terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Sobre os evangélicos no Brasil e no mundo

Conheça mais sobre os movimentos evangélicos no Brasil e no mundo
- Maiores grupos no país : igrejas pentecostais
- Maiores grupos no país : igrejas neopentecostais
- Evangélicos pelo mundo



Evangélicos
Nos países anglo-saxões, onde a Reforma Protestante eclodiu no século XVI, o termo "evangélico" é usado para definir quase todas as doutrinas cristãs protestantes. Na Alemanha, berço do luteranismo, seu uso chega a ser mais específico: é comum se referir aos membros da Igreja Luterana como evangélicos, excluindo-se o resto dos protestantes. Já no Brasil, quando se fala de evangélicos, trata-se de uma forma genérica de se referir às correntes protestantes pentecostais e neopentecostais (veja abaixo), surgidas somente no século XX. De forma simplificada, pode-se dizer que todo evangélico é protestante, mas nem todo protestante se considera evangélico.

Protestantismo Histórico
Movimento iniciado na Europa no século XVI, cujo marco célebre são as 95 teses do teólogo cristão Martinho Lutero criticando uma série de práticas e doutrinas da Igreja Católica. Ao romper com o Vaticano, Lutero desencadeia a Reforma Protestante, que culmina com a fundação de correntes cristãs dissidentes, como a própria Igreja Luterana, a Calvinista e a Metodista. A maioria das igrejas protestantes rejeito o culto a Maria e aos santos e o celibato clerical, além de admitir práticas como o divórcio e os métodos anticoncepcionais.


Protestantismo Pentecostal
Corrente que aparece nos Estados Unidos nos primeiros anos do século XX, entre fiéis metodistas insatisfeitos com a falta de fervor em suas igrejas. Devido aos cultos vibrantes, marcados por expressões de êxtase e fortes emoções, não demora a se difundir pelos EUA, e posteriormente por países mais pobres, especialmente na América Latina. Em linhas gerais, os pentecostais acreditam em aspectos milagrosos da fé, como o poder de cura do Espírito Santo, e enfatizam a pregação do Evangelho aos não convertidos. A maioria das igrejas pentecostais cobra dízimo de seus fiéis

Protestantismo Neopentecostal
Fenômeno surgido a partir dos anos 1970, que se difere do pentecostalismo tradicional especialmente por estimular o fiel a buscar a prosperidade em lugar da graça. Seus rituais espetaculosos, que não dispensam curas milagrosas e exorcismos, não escondem o fato de que grande parte das igrejas neopentecostais não são muito rígidas no que diz respeito aos hábitos e costumes de seus fiéis. Algumas delas mantém forte presença na mídia eletrônica, controlando a programação (quando não as finanças) de centenas de emissoras de rádio e televisão Brasil afora.



MAIORES GRUPOS NO PAÍS: IGREJAS PENTECOSTAIS

Assembléia de Deus*
Fundação: 1910
História e doutrina: A maior igreja pentecostal brasileira surgiu em Belém (PA), sob a influência de dois missionários suecos vindos dos Estados Unidos, onde freqüentavam a Igreja Batista. Organizada nos moldes das igrejas pentecostais que surgiam então naquele país, a Assembléia de Deus acredita no poder supremo do Espírito Santo e prega com ênfase o Evangelho cristão. Nos cultos, fiéis oram e cantam em voz alta dentro dos templos.
Fiéis no Brasil: 8.500.000
Templos: Dados não disponíveis
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis

* Este número diz respeito apenas à primeira Assembléia de Deus, surgida em Belém (PA) no início do século XX. Trata-se da denominação ligada à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), a quem pertence a patente do nome no país. Ao longo do século, outras Assembléias de Deus surgiram, a maioria sem qualquer ligação institucional com a CGADB.





