domingo, 28 de fevereiro de 2016

O sacerdote entrava no Santo dos Santos amarrado a uma corda?

É muito comum ouvir em pregações, livros evangélicos, sites da Internet é até mesmo em comentários bíblicos que os sumo sacerdotes tinham uma corda atada a cintura por ocasião de sua entrada no Santo dos Santos. O objetivo desse costume seria o de permitir o resgate do corpo do sumo sacerdote caso fosse consumido pela ira divina, mas seria isso verdade?


A lenda da corda sacerdotal


Todd Bolen, professor de Estudos Bíblicos no Israel Bible Extension do The Master’s College, Santa Clarita, Califórnia, USA, afirma que é isso um mito. Ele destaca que esse costume “não é encontrado em nenhuma fonte antiga, incluindo a Bíblia hebraica, o Novo Testamento, os Manuscritos do Mar Morto, Flávio Josefo [historiador judeu do primeiro século], os apócrifos, a Mishnah, o Talmude babilônico ou o Talmude de Jerusalém”.


Como é de costume, quando se fala do sacerdócio Levítico, vem à tona a questão do sacerdote ser amarrado à cintura ou ao tornozelo, em especifico no dia da expiação, para que, caso morresse no lugar santíssimo ao se apresentar diante do Senhor que falava de sobre o propiciatório de ouro, fosse então puxado para fora.

Por enquanto, ainda não foi localizada a fonte original, mas aparentemente ele surgiu muito tempo depois da existência do último templo judeu. A evidência bíblica e histórica indica que não havia nenhuma corda, pelo menos não para uso comum. 

O renomado Dr. WE Nunally , professor de hebraico e judaísmo antigo, também diz o seguinte: 

"A corda amarrando o sumo sacerdote é apenas uma lenda. Ela tem origens obscuras na Idade Média e continua sendo ensinada. Não é encontrado em qualquer lugar na Bíblia, nos Apócrifos , Manuscritos do Mar Morto, Josefo, Talmud, Mishna, ou qualquer outra fonte judaica. Ela simplesmente não existe!". 



A Fundação de Estudos Bíblicos (associado ao Dallas Theological Seminary), da mesma maneira, reporta que suas pesquisas classificaram a "corda ao redor do tornozelo, ou cintura, ou talvez o pé" como lenda "para descansar." Eles também apontam que Aaron estava a usar uma estola azul, com sinos em sua bainha (Êxodo 28:31-35), quando ele entrou no Lugar Santo (não é o Santo dos Santos) (Levítico 16:2-4). Quando ele entra no Santo dos Santos, ele lava e veste roupas de linho especial, não o éfode com sinos. "Se não houver a sinos para serem tocados, não há necessidade da corda."


A Associação de Amigos Judeus Messiânicos levanta pontos com relação à dificuldade de arrastar um sacerdote morto fora do Santo dos Santos:

"Você só pode arrastar para fora o sacerdote, se ele morreu no lugar Santo. Pela forma como as cortinas do templo foram concebidas, o sacerdote não poderia ter sido arrastado para fora do Santo dos Santos. O véu foi feito com muitas camadas de tecido. As cortinas eram sobrepostas e faziam um pequeno labirinto através do qual o sacerdote caminhava ... "

Portanto caros e queridos irmãos e estudantes da Bíblia fica aqui esta modesta observação, para que assim venhamos a condizer com a responsabilidade que temos em ser mordomos dos valores divinos, servindo ao nosso semelhante somente as riquezas da verdadeira revelação bíblica. 


Ajude a divulgar. Compartilhe!

31 comentários:

  1. Na História houve algum Sumo Sacerdote que morreu no Santo dos Santos?

    ResponderExcluir
  2. @Germano

    Sumo sacerdote não, mas sacerdotes sim, Nadabe e Abiú filhoe da Arão.
    Leia Levítico 10

    ResponderExcluir
  3. EXODO 28:34-35 NÃO É LENDA

    ResponderExcluir
  4. Sim ex.28:34,35 , faz mensao doa sinos e sa romas, no entanto nao há registro da corda , atada ao sacerdote, em nenhum lugar se emcontra , entao fica claro pra mim que. Existeu as campanhisa e as romas conforme o relato bíblico , fora isso o restante é apena slenda . Que Deus nos abençoe a todos .

    ResponderExcluir
  5. E conforme o irmao Rocha disse , hove os filhos de Aráo que morreram , mas alem de nao serem sacerdotes , nao tinham cordas amadas neles,pelo menos nao ha conotaçoes bíblica sobre isto amém

    ResponderExcluir
  6. Êxodo 28. 34-35 não a cordas só campainhas! Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  7. Êxodo 28. 34-35 não a cordas só campainhas! Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  8. Êxodo 28. 34-35 não a cordas só campainhas! Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  9. APESAR DE SABER QUE A CORDA É UM MITO, MAS NÃO SEI COMO O SUMO- SACERDOTE ERA TIRADO EM CASO DE UMA EVENTUAL MORTE? ALGUÉM PARA EXCLARECER MINHA DÚVIDA. OUTRA COISA QUEM TIRAVA A ARCA DA ALIANÇA DO SANTÍSSIMO PARA ENTREGAR OS LEVITAS E SACERDOTES SENDO QUE SOMENTE O SUMO PODERIA ENTRAR NO SANTÍSSIMO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo se torna simples e bem claro quando se põe os joelhos dobrados a orar e pedir ao Espírito Santo o dicernimento e a revelação da palavra e da história

