quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O que significa a transfiguração de Jesus?

Uma noite Jesus sobe ao alto de uma montanha acompanhado por Pedro, Tiago e João. Jesus começa a orar e os discípulos caem no sono. Ao acordarem eles percebem que Jesus se transfigurou: seu rosto brilhava como o Sol e suas roupas ficaram brancas como a luz.




1º - Com quem Jesus estava conversando?

Jesus estava conversando com Moisés e com o profeta Elias. E porque eles?

  • Moisés ( a lei)
Segundo as escrituras hebraicas, a Lei foi dada por Deus através do profeta Moisés, tendo sido os Dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra pelo próprio dedo de Deus no monte Sinai, a tábua dos dez mandamentos. Portanto Moisés aparece na transfiguração representando a Lei.

  • Elias (os profetas) 
Elias foi um dos mais destacados servos de Deus mencionados no Antigo Testamento. Ele testificou de Deus no meio da idolatria, enfrentando o rei de Israel, a rainha Jezabel, os 450 profetas de Baal e os 400 profetas do poste-ídolo (I Reis cap. 18); ele orou a Deus, e não choveu naquela terra por três anos e seis meses! Um super-homem? Não; “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos” (Tiago 5:17). Portanto Elias aparece na transfiguração representando os profetas.

Desta forma Moisés e Elias estavam ali representando as próprias escrituras ( alei e os profetas). Veja o que Jesus diz em (Mateus 7:12): "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas."

Naquele tempo as escrituras sagradas eram divididas em dois grupos de livros (rolos):
A lei = constituída pelos cinco livros do pentateuco atribuídos a Moisés.
Os profetas = constituído pelos demais livros proféticos


2º - Entre eles está Jesus.

Toda a lei e todos os profetas anunciaram a Cristo. Jesus é o tema central da Bíblia. Ele mesmo de­clara em Lucas 24.44 e João 5.39. (Ler também Atos 3.18; 10.43; Apocalipse 22.16). Se olharmos de perto, veremos que, em tipos, figuras, símbolos e profecias, Ele ocupa o lu­gar central das Escrituras, isto além da sua manifestação como está registrada em todo o Novo Testamento.

Em Gênesis, Jesus é o descendente da mulher (Gn 3.15).
Em Êxodo, é o Cordeiro Pascoal.
Em Levítico, é o Sacrifício Expiatório.
Em Números, é a Rocha Ferida.
Em Deuteronômio, é o Profeta.
Em Josué, é o Capitão dos Exércitos do Senhor.
Em Juizes, é o Libertador.
Em Rute, é o Parente Divino.
Em Reis e Crônicas, é o Rei Prometido.
Em Ester, é o Advogado.
Em Jó, é o nosso Redentor.
Nos Salmos, é o nosso socorro e alegria.
Em Provérbios, é a Sabedoria de Deus.
Em Cantares de Salomão, é o nosso Amado.
Em Eclesiastes, é o Alvo Verdadeiro.
Nos Profetas, é o Messias Prometido.
Nos Evangelhos, é o Salvador do Mundo.
Nos Atos, é o Cristo Ressurgido.
Nas Epístolas, é a Cabeça da Igreja.
No Apocalipse, é o Alfa e o ômega; é o Cristo que volta para reinar.


3º - Sobre o que estavam falando

O rosto e as vestes de Jesus tornam-se fulgurantes de luz, Moisés e Elias aparecem, e é importante notar que o evangelista destaca sobre o que eles falavam: “de sua partida que iria se consumar em Jerusalém” (Lc 9,31).


4º - O que Deus ensina a Pedro

Pedro, sem entender bem o que estava acontecendo, propõem para o Mestre construir abrigo para os três que conversavam. Porque ele agiu assim?

É interessante notar que em nenhum outro momento Pedro se dispôs a construir um abrigo para Jesus, mas desta vez impressionado se sentiu na obrigação de servir os ilustres "visitantes". Claro que não ficaria bem abrigar os dois profetas e deixar seu Mestre sem abrigo, sendo assim se dispôs a servir os três.

E justamente neste momento a Trindade inteira se manifesta: o Pai, na voz; o Filho, no homem; o Espírito, na nuvem clara. E Jesus mostra sua glória divina. Mostra também que, para “entrar em sua glória” (Lc 24,26), deve passar pela Cruz em Jerusalém. Moisés e Elias haviam visto a glória de Deus sobre a Montanha; a Lei e os profetas tinham anunciado os sofrimentos do Messias. Fica claro que a Paixão de Jesus é sem dúvida a vontade do Pai: o Filho age como servo de Deus.

