terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Sou evangélico, qual o problema em pular carnaval?

Alguns crentes em Jesus não vêem nenhum problema no Carnaval. Para eles, se não tiver azaração, pegação, bebidas e drogas, não existe nenhum mal desfrutar da festa de Momo, mesmo porque o que importa é a diversão. Segundo estes, o desfile na televisão é tão bonito! E outra coisa: Que mal tem se alegrar ao som dos sambas enredos do Rio de Janeiro?



Pois é, o que talvez estes crentes IGNOREM é a história, o significado e a mensagem do carnaval.

Ao estudarmos a origem do Carnaval, vemos que ele foi uma festa instituída para que as pessoas pudessem se regalar com comidas e orgias antes que chegasse o momento de consagração e jejum que precede a Páscoa, a Quaresma. Veja o que a The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 nos diz a respeito: “O Carnaval é uma celebração que combina desfiles, enfeites, festas folclóricas e comilança que é comumente mantido nos países católicos durante a semana que precede a Quaresma.

Carnaval, provavelmente vem da palavra latina “carnelevarium” (Eliminação da carne), tipicamente começa cedo no ano novo, geralmente no Epifânio, 6 de Janeiro, e termina em Fevereiro com a Mardi Gras na terça-feira da penitência (Shrove Tuesday).” (The Grolier Multimedia Encyclopedia).

“Provavelmente originário dos “Ritos da Fertilidade da Primavera Pagã”, o primeiro carnaval que se tem origem foi na Festa de Osiris no Egito, o evento que marca o recuo das águas do Nilo. Os Carnavais alcançaram o pico de distúrbio, desordem, excesso, orgia e desperdício, junto com a Bacchanalia Romana e a Saturnalia.

A Enciclopédia Grolier exemplifica muito bem o que é, na verdade, o carnaval. Uma festa pagã que os católicos tentaram mascarar para parecer com uma festa cristã. Os romanos adoravam comemorar com orgias, bebedices e glutonaria. A Bacchalia era a festa em homenagem a Baco, deus do vinho e da orgia, na Grécia, havia um deus muitíssimo semelhante a Baco, seu nome era Dionísio, da Mitologia Grega Dionísio era o deus do vinho e das orgias. Veja o que The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 diz a respeito da Bacchanalia, ou Bacanal, Baco e Dionísio e sobre o Festival Dionisiano:

“O Bacanal ou Bacchanalia era o Festival romano que celebrava os três dias de cada ano em honra a Baco, deusdo vinho. Bebedices e orgias sexuais e outros excessos caracterizavam essa comemoração, o que ocasionou sua proibição em 186dC.” (The Grolier Multimedia Encyclopedia)

Pois é, no Brasil o carnaval possui a conotação da transgressão. Disfarçado de alegria, a festa de Momo promove promiscuidade sexual, prostituição infantil, violência urbana, consumo de drogas, além de contribuir para a descontrução de valores primordiais ao bem estar da família.

Isto posto tenho plena convicção de que não vale a pena enredar-se as oferendas do Carnaval. Como crentes em Jesus, devemos nos afastar de toda aparência do mal. Participar da festa de Momo significa se deixar levar por valores anti-cristãos e imorais permitindo assim que o adversário de nossas almas semeie em nossos corações conceitos absolutamente antagônicos aos ensinos deixados por Jesus.



Para terminar essa reflexão, compartilho um poema de Jerônimo Gueiros (1880-1954) que foi um ministro presbiteriano nordestino muito conhecido por seu rico ministério, no Recife, e por suas qualificações como literato e apologista da fé cristã. De sua lavra surgiram artigos penetrantes, livros inspiradores e poesias tão belas quanto incisivas e pertinentes aos temas apresentados.

“Carnaval! Empolgante Carnaval!
Festa vibrante!Festa colossal!

Festa de todos: de plebeus e nobres,
Que iguala, nas paixões, ricos e pobres.
Festa de esquecimento do passado,
De térreo paraíso simulado…

Falsa resposta à voz do coração
De quem não frui de Deus comunhão,
Festa da carne em gozo desbragado,
Festa pagã de um povo batizado,

Festa provinda de nações latinas
Que se afastaram das lições divinas.
Ressurreição das velhas bacanais,
Das torpes lupercais, das saturnais

Reino de Momo, de comédias cheio,
De excessos em canções e revolteio,
De esgares, de licença e hilaridade,
De instintos animais em liberdade!

Festa que encerra o culto sedutor
De Vênus impúdica em seu fulgor.
Festa malsã, de Cristo a negação,
Do “Dia do Senhor” profanação.

