quarta-feira, 26 de março de 2014

Estudo bíblico - "ALGUMA DÚVIDA?"

O Brasil é conhecido por ter muitas leis. Várias já estão caducas, outras, de fato, nunca serviram para muita coisa. Outras são realmente eficientes. Mas o que há de muito comum nas leis brasileiras, é a ambiguidade. Sabemos que muitos advogados ganham a vida aproveitando-se das "brechas da lei". Na leitura de hoje vamos ver muitas regras. Mas, note, elas são tão claras, que qualquer criança em idade escolar consegue entendê-las. Vamos ler recomendações sobre a boa convivência entre as pessoas, entre filhos e pais, maridos e esposas, vizinhos, etc.


Sabemos que algumas dessas leis não são mais praticadas hoje em dia.
Outras, são apenas regras da boa vizinhança, ou remédios contra os aproveitadores. Mas sempre precisamos ler as recomendações de Deus com um olhar no que Ele está interessado: o nosso coração.

Note que as recomendações para os israelitas não se apropriarem indevidamente de animais ou objetos de desconhecidos, não aproveitarem-se das mulheres indefesas, não entregarem escravos fugitivos, dentre outras, têm um foco no coração do ser humano.

Eu estou falando sobre a natureza humana, que busca tirar proveito para si, sempre que pode. Estou falando da prática que vemos constantemente de fazer as coisas em benefício próprio, ou do jeito que achamos mais justo.

O texto de hoje também cita, brevemente, os medrosos. E recomenda que eles fiquem em casa. Quero lhe dizer uma coisa, caro leitor. Para obedecer a Deus, precisamos ser corajosos mesmo. Precisamos ter coragem de sairmos da nossa toca, de enfrentarmos o mundo e as tendências contrárias às recomendações de Deus, de negarmos nossas vontades, nossa inclinações naturais. Precisamos ter coragem de sermos humildes, generosos, mesmo vendo tantas pessoas aproveitando-se das outras.

Desejo a você uma boa leitura, com coragem para identificar em sua vida o que você tem feito, que é inclinação natural, mas que vai contra a vonta de Deus, o Senhor de sua vida.

Vinicius Assef


(Você pode ler todos os textos de 2013 em


---------------------------------------------------------------------
Texto bíblico: Deuteronômio 20-23

Deuteronômio - cap. 20

20:1 Quando saíres à peleja contra os teus inimigos e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, não os temerás; pois o SENHOR, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, está contigo.
20:2 Quando vos achegardes à peleja, o sacerdote se adiantará, e falará ao povo,
20:3 e dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje, vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; que não desfaleça o vosso coração; não tenhais medo, não tremais, nem vos aterrorizeis diante deles,
20:4 pois o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar.
20:5 Os oficiais falarão ao povo, dizendo: Qual o homem que edificou casa nova e ainda não a consagrou? Vá, torne-se para casa, para que não morra na peleja, e outrem a consagre.
20:6 Qual o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou? Vá, torne-se para casa, para que não morra na peleja, e outrem a desfrute.
20:7 Qual o homem que está desposado com alguma mulher e ainda não a recebeu? Vá, torne-se para casa, para que não morra na peleja, e outro homem a receba.
20:8 E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual o homem medroso e de coração tímido? Vá, torne-se para casa, para que o coração de seus irmãos se não derreta como o seu coração.
20:9 Quando os oficiais tiverem falado ao povo, designarão os capitães dos exércitos para a dianteira do povo.
20:10 Quando te aproximares de alguma cidade para pelejar contra ela, oferecer-lhe-ás a paz.
20:11 Se a sua resposta é de paz, e te abrir as portas, todo o povo que nela se achar será sujeito a trabalhos forçados e te servirá.
20:12 Porém, se ela não fizer paz contigo, mas te fizer guerra, então, a sitiarás.
20:13 E o SENHOR, teu Deus, a dará na tua mão; e todos os do sexo masculino que houver nela passarás a fio de espada;
20:14 mas as mulheres, e as crianças, e os animais, e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e desfrutarás o despojo dos inimigos que o SENHOR, teu Deus, te deu.
20:15 Assim farás a todas as cidades que estiverem mui longe de ti, que não forem das cidades destes povos.
20:16 Porém, das cidades destas nações que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego.
20:17 Antes, como te ordenou o SENHOR, teu Deus, destruí-las-ás
totalmente: os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus,
20:18 para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o SENHOR, vosso Deus.
20:19 Quando sitiares uma cidade por muito tempo, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, metendo nele o machado, porque dele comerás; pelo que não o cortarás, pois será a árvore do campo algum homem, para que fosse sitiada por ti?
20:20 Mas as árvores cujos frutos souberes não se comem, destruí-las-ás, cortando-as; e, contra a cidade que guerrear contra ti, edificarás baluartes, até que seja derribada.


