terça-feira, 20 de março de 2012

Como pôde Deus dar o mandamento de não matar, se depois, em Êxodo 21:12, ele ordenou que os assassinos fossem mortos?

Nos Dez Mandamentos, (êxodo 20:13)  Deus proíbe matar, ao dizer: "Não matarás". Entretanto, em Êxodo 21:12 Ele ordenou que aquele que ferisse um outro homem, e este morresse, deveria também ser morto. Isto não é uma contradição, Deus ordenar que não matemos, e depois ordenar que matemos?



            Uma grande confusão tem surgido por causa da incorreta tradução do sexto mandamento, que assim dá a entender o que de fato não foi comandado por Deus. A palavra hebraica usada na proibição deste mandamento não é a palavra usual para "matar" (harag). A palavra usada é o termo específico para "assassinar" (ratsach). Uma tradução mais adequada deste mandamento seria: "Não assassinarás". Ora, Êxodo 21:12 não é um mandamento para que se assassine alguém, mas é um mandamento para se aplicar a pena capital no caso desse crime capital. Não há contradição alguma entre o mandamento que diz que as pessoas não devem cometer o crime do assassinato e o mandamento que diz que as autoridades estabelecidas devem executar a pena capital no caso desse tipo de crime.

3 comentários:

  1. Arredondou o quadrado na forma de um círculo...

    Nem vem com semântica: matar e assassinar tem o mesmo significado, em relação à pessoas. Matar o assassino não é assassinato??? Ah, então tá!

    A bíblia nunca foi a palavra de Deus. É a palavra de homens, escrita por homens para homens. Inspiração divina é mera desculpa para legitimar as bobagens que estão alí!!!

    ResponderExcluir
  2. anonimo aew vc é um sem noção..........claro ke a biblia é a palavra de Deus....vc deve ta mais pertubado ke não sem o ke..vai se libertar cara

    ResponderExcluir
  3. MAIS E CLARO que a bíblia foi escrita por homens você queria; que fosse escrita por um cavalo seu ignorante vai se converte antes que seja tarde demais...

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.