domingo, 30 de outubro de 2016

Como Elias encheu o altar de água, se havia seca por três anos?

A palavra diz que até mesmo a torrente tinha secado, porque a seca era muito severa (1 Rs 17:7; cf. 18:2). Contudo, antes de Elias orar para que viesse fogo do céu, ele regou o sacrifício com água três vezes até que a água preencheu o rego em volta do altar. Como foi que Elias conseguiu a água, se estava havendo uma seca já por três anos?


                          A seca era muito forte, mas não a ponto de que as pessoas estivessem literalmente morrendo de sede. Ainda havia água para beber, tanto para os homens como para os animais, de fontes por toda a terra (1 Rs 18:5) e do ribeiro de Quisom (v. 40). A quantidade de água usada não foi muito grande, apenas doze "cântaros" (18:33-34), embora estes variassem em tamanho, desde os bem pequenos, que poderiam ser levados por uma pessoa, até outros bem grandes a ponto de chegar a conter 75 litros.

                        O autor de Reis no entanto observa que "o rego era tão grande como para semear duas medidas de sementes" (v.32), o que seria equivalente a cerca de 7 litros e meio. O fato de Elias ter ordenado aos que o serviam para encher os cântaros indica que eles poderiam ser carregados por uma pessoa. Estima-se que o volume de água utilizado tenha sido em torno de 12 litros.



MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.

7 comentários:

  1. A aguá foi provavelmente trazida do mar Mediterrâneo ali perto.

    ResponderExcluir
  2. De muita importância! Glória Deus por esta página.

    ResponderExcluir
  3. Que o nosso senhor continue dando discernimento aos homens que buscam à Deus para o povo de Deus, amém

    ResponderExcluir
  4. OLHA PARA DEUS NADA E IMPOSSIVEL....ALI HAVIA O MAR MEDITERRÂNEO. DEVE TER TRAZIDO DE LAR..COMO FALA NOSSO IRMÃO AKI NO BLOG...
    MEU ZAP E .. (21) 98951-9041...
    QUEM QUIZER TIRA DUVIDAS OU CONVERSAR SOBRE. DEUS..ESTAREI A SUA DISPOSIÇÃO. ..

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.