Carnaval!Estonteante Carnaval!
Desenvoltura quase universal!

Loucura coletiva e transitória,
Deixa do prazer lembrança inglória,
Festa querida, do caminho largo,
De início doce, mas de fim amargo…

Festa de baile e vinho capitoso,
Que morde como ofídio venenoso,
Que tira do homem sério o nobre porte,
E gera o vício, o crime, a dor e a morte.

Carnaval!Vitando Carnaval!
Festa sem Deus!Repúdio da moral!
Festa de intemperança e gasto insano!
Trégua assombrosa do pudor humano,

Que solta a humana besta no seu pasto:
O sensualismo aberto mais nefasto!
Festas que volve às danças do selvagem
E do africano, em fúria, lembra a imagem,

Que confunde licença e liberdade
Nos aconchegos da promiscuidade
Sem lei, sem norma, sem qualquer medida,
Onde a incauta inocência é seduzida,

Onde a mulher, às vezes, perde o siso
E o cavalheiro austero o são juízo;
Onde formosas damas, pela ruas,
Exibem, saltitando, as formas suas,

E no passo convulso e bamboleante,
Em requebros de dança extravagante,
Ouvem, no “frevo” , as chufas e os ditados
Picantes, de homens quase alucinados,

De foliões audazes, perigosos,
Alguns embriagados, furiosos!
Muitos, tirando a máscara, em tais dias,
Revelam, nessas loucas alegrias,

A vida que levaram mascarados
Com a máscara dos homens recatados…
Carnaval!Perigoso Carnaval!
Que grande festa e que tremendo mal!

Brasil gigante, atenção! Atenção!
O Carnaval é festa de pagão!
Repele-o! Que te traz só dor e morte!
Repele-o! E inspira em Deus a tua sorte.”

Pense nisso!




Autor: Renato Vargens
Créditos: CACP

13 comentários:

  1. Que público medíocre frequenta este site.
    Acesso este blog a um bom tempo, mesmo nao concordando com 90% do que postam aki, mas queria deixar minha indignação com relação ao público, os leitores. Como podem ser tão indiferentes?
    Não se expressam, não deixam sua opinião,seja ela a favor ou contra.
    Apesar de ser ateu, tenho respeito pelos religiosos, tanto porque já fui um e meus pais tb são. Em sites ateus a galeram troca idéia discute, debate, movimenta os tópicos.
    Já aki apesar da qualidade dos posts, o pessoal só lê e vai embora.
    Me desculpem o palavriado, mas me parece q leitores religiosos são meio ignorantes, nao tem opinião própria, aceitam tudo que lhes dizem sem contestar. Muito medíocres.
    Por ex, apesar desta crítica que fiz, ninguém vai se defender ou me contrariar.
    Alguém duvida?

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com este blog, as pessoas só querem saber de diversão. Elas se esquecem de DEUS, só querem saber de promiscuidade, bebidas, drogas, vandalismos e etc. Mas quando surgem um problema da vida delas como doenças, falta de emprego, etc. aí sim vão procurar Deus. Porque então não procurar Deus quando a vida esta boa com saúde, com tudo dando certo para agradecer ao invéz de comemorar esta festa pagã, onde DEUS já mais estará presente. Pense nisso você que também é ateu.

    ResponderExcluir
  3. AS CRENTES TEM QUE IR PRO CARNAVAL POR A TABELA EM DIA!!!! VÃO PROCURAR O PÉ DE MESA QUE FALTA PRA VCS!!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou seguindo seu blog se puder da a mesma honra agradeço endereço é www.pastordanielpedroso.blogspot.com Fico Grato!

    ResponderExcluir
  5. ...gostei desse poema sobre o carnaval...é tudo verdade. lilian

    ResponderExcluir
  6. li esta materia e vou dar minha opiniao,tem uma pergunta nesta materia que nao quer calar,mas vamos ver;carnaval sig;festa da carne,deus tem parte c isto,exodo cap20 vers2,3,4,5,e6... se os cristaos se envolver,com este lixo se contaminara,deus jamais teve comunhao com trevas,deuteronmio cap 7 vers6,7,8,9,e10. o carnaval e sim uma festa satanica,que leva milhares de almas ao inferno todos os anos... cuidado cristao para vc nao tmar este trem,para o inferno e uma viagen sem volta.cesar augusto

