quarta-feira, 23 de julho de 2014

A judaização da IURD

Conhecemos bem a Igreja Universal pelo seu misticismo e sincretismo religioso, agora com a construção e inauguração do Templo de Salomão passaram a adotar práticas do Judaísmo. A IURD está adotando uma espécie de judaização da igreja. Veja, neste artigo, Edir Macedo com o Tallith e o Kipá.

Esta tendência iniciou-se no período da igreja primitiva, quando alguns judeus convertidos orientavam que todos os demais, inclusive os gentios convertidos, observassem parte da legislação do judaísmo, a fim de se completar neles a obra da salvação. Os judeus convertidos tinham muita dificuldade em descansar na obra vicária de Jesus a sua salvação completa.


Em Atos 15 é citada a dissensão na igreja por causa da forte pressão exercida pelo grande número de convertidos judeus sobre os novos crentes, para que estes se circuncidassem a fim de serem salvos (v. 1). Tal ensino não prosperou devido à oposição de alguns apóstolos, especialmente de Tiago (v. 13). No seu julgamento os gentios convertidos não deviam ser “perturbados” (v. 19).

Na sua Epístola aos Gálatas, Paulo nos informa que até mesmo o Apóstolo Pedro se deixou dissimular, temendo um grupo de judeus convertidos quando este comia com os gentios cristãos. Até mesmo Barnabé estava sendo influenciado. A reação de Paulo foi enérgica. O Apóstolo repreendeu a Pedro, afirmando que o homem não é justificado por obra da lei, e, sim, mediante a fé em Cristo Jesus (Gl 2.11-14).

A igreja primitiva se viu livre da persuasão dos judaizantes apenas a partir do ano 70, quando o general romano Tito destruiu o templo e dispersou os judeus, inclusive os judeus cristãos. Os pais da igreja deixam de pregar nas sinagogas e o judaísmo deixa de ter influências na fé cristã. No Concílio de Nicéia, em 325 A. D, a igreja afirmou que não queria nenhum relacionamento comum com o judaísmo.

Hoje, quase 20 séculos depois do Concílio de Jerusalém (At 15), a Igreja Universal inaugura o Templo de Salomão e adota práticas e costumes judaicos, (veja a foto). A diferença hoje é que a pressão não é de fora para dentro, isto é, não vem dos judeus convertidos, mas é de dentro para fora. Judaizar a Igreja é negar a obra de Cristo.





Para estarmos perto de Deus não necessitamos de um Templo feito por mãos de homens, muito menos rituais religiosos e indumentários judaicos. Adotar o judaísmo é abandonar a fé.

Como é uma realidade este texto hoje: Tito 1: 9,11

“Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.”





Pr. Joaquim de Andrade


Ajude a divulgar. Compartilhe!

6 comentários:

  1. Cara eu não sou da Universal e nem estou defendendo ninguém, mas é ridículo critica coisas que estão sendo feitas para Deus, Ex é certo ou não guarda o sábado, comer carne, tudo isso gera discussão, e na minha opniao se é feito para Deus então qual o problema? tem gente que guarda o sábado...é necessário? Não sei mas se a pessoa ta fazendo em respeito a Deus Amem, E sobre o Edir macedo se ele rouba ou nao o problema é dele..quem vai da conta para Deus? ele ou as pessoas? Deus é Justo nao vai julgar ninguem no lugar dele. Pode ter Certeza que Deus vai levar pessoas para o Céu de todas igrejas, Deus não tem Placa. Se o Edir Macedo fez isso para Deus ou para o dinheiro não interessa o que interessa é que as pessoas que vão ali não vai porque foi o Edir macedo que Fez, vai ali para alimenta a fé e porque crê Que Deus existe independentemente de quem ergueu aquilo

    ResponderExcluir
  2. @Reginaldo juninho
    IRmão pelo amor de Deus jadaísmo não acredita em Jesus, eles não admitem Cristo como filho de Deus. agora mi diga como eles vão alimentar sua fé, fé em que no Edi e pior como vão se salvar já que a salvação é só para os confessam o nome de Jesus

    ResponderExcluir
  3. Amado irmão que escreveu essa postagens, você colocou muito bem oque estar acontecendo na universal mas a apostasia não de hoje, essa palhaçada....
    copiarei um treso da sua potagens e redirecionarei meu leitores ate esse blog

    ResponderExcluir
  4. O que interessa é que fez para Deus!!!, vale lembrar que, antes do cristianismo o judaísmo já existia e outra, há judeus messiânicos( que tem Jesus como o Messias..) ao meu ver uma pessoa aderir a uma igreja evangélica e ao judaísmo não estaria pecando ou muito menos sendo herege! Vale lembrar que o que salva é a fé e a comunhão ,Jesus mesmo disse aquele que crer seria salvo!, acho muito equívoco dizer que caducou ou que é herege... estaríamos sendo como muitos evangélicos que dizem que o velho testamento não vale mais... ai eu te digo senão valesse não estaria na Bíblia dos evangélicos e muito menos dos católicos?, logo não podemos simplesmente menosprezar o judaísmo ou querer descarta-lo do cristianismo , Ao meu ver não estrai colocando cash a salvação de um cristão se esse aderir o judaísmo também...

    ResponderExcluir
  5. O que interessa é que fez para Deus!!!, vale lembrar que, antes do cristianismo o judaísmo já existia e outra, há judeus messiânicos( que tem Jesus como o Messias..) ao meu ver uma pessoa aderir a uma igreja evangélica e ao judaísmo não estaria pecando ou muito menos sendo herege! Vale lembrar que o que salva é a fé e a comunhão ,Jesus mesmo disse aquele que crer seria salvo!, acho muito equívoco dizer que caducou ou que é herege... estaríamos sendo como muitos evangélicos que dizem que o velho testamento não vale mais... ai eu te digo senão valesse não estaria na Bíblia dos evangélicos e muito menos dos católicos?, logo não podemos simplesmente menosprezar o judaísmo ou querer descarta-lo do cristianismo , Ao meu ver não estrai colocando cash a salvação de um cristão se esse aderir o judaísmo também...

    ResponderExcluir
  6. Romanos 10.4 Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.