segunda-feira, 30 de março de 2015

Qual a origem da palavra Lúcifer?

“Como surgiu a palavra Lúcifer?” Lúcifer, do latim “lúcifer”, vem do hebraico “hêlêl”, e significa brilhante, esplendoroso, e tem sido traduzido por por­tador de luz, o que leva o archote, filho da alva, estrela da manhã. É o nome que os latinos davam ao planeta Vênus, que tam­bém chamavam “estrela da alva”, “estrela da manhã”, “estrela vespertina”, por ser o mais brilhante astro (depois do Sol e da Lua) que, à nossa vista, aparece na abóboda celeste. 


O profeta Isaías aplicou esse termo ao rei da Babilônia, certamente pela grandeza e esplendor em que vivia o mo­narca, do que é exemplo a suntuosa obra “Os jardins suspensos da Babilônia” - uma das sete maravilhas do Mundo Anti­go.

 Essa palavra aparece no Velho Testa­mento, em Isaías 14.12. Na Bíblia traduzida ao português na forma latina: 

“Como caíste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parecias tão brilhante?” 

Isaías também apresentou o rei da Babilônia, que se considerava um deus, como inimigo de Deus: 

“E tu que dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei… subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”, w.13,14. 

Por esse motivo, pelo desafio à autoridade de Deus, pela pretendida usurpação, foi sendo, pelos comentadores das Escrituras, gradativamente, aplicado o nome “Lúcifer” a Satanás, que também lhe assentava, visto que fora “anjo de luz” e “querubim ungido”, Ez 28.13-15.



Extraído do livro “A Bíblia Responde” da Editora CPAD



Leia também A verdadeira origem de satanás




Ajude a divulgar.Compartilhe!

Um comentário:

  1. Caro Pastor Ciro Zibordi, sou um recém apreciador dos estudos aqui postados pelo irmão, e tem sido de grande valia para mim pois tem enriquecido meu pouco conhecimento da Palavra. Mas gostaria para fins de esclarecimento de citar um comentário sobre dois estudos. Primeiro este que fala sobre a origem do nome Lúcifer, onde em Isaías 14 versículos 13 e 14 nos é exposto que se trata do rei da Babilônia. Porém nos estudo que tem por título 'a origem de Satanás', esse mesmo texto está falando sobre Jesus? Em dos seus comentários está a seguinte observação: " Ele foi acusado de dizer que subiria ao céu, sendo semelhante ao Altíssimo;(copiado do estudo original, ou seja, não digitado)". Porém a bíblia não diz que ele foi acusado de dizer tal coisa: "E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
    Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
    Isaías 14:13,14(copiado, não digitalizado). Está bem claro 'dizias no teu coração'. Creio que Deus é o Único que sonda os corações(Pv 21.2). Agradeceria se fosse respondido e mais uma vez, parabéns pelos estudos.

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.