessoa q publicou o assunto nas respostas dos usuários do site.

    ResponderExcluir
  67. Se num país exite apenas um governante....todos dizem que o ama assim se deve erguer outro para os testar....e esse outro diferente dos demais para achar em si o orgulho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois assim Deus não saberia ou teria como provar que os anjos caídos não o serviam de verdade....Deus usa Lúcifer para testar suas obras...pois até seus filho foi testado por ele....outro caso claro de jó

      Excluir
  68. olha gostei de seu texto e ponto de vista e ben real mas fui criado sabendo da historia comun de lucifer mas vou pediar a DEUS que te ilumine e me ilumine se vc errou em algum mometo do texto obrigado pela analise da biblia e muito interessante .

    ResponderExcluir
  69. Se o amigo tivesse se preocupado em observar QUANDO a "figura" de Satanás aparece na Bíblia pela primeira vez, nem precisaria fazer todo esse exercício teológico. Já teria concluído que "Satan" não é um SER, e sim que essa palavra significa "adversário", "opositor", ou seja é AQUILO (e não QUEM) que se opõe a uma ideia, especificamente ao bem que procede de Deus.
    Deus não tem "adversários", o homem sim! Portanto, isso é uma criação humana para tentar justificar seus próprios erros; é uma "desculpa esfarrapada" para os desvios cometidos pelo homem, trazida da tradição do Zoroatrismo, em face do exílio babilônico.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  70. O texto é quase convincente. Mais é algo insustentável Deus criou o mal, colocou o homem em uma luta desigual, homem lutando contra satanas um ser espiritual dotado de poder que um homem não tem. Esse Deus seu é meio louco me colocou em uma luta desigual com algo mais podereso do que eu, muita baboseira pra pouca pessoa. Em Tiago 1 dis que Deus não incita o mal a ninguém. O seu conhecimento amigo é meramente humano um desespero de entender o porquê desse mundo ser assim, porém nada de espiritual. Deus não criou o mal para tentar os seres humanos, Deus fez o homem livre em suas escolhas pois servir a Deus por obrigação eu não queria e muito menos os anjos, mais sim servi lo porque nele decidimos acreditar. Deus não incitou o mal na humanidade e muito menos o criou para destruir o ser humano, Deus tinha ciência do mal e do bem pois ele era conhecedor do quer a mal e do que era bem, tanto é que a árvore no jardim ele pediu para que dela não comece para não ser como ele conhecedor do bem e do mal, e entenda algo Deus não queria que o homem a comece pois faria uma guerra entre o bem e o mal, pois o controle que Deus tem sobre o mal e sua oniciencia e poder o homem não conseguiria ter. Vc me dizer que Deus me incitou a maldade isso é um absurdo.

    Queria até fazer um texto grande para quebrar essa sua tese humana mais o espírito santo me poupou de tal feito, pois ele não incita o meu coração a criar contenda.

    Um grande abraço e DEUS o abençoe

    ResponderExcluir
  71. gostei muito do texto, não costumo ler textos tão grandes porem este me prendeu do inicio ao fim. creio que Deus possa ter criado satanás para usa-lo em propósitos pois chegaria uma fase da raça humana em que não acreditariam na grandeza de Deus para isso ele fez satanás para que fizesse o mal e Deus pudesse concertar com o bem ... eu só não entendi ainda uma coisa, o pq Deus enviou jesus na terra e muitos dizem que é por este feito que estamos aqui hoje se Deus comanda satanás pq ele teria tal domínio sobre nós nos dias de hj aponto de Deus ter tido q enviar Jesus para morrer em nosso lugar ou como se diz na bíblia "para todo aquele que nele crê não pereça mas tenha vida eterna' ?

    ResponderExcluir
  72. Oi Bianca Nós não podemos ficar afirmando que Deus crisou satanás, como o é atualmente.Quando Deus criou esse ser, ele ainda não era satanás.De acordo com alguns versículos bíblicos, afirmamos que esse ser se tornou satanás depois. Na bíblia não está escrito que Deus criou satanás.Se não está escrito, então não podemos ficar acusando o todo-poderoso Deus disso.

    ResponderExcluir
  73. Nossa quanta besteira nesse post. Satanás/diabo não é um ser pessoal. O termo refere-se a adjetivos referindo-se a adversário/opositor. O site www.realdevil.info tem uns artigos bem legal. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. muito bem meu irmao vc explicou todos os textos a cima somente não oque ele n conseguiu se firma na verdade. pode ser que um anjo tinha que se coromper e foi ele pois desceu a terça parte com ele tavez, para esse proposito mensionado por vc. mas é claro que é muito mais coerente sua explicação sobre EZEQUIEL ISAIAS DO QUE TENHO OUVIDO ATÉ HOJE parabens.

    ResponderExcluir
  76. Ok Mariana! Você pertence a qual denominação?