E esta passagem termina com Deus Pai deixando bem claro que, Jesus é seu filho amado e é a Ele que devemos ouvir.  "Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi." (Mateus 17:5)

Ou seja, toda honra, toda glória devem ser dadas a Jesus, não aos servos. E por mais que a lei e os profetas sejam importantes, é a Jesus que devemos ouvir pois somente Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6)

28 comentários:

  1. Excelente explicação. Além de nós, evangélicos, os espíritas, que não possuem capacitação teológica para uma correta exegese, deveriam ler este comentário, além de estudar corretamente a Palavra de Deus. Aliás, eles não crêem que a Bíblia seja e Palavra de Deus, e não aceitam o Antigo Testamento, que condena a consulta aos mortos.

    ResponderExcluir
  2. Qual a diferença entre Jesus e o Inri Cristo?
    Nenhuma!
    Inri Cristo à 2 mil anos seria tratado como Jesus.
    Jesus nos dias de hoje seria tratado como Inri Cristo.
    Fato!

    ResponderExcluir
  3. @Bozo

    Você já viu o inri curando um cego, um paralítico, um mudo ou surdo?
    Já viu ele ressuscitando um morto?
    Já ouviu ele pregando com saberia inquestionável?
    já viu ele disposto a morrer no lugar do mais vil pecador?

    Não é, nem vai ver. Pois estas qualidades só podem ser encontradas em Jesus Cristo,
    o único caminho, a única verdade, o Senhor da vida!

    Que Ele te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. @Bozo
    Bozo por favor saia do anonimato, um palhaço não deveria fazer uma coisa tão sem graça assim.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, eu não vi o Inri fazer isso, nem vc viu Jesus fazer isso. So está repetindo o que leu na Bíblia, aquele livro que é uma compilação de lendas ainda mais antigas grande parte delas provenientes do politeísmo sumérico.
    Se no tempo da sua avó já existiam muitas lendas, imagina a 2 mil anos!
    E Jesus com sua sabedoria inigualável como dito por vc, pq ao invés de ficar caminhando sobre as águas, não nos deixou um vasto conhecimento sobre medicina?
    Ah sim, a medicina, essa sim funciona! E o piór é que depois dela fazer tudo sozinha, tem fulanos atribuindo a cura a um ser mitológico chamado de Deus! O único e verdadeiro.
    Tem muita gente precisando passar um Gimo Cupim nessa cara-de-pau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medicina? ??
      Deus deu sabedoria sim aos homens, para se capacitarem em medicina, agora me reponda vc ja viu medicina curar tudo, tudo é a permissão de Deus, tinha uma tia que estava muito doente com câncer, A medicina, sim essa a desenganou, mas ela com a fé em Jesus o Salvador foi curada e os médicos ficaram adimirados de com uma ferida cancerigena no ultero desapareceu, deixe Jesus entrar na sua vida e verás quão grandioso é

      Excluir
  6. Pq apagou meu comentario seu pastor? além do meu o do outro crente também.
    ficou envergonhado com as asneiras de uma de sua ovelhinhas do rebanho?
    as asneiras que ele disse nao sao maiores nem menores do que as que vc e a biblia dizem.
    Todos vcs sào hipocritas 100% pq duvido que seguem todos os ensinamentos.
    Vamos todos para o inferno. te encontro lá!

    ResponderExcluir
  7. @Bozo

    Não há nenhum pastor na administração do blog. Também não estamos aqui para julgar opiniões. Posso te garantir que nenhum comentário será excluído desde que não contenha ofensas. Acreditando ou não em Deus, espero que tanto crentes como ateus respeitem uns aos outros.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. que DEUS abençoe todos que gosta das criticas pois faltam entendimento é a sabedoria de DEUS pois o mundo nunca vai entender as coisas espiritual

    ResponderExcluir
  9. Biblia,diz em 2corintios4.4 que nos quais o deus deste seculo cegou os entendimentos dos incredulos,para que nao lhes resplandeça a luz do evangelho da gloria de Cristo,que e a imagemde DEUS.entao meu amado leia capitulo 4 de 2 corintios. bozo quando vc passa por um perigo primeiro nome que vc chama e DEUS, que a palavra de DEUS te alcance como vc nao acredita em DEUS,fl que vai pro inferno. JESUS TE AMA.

