segunda-feira, 22 de abril de 2019

Quem veio para matar, roubar e destruir?

Convivi anos com a interpretação de que quem veio para "matar, roubar e destruir" era o diabo, porém Jesus não está falando do diabo em João 10, e não me parece que seja este o assunto tratado por Jesus. Então, quem veio para matar, roubar e destruir? E por que a interpretação referente ao diabo se popularizou tanto?




Os lideres de Israel eram ladrões, salteadores por subtraírem a palavra de Deus que concede vida aos homens. Sob o pretexto de sacrifícios (orações prolongadas, jejuns, festas, dias, luas) extorquiam a casa dos necessitados (viúvas, órfãos) ( Mt 23:14 ). ‘prolongadas orações’ é figura de sacrifícios, e viúvas e órfãos são figuras utilizadas para ilustrar os necessitados, os pobres de espíritos.

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador” ( Jo 10:1 )


Quem veio matar, roubar e destruir?

A resposta é simples e fácil: o ladrão!
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir” ( Jo 10:10 ).

Porém, há quem divulgue que o diabo é quem veio matar, roubar e destruir. Seria o diabo o ladrão que Jesus faz referência?

É comum ouvirmos mensagens enfatizando que o diabo veio para matar, roubar e destruir a saúde, a família e as finanças do homem. Outros alegam que o diabo veio para matar, roubar e destruir a paz, a fé, a esperança, o amor, a salvação, etc., do cristão.


Seria isto verdade?

Então, no livro de (João 10.1-18) que analisaremos, temos que entender que o Senhor Jesus observava no
 o que estavam acontecendo em Israel, fatos esses ocorridos e relatados em parábolas quando o Senhor iniciou seu ministério evangelístico aos Judeus, pois Israel era de Deus, mais liderado por muitos ladrões!

O próprio Senhor Jesus Cristo deixou relatado em (João 10.6), que as pessoas não compreendiam o sentido do que lhes fora falado pelo Senhor Jesus, e ainda hoje, no tempo presente, também muitos foram  ensinados errado pelos seus líderes religiosos, que afirmam que é o diabo quem veio para matar, roubar e destruir. Então veremos biblicamente de quem o Senhor Jesus verdadeiramente está falando.

Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. (João 10.6)

Para entendermos profundamente essa parábola e descobrirmos o verdadeiro ladrão, temos que entender o local de onde o Senhor estava falando e os personagens dessa parábola. Vejamos:

O ladrão vem somente para matar, roubar e destruir; e eu vim para que tenha vida e a tenham em abundância. (João 10.10)

O fato de que nosso Senhor Jesus Cristo ter dito essas palavras: Eu vim para que tenham vida em abundância, não quer dizer que o diabo veio para matar, roubar e destruir, pois logo interpretação seria de que devido o diabo ser oposto a Jesus Cristo ele seria esse ladrão mencionando neste versículo. Mais o ladrão veio antes do Senhor Jesus conforme veremos na bíblia.

Vamos analisar desde o começo do parágrafo aonde o Senhor Jesus Cristo deixou muito bem explicado a função de cada um neste capitulo:

Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta do aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. (João 10.1)

Note que neste versículo inicial, o próprio Senhor Jesus já explica uma característica de como o ladrão vai aparecer, vai entrar no local aonde estão as ovelhas do Senhor, e não pela porta e sim por outro local!

Veremos daqui para frente que a porta também é o pastor das ovelhas, e o porteiro é quem abre para o pastor das ovelhas!

Aquele, porém que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.(João 10.2)

Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora (João 10.3)

Quem é esse que entra pela porta e, é o pastor das ovelhas?

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas (João 10.11)

E o Senhor Jesus também é a porta?

Jesus, pois, lhe afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas (João 10.7)
Eu sou a porta. Se alguém entra por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem (João 10.9)

E quem é esse porteiro que abre a porta para o pastor das ovelhas, o Senhor Jesus Cristo?

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.(Salmos 127.1)
E prosseguiu: por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir até mim, se pelo Pai, não lhe for concedido. (João 6.65)

Então agora para o entendimento ficar melhor, temos que imaginar um local, uma casa por exemplo, aonde tem uma porta, que é o Senhor Jesus, e na frente dessa porta, um porteiro que é Deus, permitindo que as ovelhas chamadas pelo nome possam ter acesso, e que neste mesmo local, tem outra entrada, que normalmente toda casa tem uma ou duas janelas, que é essa parte que é subida pelo ladrão e salteador.

Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta do aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. (João 10.1)

Mas o ladrão, que é um mercenário também está junto das ovelhas? Veja a mais uma dica deixada pelo Senhor Jesus, sobre o ladrão, sobre o mercenário!

O mercenário, que não é o pastor, a quem não lhe pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então o lobo as arrebatas e dispersa. (João 10.612)

Note que o ladrão e salteador entrou por outro lugar, lembra da casa que demos de exemplo, que tem janelas? Então o mercenário ladrão entrou por ali e ficou junto com as ovelhas que o Senhor Jesus chamou pelo nome.

Este local referido pelo senhor Jesus, é o mesmo que o Deus Pai estava observando lá do alto, e teve que enviar seu Único Filho para acabar com a vergonhosa roubalheira. Então o Senhor Jesus iniciou seu ministério em Israel, por isso que nesta parábola o Aprisco das ovelhas é Israel!!

Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.(João 10.1)

Então quem são esses que vieram antes do Senhor Jesus, que deveriam apascentar as ovelhas, mais é ladrão, mercenário e que não cuida das ovelhas do Senhor quando o lobo vem? Vejam a verdade:

Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?(Ezequiel 34.1-2)

Vejam a prova de que Deus estava vendo toda a sujeirada, toda roubalheira por parte dos pastores de Israel que deveriam apascentar as ovelhas, mais estavam é desfrutando dos benefícios que recolhiam do povo de Israel. Veja:

Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim, se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todas as feras do campo 
(Ezequiel 34.3-5)

Veja a prova de que Deus, o porteiro, que abre o caminho para as ovelhas que são chamadas pelos nomes, veja o que Deus prometeu e cumpriu através do Senhor Jesus que é a porta.

Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei.
Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão. (Ezequiel 34.11-12)

Veja agora a compatibilidade com que o Senhor Jesus estava falando na parábola em João:

O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. (João 10.12-13)

Conheçam outros ladrões, que o Senhor Jesus Cristo chamou de raça de víboras, pois enganavam o povo de Israel, se passavam de bonzinhos, certinhos diante do povo, mas por trás roubavam, matavam e destruíam Israel.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.(Mateus 23.23)

No passado, os ladrões que vieram antes do Senhor Jesus, conforme a bíblia, que foram os sumo sacerdotes, os escribas, os fariseus que viviam seus preceitos na lei de Moisés e não cumpriam diante de Deus. Por isso Deus enviou Seu Filho para substituir esses ladrões acabando com a roubalheira diante do Senhor.

Jesus é o verdadeiro Pastor das ovelhas, e agora na era Cristã, muitos estão sendo enganados pelos seus falsos lideres religiosos, pastores, porque não tem conhecimento bíblico, e afirmam qualquer coisa que vem pela cabeça. Os estudos ensinados na verdadeira igreja de Deus, nos mostra biblicamente, fica provado que o ladrão da parábola em (João 10.10) não é o diabo!

E a final, o que os pastores roubavam do povo de Israel, e que infelizmente acontece nos dias de hoje também, pois é ensinando que o diabo é o ladrão, a bíblia prova que não é! Veja agora o que foi e é roubado pelos pastores que dizem que o ladrão é o diabo:

Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro. Eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse. (Jeremias 23.30-31)

O que os pastores ladrões, e lideres responsáveis em Israel matavam, e foram ditas pelo Senhor Jesus, verdadeiro Pastor na parábola em João 10?

Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado.(Mateus 12.2)
Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes.(Mateus 12.7)

De que o Senhor Jesus estava falando nos capítulos acima, veja você mesmo:

Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.(Hebreus 10.28)

Infelizmente se refere aos lideres religiosos, supostos profetas que ficam disfarçados no meio do povo e ensinam muitas coisas erradas aos membros sinceros que são enganados.  Veja a prova que eles estão no meio de vós:

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.(Mateus 7.15)


E ainda dizem que o Senhor está com o seu ministério, na sua igreja.

Os seus cabeças dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.(Miqueias 3.11)


Você pensa que só porque eles fazem muitos milagres, Curas, expulsam demônios, isso é a base da fé que agrada a Deus? Veja o recado do Senhor Jesus do que vai acontecer no dia que esses falsos profetas milagreiros estiverem com o Senhor:

Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.(Mateus 7.23)

Segue um recado do meu Senhor para vocês pastores ladrões, que não ensinam nada em suas instituições, querem só saber de recolher muitos valores, pregam isso com fundamento de fé, o verdadeiro Deus da bíblia, o que edificou e criou sua casa a igreja de Deus, que tem seu nome perpetuamente disse:


Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! -diz o SENHOR.
Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.