    ResponderExcluir
  77. Ok Mariana! Você pertence a qual denominação?

    ResponderExcluir
  78. Lie e entende

    Pergunta: Neste momento em que SATANAS conquista a terça parte dos anjos onde Deus estava? Onde a trindade estava?

    ResponderExcluir
  79. Faça uma exegese vinda do Espirito santo meu amado! Dizer que DEus ja criou satanas para ser mal, é como dizer que Deus é dissimulado...isso não existe! Sendo cristão, vc precisa buscar revelação do alto meu amado, ou pode confundir mt gente aqui! Agora me diz, de onde tirou essa tese na biblia já que diz que só cre no que a biblia diz!?
    Cuidado, mt cuidado pra nao mudar as Palavras do Senhor!

    ResponderExcluir
  80. Olá Luana eu não disse que Deus criou satanás.Eu disse que Deus quando o criou ele ainda não era satanás. ele se tornou satanás depois, porque foi ele que escolheu esse destino de ser adversário de Deus e se tornou satanás.

    ResponderExcluir
  81. Quase fiquei mal disposto.pensei que deus é o cria dor do mal ...acredito na existência de deus mais não vou a igreja...Alguém me ajuda .. A mudar...

    ResponderExcluir
  82. "Outra coisa: como Satanás pôde pecar sem ser tentado? Se alguém, por acaso, o tivesse tentado não teria sido Deus, porque Deus "não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta" (Tiago 1: 13)".

    OUTRO EQUÍVOCO. NÃO SE É TENTADO SOMENTE POR INFLUÊNCIA EXTERNA, O PRÓPRIO LIVRO DE TIAGO 1 DEIXA ISSO CLARO!

    ResponderExcluir
  83. Nossa o pessoal nao sabe nem escrever. ..imagina ler de fato a biblia kk

    ResponderExcluir
  84. Gostei do texto. Muitos pastores e pregadores ensinando errado.

    ResponderExcluir
  85. Anônimo por favor leia; Isaías 45: 5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças.

    6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.

    7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.

    ResponderExcluir
  86. Randson Lopes por favor leia isaías 45: 5,6,7 você vai entender, Ezequiel 28 não se refere á Lúcifer como muitos dizem, o nome Lúcifer saiu da vulgata Latina de Jerônimo, pra muitos são Jerônimo, quando traduziu uma parte da bíblia em Latim, cometeu o erro de traduzir a palavra Lúcifer, que significa, anjo de luz, ou portador da luz, Não existe essa tradução no termo original hebraico, isso hoje tira muito o foco da verdade, Jerônimo foi batizado pelo papa Libério, era filósofo, historíador teologo, não sei onde ele achou essa tradução Lúcifer, Jerônimo deu um vacilo tremendo, ele chama Lúcifer de estrela da alva e ao mesmo tempo chama Jesus de estrela a alva veja; Isaías 14: 12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! 2 Pedro 1: 19 E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações;

    Apocalipse 22: 16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.

    ResponderExcluir
  87. Deus criou esse capetas tudo ruim assim mesmo, soh pra ter oq queimar no final do livro hahaha..

    Apocalipse 20:10 (RA Strong's)
    10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.(detalhe: pq fez tudo certinho como Deus queria.)
    hahaha

    Eh tudo propósito como já dizia o ditado hahaha

    O mais legal eh que a culpa fica toda em Deus sempre neh..

    Fez os cara mal, e agora põe pra queimar, hahaha

    Galera, assim fica fácil demais não??
    Pq Jesus fala que a porta eh estreita, se estamos todos sob a "soberania" de Deus? Eu me pergunto, que tipo de entendimento eh esse que rola na cabeça de vcs?

    #Ser soberano não eh o mesmo que ser ditador!#

    Fico por aqui...
    Deus abençoe a América!

    ResponderExcluir
  88. According to Stanford Medical, It's in fact the SINGLE reason women in this country get to live 10 years more and weigh 19 KG lighter than we do.

    (And by the way, it really has NOTHING to do with genetics or some secret diet and absolutely EVERYTHING to related to "how" they eat.)

    P.S, I said "HOW", not "what"...

    TAP this link to discover if this brief quiz can help you discover your real weight loss potential

    ResponderExcluir
  89. Do you realize there is a 12 word sentence you can say to your crush... that will trigger intense feelings of love and impulsive appeal to you buried inside his heart?

    Because deep inside these 12 words is a "secret signal" that fuels a man's instinct to love, please and guard you with all his heart...

    12 Words Who Trigger A Man's Desire Impulse

    This instinct is so built-in to a man's genetics that it will make him work better than ever before to to be the best lover he can be.

    In fact, triggering this mighty instinct is absolutely important to achieving the best possible relationship with your man that as soon as you send your man a "Secret Signal"...

    ...You will instantly notice him open his soul and mind for you in such a way he haven't experienced before and he will see you as the only woman in the world who has ever truly attracted him.

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.