Congregação Cristã no Brasil
Fundação: 1910
História e doutrina: Fundada no Brasil por Luigi Francescon, um protestante italiano. No início, cresceu dentro da comunidade de imigrantes italianos do país, para, a partir da década de 1930, se expandir para o resto do Brasil. A exemplo da Assembléia de Deus, centra suas crenças nas virtudes do Espírito Santo, sem dar valor a outras figuras consagradas historicamente pelo cristianismo, como Maria ou os santos. Um de seus rituais mais conhecidos é o batismo de imersão em água corrente.
Fiéis no Brasil: 1.891.000
Templos: 4.700
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 403






Igreja do Evangelho Quadrangular
Fundação: 1918
História e doutrina: Nascida nos Estados Unidos, demorou quase 30 anos para chegar ao Brasil, pelas mão de dois missionários que se instalaram na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, e depois em São João da Boa Vista, em São Paulo. Enfatiza o dom da cura pelo Espírito Santo e a palavra de Deus contida na Bíblia, além de acreditar no retorno iminente de Jesus Cristo.
Fiéis no Brasil: 1.600.000
Templos: 7.500
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 213




Igreja Pentecostal "O Brasil para Cristo"
Fundação: 1955
História e doutrina: Fundada por um ex-trabalhador da construção civil, que chegou a ser pastor da Assembléia de Deus e da Evangelho Quadrangular antes de se autoproclamar missionário da própria igreja. Os cultos são marcados por orações espontâneas e pelo testemunho dos fiéis, que também podem pregar.
Fiéis no Brasil: 1.937.000
Templos: 4.600
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 419






Igreja Pentecostal Deus é Amor
Fundação: 1962
História e doutrina: Criada a partir de uma mensagem divina que seu fundador, o missionário David Miranda, teria recebido. Assemelha-se às pentecostais tradicionais no conservadorismo no campo dos costumes e nos rituais mais exaltados. Possui hoje o autodenominado "maior templo evangélico do mundo", com capacidade para 60.000 fiéis, no centro de São Paulo.
Fiéis no Brasil: 3.600.000
Templos: 4.300
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 837




A Igreja Presbiteriana do Brasil 
Foi fundada em 1859 por um missionário estadunidense chamado Ashbel Green Simonton, que chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859. Possui aproximadamente 980.000 membros distibuidos em mais de 6.200 igrejas locais e congregações em todo o Brasil.






MAIORES GRUPOS NO PAÍS: IGREJAS NEOPENTECOSTAIS

Igreja Universal do Reino de Deus
Fundação: 1977
História e doutrina: Principal igreja do fenômeno neopentecostal brasileiro, foi fundada pelo bispo Edir Macedo, nos subúrbios do Rio de Janeiro. Segue os preceitos gerais do cristianismo. Em seus cultos diários, estimula-se a doação do dízimo e é comum a prática do exorcismo. Aposta na mídia eletrônica para atrair fiéis – é dona da Rede Record de televisão, entre outras emissoras.
Fiéis no Brasil: 5.200.000
Templos: 13.000
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 400




Igreja Internacional da Graça de Deus
Fundação: 1980
História e doutrina: Dissidência direta da Igreja Universal, foi fundada no Rio por Romildo Ribeiro Soares, cunhado do bispo Edir Macedo. Suas pregações e rituais, repletos de curas e exorcismos, podem ser acompanhadas em diversas emissoras de televisão, que vendem seus horários para que a igreja arrebanhe seus fiéis.
Fiéis no Brasil: Dados não disponíveis
Templos: Dados não disponíveis
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis






Igreja Apostólica Renascer em Cristo
Fundação: 1986
História e doutrina: Uma das neopentecostais em que o incentivo à busca da prosperidade material é mais evidente, a Renascer foi fundada em São Paulo. Tendo como público alvo a classe média urbana, trouxe novidades para os cultos evangélicos, como o rock gospel e as festas jovens dentro dos templos. A exemplo de suas congêneres, se mantém à base de doações sistemáticas de seus fiéis.
Fiéis no Brasil: 120.000
Templos: 870
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 138





Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra
Fundação: 1992
História e doutrina: Surgida em Brasília, ganhou notoriedade depois de conquistar fiéis entre as celebridades e as classes mais abastadas do país. Apesar de seguir os preceitos básicos do cristianismo e de promover rituais de fé exaltados, é tolerante no que diz respeito a hábitos controversos e normas morais pouco rígidas.
Fiéis no Brasil: Dados não disponíveis
Templos: 650
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis











