sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Maria foi sempre virgem?

“O catolicismo romano ensina que Maria sempre foi virgem, isto é, que ela nunca praticou uma relação sexual, mesmo depois que Jesus nasceu. Quando a Bíblia se refere então aos “irmãos e irmãs” de Jesus (Mt 13.55-56), na verdade ela está se referindo a primos ou a parentes próximos?”.




“É verdade que as palavras para irmão ou irmã podem referir-se a um parente próximo. O sentido, porém, tem de ser determinado pelo contexto e por outros textos das escrituras. E no caso dos irmãos e irmãs de Jesus, o contexto indica que se trata realmente dos meios-irmãos e meias-irmãs de Jesus”.

Primeiro, em parte alguma a Bíblia afirma a doutrina da perpétua virgindade de Maria. Tal como a doutrina católica de que Maria nunca pecou, não há em toda a Bíblia nada que suporte esse ensino”.

Segundo, quando o termo “irmãos e irmãs” é empregado em conjunto com “pai” ou “mãe”, então o sentido não é o de primos e primas, mas sim de irmãos e irmãs mesmo (cf. Lc 14.26).

Tal é o caso a respeito das menções dos irmãos e irmãs de Jesus. Mateus 13.55 diz: 

“Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? (cf. Mc 6.3)”.

Terceiro, há outras referências na Bíblia aos irmãos de Jesus. João nos informa de que “nem mesmo os seus irmãos criam nele” (Jo 7.5). 
E Paulo fala de “Tiago, o irmão do Senhor” (Gl 1.19). 
Em outra ocasião Marcos refere-se a “sua [de Jesus] mãe e seus irmãos” (Mc 3.31). 
João falou de “sua mãe, seus irmãos e seus discípulos” (Jo 2.12). 
Lucas menciona que estavam no cenáculo “Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1.14)”



Ajude a divulgar. Compartilhe!

6 comentários:

  1. A Bíblia é clara ao afirmar que Jesus tinha irmãos, um deles, Judas, escreveu o livro com seu nome outro foi Tiago. Além disto, é física e biologicamente impossível uma mulher continuar virgem após o parto normal. Nada que desabone Maria, afinal, ela foi agraciada por Deus para dar a luz a Jesus, depois, seguiu uma vida normal para qualquer mulher, tendo seus filhos com seu marido José.

    ResponderExcluir
  2. Se Maria já era casada quando recebeu o tal de santo, o que eles fizeram na noite de núpcias? E nas outras? Fala sério...

    ResponderExcluir
  3. Voce deve ser mais um protestantes estúpido que não compreende a grandeza dos desígnios de Deus! Faça o favor, fica quieto. Não entende e quer entender procure um padre que estudou por anos a finco as escrituras e não um cara que abre um barracão em qualquer esquina e se chama de pastor para arrecadar dinheiro de desesperados. Para de ser trouxa de ficar falando mal da mãe dos outros, no caso de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Claaaro, a mãe de Jesus, Rei do Universo, era uma mulher como outra qualquer. Enquanto vocês, protestantes, são todos puros, santos e vão direto pra o céu. Faz total sentido mesmo. Pensa um pouquinho, galera: Deus jamais colocaria o seu Filho Adorado no ventre de qualquer mulher. Ele preparou tudo com muito carinho. Outra coisa, Deus não usa uma pessoa e depois joga fora como um copo de plástico. A vida de Maria estava totalmente consagrada a Deus, e José sabia disso. Cuidado para não falar besteira por aí.

    ResponderExcluir
  5. A palavra original usada na Bíblia para referir-se aos irmãos de Jesus (adelphos) só pode ser usada para referir-se a filhos e filhas de um mesmo casal. Nunca a parentes.
    Então dizer que Maria continuou virgem é dizer que a Bíblia originalmente foi escrita errada e corrigida pela Igreja Católica. Eu fico com a primeira vertente.
    Moonwalker

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.