      Excluir
    2. Na minha opiniao a corda nao era lenda.. Muitos axam q a corda era para tirar um sumo sacerdote morto..mas em toda biblia n se fala q algum morreu. Pois ninguem era burro de entrar na presença de Deus em pecado...com isso pode se dizer que a corda era pra arrastar o sumo sacerdote la de dentro, pois depois q Deus voltava pro ceu o sumo entrava em estado de choque por ter ficado de frente a frente com Deus i começava a tremer i os sinos faziam barulhos i quando os sacerdotes escutavam eles o arrastavam de dentro da sala pois no estado que estava ele n sairia la de dentro

      Excluir
  10. ALGUEM PODERIA ME DIZER COMO ERA O PASSO A PASSO PARA QUE OS SACERDOTES VIESSEM A ENTRAR NO SANTO DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  11. amados irmãos, quem falou que a corda não e relatada para tira o sacerdote não esta na bíblia de fato é, mas sabemos que ninguém ia deixar que um cadáver ficase dentro dos santos dos santos, por isso viu-se a necessidade de o sacerdote entra com uma corda amarrada no peito e as campainhas e romã servia para saber ser ele estava vivo ou morto conforme o barulho das mesma, agora se você tem a campainha de Deus na sua vida com certeza está glorificando ao Senhor, se não a corda que era usada vai servi para você.

    ResponderExcluir
  12. Não me meto tanto no negócio, so quero aprender....

    ResponderExcluir
  13. Nas divisões do tabernáculo, Até aonde chegavam os levitas? E os sacerdotes? E o sumo sacerdote?

    ResponderExcluir
  14. meus irmão não temos o que relata pois o sacerdote que estava em percado morresse os outros sacerdote sem percado de morte eram o que tiravam o morto pra fora.

    ResponderExcluir
  15. muito bom o debate,serve para crescermos em conhecimentos.
    amém..

    ResponderExcluir
  16. De fato não há um relato na Bíblia que fala dessa tal cordinha, pois os sumos sacerdotes pelo menos uma semana antes eles entravam em uma grande consagração pela ida deles, pois sabiam o risco que corriam.

    ResponderExcluir
  17. E também não há um relato na Bíblia que um sumo sacerdote morreu nessas condições. Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Amigos a meu ver em êxodo28:34-35 a uma grande duvida sobre como o sacerdote seria tirado quando morto. A uma lenda que uma corda seria amarrado ao sacerdote para tira lo. mas a bíblia é bem claro na parte b do v 35 sobre o sino (quando entrar e quando sair para não morrer) assim fica claro que se eles entrasse sem o sino ou alguma parte da rouba sacerdotal seria morto antes de entrar ou se tirasse alguma parte lá dentro seria morto ao sair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom eu pelo menos nunca encontrei na bíblia que morreu algum sumo sacerdote no lugar santíssimo onde estava o propiciatório.
      O relato da morte dos sacerdotes foi no altar do incenso

      Excluir
    2. Bom eu pelo menos nunca encontrei na bíblia que morreu algum sumo sacerdote no lugar santíssimo onde estava o propiciatório.
      O relato da morte dos sacerdotes foi no altar do incenso

      Excluir
  20. Graça e paz queridos, precisamos lembrar que o propósito dos rituais que o sumo sacerdote cumpria era poderá trazer princípios para todo o povo. Pois bem sabemos que os sacrifícios não perdoavam os pecados e tampouco houve na história algum homem que não pecou além de JESUS. Só uma colaboração.

    ResponderExcluir
  21. Pelo meu entender, o sumo sacerdote jamais seria morto dentro do santo dos santos, pelo fato de ter de se purificar antes de entrar. Leviticos 16

    ResponderExcluir
  22. O fato é que a VERDADE de DEUS é puríssima, e jamais será contaminada, e jamais aceitará a presença da mentira e do pecado que habita no homem. Portanto é totalmente plausível que alguém que tente burlar sua própria condição de santidade, apresentando-se perante o Senhor, trazendo pecados em si, sucumba imediatamente quando na presença de Deus.

    ResponderExcluir
  23. Bem meu comentário a respeito desse assunto e simples , comoalguns irmão comentou que nenhum sacerdote era burro a ponto de ter uma pequena dúvida ou não de estar em pecado e arrisca a entra no lugar santo e morrer, e não relato de que algum morreu, mas para os dias de hoje nos nos consagrados alguns dias que antecede ao participarão da santa ceia do senhor, e depois esquecidos que essa consagração deve ser contìua ou melhor sem parar todo dia , pra finalizar o pecado bate a porta todo dia, e quase sempre abrimos a porta pra ele, mãe fiquem com Dseus viagem Jesus está voltantando todas profecias já foram realizadas...!

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.