EVANGÉLICOS PELO MUNDO

Embora o Brasil seja – de longe – o maior país pentecostal do mundo, o fenômeno não é exclusividade nacional. Por ser o berço desta tradição religiosa, os Estados Unidos ainda concentram a segunda maior massa pentecostal do mundo: quase seis milhões, ou perto de 2% de sua população. Quando se trata de evangélicos de forma geral, os americanos nos superam em larga margem: são 44 milhões nos EUA, contra 27,6 milhões no Brasil. Tirante os dois gigantes, o continente onde encontram-se mais evangélicos é a África. Só na Nigéria são mais de 25 milhões, seguidos pelos 10,3 milhões da Etiópia e os 9,4 milhões do Quênia. Na Ásia, os evangélicos representam mais da metade da população da Coréia do Sul, sendo um quarto deles de pentecostais, e também prosperam na Índia (11 milhões, pouco se comparado à maioria hinduísta do país) e na Indonésia (5,3 milhões). Entre os latino-americanos, destacam-se as massas evangélicas da Argentina, com 2,5 milhões de religiosos – quase todos pentecostais – e do México com 2,4 milhões. Toda esta presença internacional tem estimulado muitas das igrejas evangélicas brasileiras a abrir filiais no exterior. A Igreja Universal do Reino de Deus possui sede em todos os continentes do planeta - está em 70 países. A Internacional da Graça de Deus, do telepastor R.R. Soares vai pelo mesmo caminho: já chegou aos Estados Unidos, ao México e ao Japão. E dentre as mais antigas, a Assembléia de Deus possui endereços nas Américas, na Ásia e na Europa


Fontes: World Christian Database, arquivos de VEJA,
manual de redação do jornal Folha de S. Paulo.



faça parte do grupo "Blogs evangélicos"

9 comentários:

  1. Faltou citar a Igreja Protestante que chegou no Brasil em 1859: A igreja Presbiteriana. Confira: http://www.ipb.org.br/portal/historia

    ResponderExcluir
  2. Esse é um fato intrigante, o presbiterianismo que saiu da igreja de roma por não aceitar o titulo padre=pai, na igreja. Hoje possuem "Reverendo" como se explica isso?

    shalom

    ResponderExcluir
  3. Não se esqueçam do Movimento dos Irmãos que se reunem em Casas de Oração.
    A Igreja chegou ao Brasil em 1878 através do missionário inglês Richard Holden fixando no Rio de Janeiro.
    Em 1878 um grupo de 26 pessoas fundaram a primeira Casa de Oração.
    Anos mais tarde, em 1896 um outro missionário inglês, Stuart Edmund MacNair, plantou várias Igrejas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Como foco, em 1901 teve início o trabalho dos Irmãos na região de Carangola-MG. Na seqüência histórica, em 1907 McNair vai para a Inglaterra, e depois se dispõe a evangelizar estudantes em Coimbra, Portugal. Em 1913, McNair volta para o Brasil e vai residir em Carangola, Minas Gerais.
    História
    O movimento teve inicio em Dublin na Irlanda por volta de 1825. Os primeiros irmãos eram estudantes que começaram a se reunir sem interesse de começar uma nova denominação.
    A primeira presença do movimento em Portugal ocorreu em 1854 pelo engenheiro químico inglês Thomas Chegwin, que iniciou uma missão entre os trabalhadores das minas de cobre no Palhal (Albergaria-a-Velha). Outro engenheiro britânico, George Colby Mackrow, chega em 1875 e passa a reunir com alguns ingleses em 1877 convida o missionário Richard Holden a vir a Portugal e abriu primeiro templo de uma igreja dos irmãos, em Lisboa - o das Amoreiras.
    As igrejas possuem extrema autonomia local, são geridas por um corpo colegiado de ministros, os Presbíteros. Publicam o hinário "Hinos e Cânticos Espirituais". Em Portugal existe um registro jurídico unificado, sob o nome "Comunhão de Igrejas de Irmãos em Portugal", que abriga a maior parte das assembleias, embora haja grupos menores que permanecem não-afiliados.