    ResponderExcluir
  7. gostei,muito deste site,porque posso me expressar sem hipocrisia,e seus temas sao exelentes,e de alta reflexao... para uma boa parte de cristaos nao veem,mal no carnaval,e ate bonito,mas satanas nao vai se mostrar logo de cara,a nao ser se vc morrer no carnval e for para o inferno... ele e sedutor.o cristao q se envolve com isto esta se condenando... mas o que se guarda,salvar se a sua vida.salmo128 vers1,2,3,4,5,e6 a alegria do mundo e passageira ,mas a de deus e eterna...cesar augusto

    ResponderExcluir
  8. BOA noite irms e seguido r.f .QUERO dar uma rspsta a JOEL MARIANI,em primeiro lugar amigo não seja VC também um mediocre,se VC acha tudo isto que postou é a sua absoluta verdade,então procure sua turma de [ateus] e fique com eles debatendo suas ideologias ateístas,nao vão chegar a lugar algum,a não ser ao [inferno] acreditando ou não...PORQUE os cristãos verdadeiros não entrarão em diçoluções,contedas que não se aproveita nada...TAMBEM não vão dar ouvidos,a ESCRAVOS DE SATANAS que tentan esbofetear o evangélio,como vc tenta.OS verdadeiros CRISTAOS seguem o exemplo de CRISTO,sei que VC não acredita,mas leia na biblia e veja se JESUS o MESTRE deu ouvido ao diabo quando estava no deserto, ou quando caminhava por GADARES,deu ouvido ao endemÔniado gadareno,quando veio ter com ELE reconheçendo o como FILHO DO DEUS ALTISSIMO,vc JOEL não vai encontrar,JESUS brigando com os demÔnios ou satanas,porque ELE não é sujo e não se rebaixa para o diabo e seus adptos... A segunda resposta sr;JOEL se no r.f exite pessoas que não tem opinião propia,eu não faço parte das TAIS,tenho opinião,carater e resposta a pessoas como VC.MUDE DE VIDA enquanto ha tempo, porque depois da MORTE segue se o JUIZO DIVINO,se não te mudares, o penssamento e modo de agir e viver receberas tua recompença o [inferno]acreditando ou não irás para lá...NÂO sou e não quero ser teu JUIZ,mas vc mesmo se condenará,se não mudares de vida[modo de agir,falar e pensar],e também lhe digo caro[ateu]procure sua turma de [ateus e farizeus]para debater suas ideologias,ja que vcs são tão intelectuais não devem perder seu precioso tempo com este POVO que se diz cristãos... procure sua turma de[ateus]e fiquem debatendo entre si,quem veio primeiro se é o OVO ou a GALINHA,vai procurar o CAMINHÂO que vcs[ateus]cairam.ass;c.a.sp

    ResponderExcluir
  9. MAIS uma vez venho complementar o que postei acima no artigo do dia 25.5.2013 as 23;14,venho conclamar[chamar]os irms,que se dizem EVANGELICOS,não quero declarar uma GUERRA SANTA de forma alguma,mas temos que ter opiniões proprias,pensar por nós mesmos. SER cristão não é somente,ser um carregador de biblia,dizimista fiel mas temos que estar preparados para responder a altura e nivel que nos é dirigida.A onde estão os homens e mulheres que se dizem de DEUS... estão se acovardando e deixando os GOLIAS afrontar o EXERCITO DO DEUS VIVO,que vergonha... CADÊ os grandes pregadores,cadÊ os vasos do SENHOR,os canelas de fogo honrem sua FÈ e combata ,.SER cristão e crente não é ser frouxo ou fraco,mas é ter opnião propria e estar preparados para a guerra como nos diz a biblia em efésios,porque caso contrario,o POVO que se diz de DEUS pereçerá por falta de CONHECIMENTO,que DEUS NOS GUARDE.ass;c.a.sp

    ResponderExcluir
  10. Bom Joel, n deveria duvidar! Gostaria de te dizer q tem muita gente sim q só vai pra igreja ocupar cadeira e dizer amém, mas, isso n significa deva se generalizar ate pq cada um é cada um. Se vc ler os comentários verá q as pessoas estão expressando suas opiniões condizendo com o post; até pq somos cristãos e assim aprendemos. se tem alguem aqui se autoafirmando crente e aprovando o carnaval, certamente esse deveria ler mais a bíblia... E sobre vc, bem... Pense o q quiser, só tô fzd minha parte

    ResponderExcluir
  11. Primeiro será que quem faz este tipo de pergunta: Sou evangélico e posso ir no carnaval? Esta pessoa não está muito consciente do que é seguir a Cristo, pois os ensinamentos Dele são totalmente contrários ao que acontece no carnaval.

    ResponderExcluir
  12. TExto muito esclarecedor, realmente, qualquer cristao que ler a biblia recusa o carnaval.A paz

    www.gleisecaires.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.