quarta-feira, 7 de março de 2012

Versículos mal interpretados - (Filipenses 4:13)

"posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Filipenses 4: 13.)
Um grande problema em relação ao uso deste texto é que existe uma tendência de se olhar apenas para um lado, apenas visando o aspecto da obtenção dos bens materiais, sem olhar para o ou­tro ângulo do que o apóstolo colocou.


Já ouvi muitas pessoas usarem este texto assim:
·                posso ficar rico
·                posso comprar uma lancha
·                posso ser um grande empresário

Tudo isto é possível, contudo o versículo não é um texto mágico para criar condições de pro­gresso, sucesso e riquezas. Observando-se o contex­to, descobrimos que o apostolo Paulo estava mostrando todas as facetas do que pode ser um cristão. Vamos ler o texto anterior, ou seja, o contexto:
"Não digo isto como por necessidade, por­que já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância: em toda a maneira, e em todas as coisas fui instruído, tanto a ter abundância, como a padecer necessida­de". Posso todas as coisas naquele que me fortale­ce." (Filipenses 4: 11-13.)
Paulo afirmou categoricamente que se con­tentava com o que tinha, sem a injunção calvinista, seguida pelas novas teologias neopentecostais, que se alguém é crente tem que ser rico e muito rico.
Jesus falou algo muito diferente em Mateus 26:11 e outros textos: "Os pobres sempre os ten­des convosco".
No contexto lido Paulo disse que era possí­vel ter abundância e fartura, mas também disse que, naquele que lhe fortalecia, podia passar fome e pa­decer necessidade.
O que desejamos enfatizar aqui é que a for­ça concedida por Cristo ao filho de Deus capacita­-o a suportar as tribulações, ou aflições, como tam­bém a mantê-lo sereno e humilde no tempo da ri­queza, abundância ou fartura.

2 comentários:

  1. O grande problema meus caros! È que o pessoal não lê.Segundo pesquisa do IBG do ano de 2010 só 25% dos brasileiros leem. E desses, 75% são "analfabeto funcional" isto é, não entendem aquilo que lê!
    Aí, acontece o que diz nosso achi Gilfredo la da Bahia...multiplicam-se os rabinos=professores...e diminuem os talmidim=discipulos! O brasileiro possui um dom nato é só ele que tem...o de ser professor e ensinar...sem ter sido aluno e aprendido.São iguais crianças recém chegadas á Escola, aprende o ABC e pensam que já são doutores!!!
    Exemplo, quando Shaul=Paulo escreveu suas cartas no primeiro seculo. Não existiam o nome Jesus, já que a letra "J" veio a ser criado no seculo 16-7! Pelo francês Pierre de La Ramee.
    Os discípulos do mashyah eram chamados de netzarym=nazarenos...por serem seguidores de Yahshuah de Netzary=Nazaré.
    Portanto, o nome jesus não consta nos manuscritos mais antigos das escrituras Sagradas.
    Dá nisso!!!
    Shalom em Yahshuah o unico nome que salva!!

    ResponderExcluir
  2. ivonil,engana-se aquele que pensa saber mais do que os outros e começar a julgá-los,visto que Jesus, a melhor tradução para o português e outras línguas ou yahshuah estava preocupado em pregar o evangelho e não a falar se o deu nome está errado ou não e além do mais seremos salvos pela fé naquele que nasceu em nazaré,viveu, pregou morreu em uma cruz e ressuscitou,para nos trazer paz a verdadeira paz, aquela que só temos nele que nos conforta não com dinheiro ganho para provar isso,mas mostrando que enquanto muitos tem amor ao poder,Jesus na verdade nos conquista pelo poder do seu amor,"pois a letra mata, mas o Espírito vivifica"2 corintios 3:6
    "Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos."mateus 11:25

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.