(Jeremias 23.1-2)



Ajude a divulgar. Compartilhe!

20 comentários:

  1. Vocês já não são grandinhos o suficiente para não acreditar em ser invisível?

    Quanta merda, ao invés de ficar lendo essas merd@s, vão para escola.

    ResponderExcluir
  2. @AnônimoE você deveria deixar de ser infantil e ir buscar as coisas que são de seu interesse, e não ir atrás daquilo que é do interesse alheio para com isso implicar.

    ResponderExcluir
  3. O ladrão VEM somente para matar, roubar e destruir; e eu VIM para que tenha vida e a tenham em abundância. (João 10.10)

    Só discordo de quem veio primeiro, pois o ladrão VEM, ou seja, ainda nao veio, e Jesus fala; eu VIM, ou seja antes mesmo do ladrão chegar Jesus já está lá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito q vc precise meditar um pouco mais no texto Anônimo, pois o Senhor Jesus disse, que todos qtos vieram antes dele, são ladrões e salteadores, assim tb todos qtos não entram pela porta

      Excluir
  4. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efesios 6;4

    se a nossa luta e contra lideres desde da epoca de Jesus ate nos dias de hoje, gostaria de saber qual a função do diabo?

    ResponderExcluir
  5. Concordo em parte com o Anônimo acima. Não podemos tirar o foco da maldade do diabo, porque ainda que o homem dê brecha e se deleita na lã das ovelhas por interesse próprio, pra satisfazer suas vontades, ainda assim o diabo está no meio, porque de tudo que não procede de Deus ele está envolvido; o problema é que o ser humano tira de si a responsabilidade de dar a satanás essa legalidade e joga tudo pro diabo quando muitas vezes faz por prazer próprio.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite..apaz do Senhor Jesus Cristo.
    "Habacuque: 2. 1-20". Sobre a minha torre de vigia me colocarei e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que me dirá, e o que eu responderei no tocante, a minha queixa.
    2. Entao o Senhor me respondeu , e disse: Escreve a visão e torna-se bem legivel sobre tabuas, para que a possa ler quem passa correndo.
    3. Pois a visão é ainda para o tempo determinado, e se apressa para o fim. Ainda que se demore, espera-o; porque certamente virá, não tardará.
    4. Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
    5. Além disso, o vinho é traidor; o homem soberbo não permanece. Ele alarga como o Seol o seu desejo; como a morte, nunca se pode fartar, mas ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos.
    6. Não levantarão, pois, todos estes contra ele um provérbio e um dito zombador? E dirão: Ai daquele que acumula o que não é seu! (até quando?) e daquele que se carrega a si mesmo de penhores!
    7. Não se levantarão de repente os teus credores? e não despertarão os que te farão tremer? Então lhes servirás tu de despojo.
    8. Visto como despojaste muitas nações, os demais povos te despojarão a ti, por causa do sangue dos homens, e da violência para com a terra, a cidade, e todos os que nela habitam.
    9. Ai daquele que adquire para a sua casa lucros criminosos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar das garras da calamidade!
    10. Vergonha maquinaste para a tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a tua alma.
    11. pois a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento.
    12. Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e que funda a cidade com iniqüidade!
    13. Acaso não procede do Senhor dos exércitos que os povos trabalhem para o fogo e as nações se cansem em vão?
    14. Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.
    15. Ai daquele que da de beber ao seu próximo, adicionando à bebida o seu furor, e que o embebeda para ver a sua nudez!
    16. Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do Senhor se chegará a ti, e ignomínia cairá sobre a tua glória.
    17. Pois a violência cometida contra o Libano te cobrirá, e bem assim a destruição das feras te amedrontrará por causa do sangue dos homens, e da violência para com a terra, a cidade e todos os que nele habitam.
    18. Que aproveita a imagem esculpida, tendo-a esculpido o seu artífice? a imagem de fundição, que ensina a mentira? Pois o artífice confia na sua própria obra, quando forma ídolos mudos.
    19. Ai daquele que diz ao pau: Acorda; e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, e dentro dele não há espírito algum.
    20. Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra; cale-se diante dele toda a terra.
    Que Deus abençoe a todos !!

    ResponderExcluir
  7. Irmãos o diabo vem.pra matar roubar e destruir,me digam existe outro senão o próprio inimigo?concordo na questão de líderes nos tempos de hoje , porém a bíblia é clara quando se trata do inimigo , satanás governa um grupo de espíritos malignos que com a ajuda da humanidade estabelece uma contracultura de pecado que desafia a ordem da justiça divina seu objetivo é opor-se à obra de Deus é roubar matar e destruir . Leiam a bíblia que a paz estejam com vocês.