    ResponderExcluir
  10. moises de guarulhos deus sem o homem continuara sendo deus ja o homen sem deus nada e nada sera

    ResponderExcluir
  11. moises de guarulhos toda capacidade do homen vem de deus pois deus o criou a sua imagem e semelhança por isso o homem tem como ele capaçidade para criar e administrar na terr genesis capitulo 1v26.27 muitos erram por nao conhecerem as escrituras e nem o poder de deus

    ResponderExcluir
  12. se jesus fosse um ser mitologico nesse mais de 2000 anos ja teria caido no esquecimento de grande maioria mas como e um ser vivo e poderoso acrença nele so almenta de decada em decada de seculo em seculo devido a manifetaçao de sua existencia e de seu poder na vida de muitos e ele antes de subir ao ceu de onde um dia voltara disse que as portas do inferno nao prevaleceria contra sua igreja quanto mais a atacam mais cresce

    ResponderExcluir
  13. Pobre e miserável bozo, o inferno está reservado para satanás e seus seguidores, você é um zé ninguém pois não sabe de onde veio e nem para onde vai. O inferno é para quem ta perdido e você parece fazer parte desses.

    ResponderExcluir
  14. bozo vc se acha o tal acha que não existe Deus? pois que foi que fez os céus e a terra o mar o sol e as estrelas ? e quem é que te da esse folego de vida ae que vc tem ? se arrependa e se converta ao evangelho que é Jesus. essa é a melhor coisa que vc pode fazer na sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde de julga pede oração pra eles Jesus disse não jugue pra não ser julgado abraços

      Excluir
  15. Eu tenho um livro que diz que Jesus existe Bozo me prove que ele não existe.

    ResponderExcluir
  16. Vc acha que quem criou os céus e a terra? ? O big bang? Então explode tua casa pra ver se ela vira uma mansão.
    O bib bang vai ser pra sempre teoria.

    ResponderExcluir
  17. quer dizer que existe vida após a morte; vejam moisés e elias já tinha passado por aqui e voltaram para entregarem para o senhor, a lei e os profecias. forte esse Deus capaz de fazer voltar na terra quem já morreram e seus corpos enterrados. meditem nisso amados após a morte a vida segue em algun lugar no seio do abraão ou no inferno.

    ResponderExcluir
  18. todos que dizem não acreditar em Deus ,um dia terão que se dobrar e confessar que JESUS CRISTO É O SENHOR..!!!Filipenses cap:2;9e10

    ResponderExcluir
  19. Ao invés de ficarmos dando ibope aos comentários dessa pessoa que nem identificação tem,vamos nos atentarmos para a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  20. O aparecimento de Elias e Moisés no evento da transfiguração foi genuíno e possível pelo fato de que:

    (1) Elias foi trasladado vivo ao Céu, sem provar a morte:

    “Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.
    Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará.
    Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
    O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.” II Reis 2:9-12

    (2) Moisés haver sido previamente ressuscitado dos mortos e levado para o Céu, como sugere a declaração bíblica no livro de Judas:

    “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” Judas 9

    Moisés e Elias vieram ter com Jesus a fim de fortalecê-lo para enfrentar os dias difíceis que teria pela frente. Dias de prisão, julgamento e morte.

    Moisés e Elias vieram ter com Jesus representando o futuro reino de Deus a ser implantado pela morte de Cristo. Elias, representando os que serão transladados sem ver a morte. E Moisés representando os que após a morte, forem ressuscitados por Deus para vida eterna

    ResponderExcluir
  21. No final de tudo vamos ver , eu sei de uma coisa toda lingua confessará e todo joelho se dobrara ...

    ResponderExcluir
  22. No final de tudo vamos ver , eu sei de uma coisa toda lingua confessará e todo joelho se dobrara ...

    ResponderExcluir
  23. Deus existe, independentemente se creio ou não na sua existência. o homem natural não consegue entender as coisas espirituais. sigo a cristo a 35 anos e tenho experiência própria com ele, além daquilo que a bíblia diz.

    ResponderExcluir
  24. Eu sem Deus não sou nada e ele sem mim, continua sendo Deus. toda glória seja dado o seu nome para sempre. amém!

    ResponderExcluir
  25. @RALFH LIMA
    Leia a bíblia antes de falar algo jovem. Elias foi arrebatado. Moisés morreu, mas Deus escondeu seus ossos. Pois Santanás queria acha-lo para que os povos o pudessem adorar, mas não encontrou.

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.