    ResponderExcluir
  4. Ainda sobre o Movimeto dos irmão, vejam no meu ORKUT Adelmo Ribeiro Furtado, Volta Redonda RJ. Tenho lá fotos de muitas de nossas Casas de Oração. Na Argentina somos chamados de "Aasembléia dos Irmãos" ou "Igrejas Cristianas"

    ResponderExcluir
  5. Esse crescimento espantoso dos evangelicos no Brasil nesses 100 anos. Me faz lembrar de uma revelação dada a um crente nos anos 60. qUE COMBINA MUITO COM MATEUS 24,11,24..E REFS...E SURGITÃO MUITOS FALSOS PROFETAS FAZENDO TÃO GRANDES SINAIS E PRODIGIOS, QUE SE POSSIVEL FOSSE ENGANARIAM ATE´AOS ESCOLHIDOS.....eis a narrativa dele...VI NASCER NA AMÉRICA A MULHER MAIS LINDA QUE JA´EXISTIU NA FACE DA TERRA. pOREM A MAIS CRUEL DE TODAS....
    MULHER NA PROFECIA É SIMBOLO DE IGREJA...A MULHER VESTIDA DE ESCARLATA E DORNADA COM OUROS, PEROLA S EP PEDRAS PRECIOSAS, MONTADA NUM ANIMAL DE 7 CABEÇAS E 10 CHIFRES, E´ A GRANDE BABILONIA A MÃE DAS MERETRIZES, E BESTA 666. AS MERETRIZES SAÕ AS FILHAS DA MÃE PROSTITUTA...AS IGREJAS EVANGELICAS APOSTATADAS, QUE FORMAM A IMAGEM DA MÃE; PORTANTO A IMAGEM DA BESTA.
    AQUI Á SABEDORIA, O QUE TEM ENTENDIMENTO...VEJA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não há com que se intrigar Ivonil. "Reverendo" é um título, e nada mais. Creio que o texto a seguir do Rev. Rev. Odayr Olivetti, poderá esclarecê-lo: "Além das considerações feitas até aqui, os cristãos fiéis e os homens em geral devem ser tratados com honra (Fp 2.29; 1 Pe 2.17), o que por certo não exclui os ministros desse tratamento honroso. Mas, de modo especial, as referências e descrições bíblicas favorecem a ideia de que os ministros de Deus devem ser respeitáveis (responsabilidade deles) e respeitados (responsabilidade dos outros). Ver, por exemplo, Êx 3.10-14; Nm 12.1-10; 14.1-12; 16.1-5,28-33; Mt 10.14,40-42; Jo 12.26; 1 Tm 5.17; Hb 13.7,17".

    ResponderExcluir
  7. É,claro que é um titulo! E o Dicionário da lingua portuguesa define reverendo, como aquele que é digno de reverencia.
    E a escritura é clara em mostrar como sendo digno de reverencia, unicamente o Eterno Yahweh.
    Apesar de satanás certa ocasião ter vindicado para si essa honra...se me dorar tudo será seu...disse ele ao mashiac...
    Yahshuah foi reverenciado com uma coroa de espinhos...Shaul=paulo com 5 quarentenas de açoites menos um; E várias prisões e apredrejamentos...Não estaria no caso, fora de sintonia escrituristica esse titulo?

    ResponderExcluir
  8. Sobre o termo "Reverendo", também não concordo. E existe ainda um que está sendo chamado "Paipóstolo" é um termo inventado, mas me lembra muito o sentido de "Papa".

    ResponderExcluir
  9. Muitos crê na fé (nas coisas que não vemos e esperamos) outros na razão ou ciência (coisas provadas pela ciência e experimentos)... resumindo nessa vida vemos as ruas, pessoas e coisas, depois da morte não sabemos... imagine se a ciência estiver certa? Nada acontecerá, nem Deus, nem céu e inferno... agora imagine se a fé esteja certa? Para onde você vai? Para Deus ou desprezo eterno? E não diga que Deus é mau, você o desprezou nessa vida, não é justo você gozar daquilo que só os que tem fé merecem. Aguardo você que lê esse mensagem no Juízo Final!

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.