    ResponderExcluir
  8. Irmãos o diabo vem.pra matar roubar e destruir,me digam existe outro senão o próprio inimigo?concordo na questão de líderes nos tempos de hoje , porém a bíblia é clara quando se trata do inimigo , satanás governa um grupo de espíritos malignos que com a ajuda da humanidade estabelece uma contracultura de pecado que desafia a ordem da justiça divina seu objetivo é opor-se à obra de Deus é roubar matar e destruir . Leiam a bíblia que a paz estejam com vocês.

    ResponderExcluir
  9. Ultimamente tenho lido e ouvido muitos interpretes da bíblia mas este realmente é inacreditável. Tudo escrito resume em inocentar o Diabo! sutilmente Ele tem seus advogados.
    "E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim. Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito de mentira na boca destes teus profetas; e o Senhor falou o mal a teu respeito"
    2 Crônicas 18:21,22.
    Melhor mesmo é ler o capítulo todo

    ResponderExcluir
  10. Pra mim o diabo é o pastor mesmo, só ele é o próprio demônio, provas estão abaixo:
    https://www.youtube.com/watch?v=5Dp9JExyC90
    https://www.youtube.com/watch?v=nlzGhfJ8atE
    https://www.youtube.com/watch?v=F5AvP2LPGMA

    Só respondam o comentário depois de assistir os videos

    ResponderExcluir
  11. Agora eu pergunto quem ensinou o homem matar roubar destruir, para que o homem fosse contra a vontade de Deus. Será que o homem aprendeu tudo isso sozinho ou teve ajuda do diabo. Acredito que o diabo veio sim não só pra isso, mas para por o homem contra Deus agindo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O homem q não serve a Deus,age mesmo por influência do diabo. Mas isso não tira sua responsabilidade. No Eden Adão e Eva pecaram influênciados pelo diabo, mesmo assim o pecado foi deles

      Excluir
  12. Estudo muito bem preparado e a luz das Escrituras. Até q enfim uma interpretação com uso da hermenêutica, e não dá própria vontade humana. Meus Parabéns. Continue com esses estudos

    ResponderExcluir
  13. Procurei mas não encontrei o nome do autor. Seria bom que assinasse o que escreve. Ou será que somente eu não achei o autor que defende o satanás?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde a todos!!!
    Não vou questionar ninguém, até porque somos democráticos e temos o direito de nos manifestar..., eu digo concordo com a exposição do autor desse maravilhoso estudo, pois, veio de encontro com as minhas confusões...no tocante ao estágio do ladrão..., matar, roubar e destruir, tinha ao meu mode de ver, mais verdades que estavam ocultas...enfim agora eu pude entender, houver luz ao meu entendimento...Deus é mais, e Ele não permite que fiquemos em confusão. No tocante ao diabo, a função dele é nos afastar de Deus, é nos embaraçar com as coisas do mundo, impedindo que cheguemos do lado de lá, dos nosso sonhos, dos nossos objetivos, enfim de uma Vida Abundante...pra mim valeu muito...obg essa pessoa que compartilhou comigo o verdadeiro entendimento...conhecereis a verdade, e a verdade vós libertará. Graça e Paz a todos.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite! Ótimo texto...perfeito...para mim ficou tudo bem claro.
    Só gostaria de acrescentar algo, na verdade lembrar algo: o papel de Satanás como Tentador... e desviador do verdadeiro caminho... Tentou até Jesus no deserto oferecendo o mundo aos seus pés se assim Ele desejasse.
    Movidos por Satanás o líderes religiosos daquele tempo e por que não dizer nos dias de hoje se ausentavam e se ausentam de Deus deixando que Satanás operassem e operem neles, através da ganância, o acúmulo de bens materiais, da vida fácil explorando o verdadeiro fiel que é enganado pelo "lobo em pele de cordeiro"... Bom é isso... Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite! Ótimo texto...perfeito...para mim ficou tudo bem claro.
    Só gostaria de acrescentar algo, na verdade lembrar algo: o papel de Satanás como Tentador... e desviador do verdadeiro caminho... Tentou até Jesus no deserto oferecendo o mundo aos seus pés se assim Ele desejasse.
    Movidos por Satanás o líderes religiosos daquele tempo e por que não dizer nos dias de hoje se ausentavam e se ausentam de Deus deixando que Satanás operassem e operem neles, através da ganância, o acúmulo de bens materiais, da vida fácil explorando o verdadeiro fiel que é enganado pelo "lobo em pele de cordeiro"... Bom é isso... Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.