Deuteronômio - cap. 21

21:1 Quando na terra que te der o SENHOR, teu Deus, para possuí-la se achar alguém morto, caído no campo, sem que se saiba quem o matou,
21:2 sairão os teus anciãos e os teus juízes e medirão a distância até às cidades que estiverem em redor do morto.
21:3 Os anciãos da cidade mais próxima do morto tomarão uma novilha da manada, que não tenha trabalhado, nem puxado com o jugo,
21:4 e a trarão a um vale de águas correntes, que não foi lavrado, nem semeado; e ali, naquele vale, desnucarão a novilha.
21:5 Chegar-se-ão os sacerdotes, filhos de Levi, porque o SENHOR, teu Deus, os escolheu para o servirem, para abençoarem em nome do SENHOR e, por sua palavra, decidirem toda demanda e todo caso de violência.
21:6 Todos os anciãos desta cidade, mais próximos do morto, lavarão as mãos sobre a novilha desnucada no vale
21:7 e dirão: As nossas mãos não derramaram este sangue, e os nossos olhos o não viram derramar-se.
21:8 Sê propício ao teu povo de Israel, que tu, ó SENHOR, resgataste, e não ponhas a culpa do sangue inocente no meio do teu povo de Israel. E a culpa daquele sangue lhe será perdoada.
21:9 Assim, eliminarás a culpa do sangue inocente do meio de ti, pois farás o que é reto aos olhos do SENHOR.
21:10 Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o SENHOR, teu Deus, os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares cativos,
21:11 e vires entre eles uma mulher formosa, e te afeiçoares a ela, e a quiseres tomar por mulher,
21:12 então, a levarás para casa, e ela rapará a cabeça, e cortará as unhas,
21:13 e despirá o vestido do seu cativeiro, e ficará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe durante um mês. Depois disto, a tomarás; tu serás seu marido, e ela, tua mulher.
21:14 E, se não te agradares dela, deixá-la-ás ir à sua própria vontade; porém, de nenhuma sorte, a venderás por dinheiro, nem a tratarás mal, pois a tens humilhado.
21:15 Se um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem aborrece, e uma e outra lhe derem filhos, e o primogênito for da aborrecida,
21:16 no dia em que fizer herdar a seus filhos aquilo que possuir, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da aborrecida, que é o primogênito.
21:17 Mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto possuir, porquanto aquele é o primogênito do seu vigor; o direito da primogenitura é dele.
21:18 Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos,
21:19 seu pai e sua mãe o pegarão, e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta,
21:20 e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é dissoluto e beberrão.
21:21 Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão até que morra; assim, eliminarás o mal do meio de ti; todo o Israel ouvirá e temerá.
21:22 Se alguém houver pecado, passível da pena de morte, e tiver sido morto, e o pendurares num madeiro,
21:23 o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite, mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus; assim, não contaminarás a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança.


Deuteronômio - cap. 22

22:1 Vendo extraviado o boi ou a ovelha de teu irmão, não te furtarás a eles; restituí-los-ás, sem falta, a teu irmão.
22:2 Se teu irmão não for teu vizinho ou tu o não conheceres, recolhê-los-ás na tua casa, para que fiquem contigo até que teu irmão os busque, e tu lhos restituas.
22:3 Assim também farás com o seu jumento e assim farás com as suas vestes; o mesmo farás com toda coisa que se perder de teu irmão, e tu achares; não te poderás furtar a ela.
22:4 O jumento que é de teu irmão ou o seu boi não verás caído no caminho e a eles te furtarás; sem falta o ajudarás a levantá-lo.
22:5 A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao SENHOR, teu Deus.
22:6 Se de caminho encontrares algum ninho de ave, nalguma árvore ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe sobre os passarinhos ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes;
22:7 deixarás ir, livremente, a mãe e os filhotes tomarás para ti, para que te vá bem, e prolongues os teus dias.
22:8 Quando edificares uma casa nova, far-lhe-ás, no terraço, um parapeito, para que nela não ponhas culpa de sangue, se alguém de algum modo cair dela.
22:9 Não semearás a tua vinha com duas espécies de semente, para que não degenere o fruto da semente que semeaste e a messe da vinha.
22:10 Não lavrarás com junta de boi e jumento.
22:11 Não te vestirás de estofos de lã e linho juntamente.
22:12 Farás borlas nos quatro cantos do manto com que te cobrires.
22:13 Se um homem casar com uma mulher, e, depois de coabitar com ela, a aborrecer,
22:14 e lhe atribuir atos vergonhosos, e contra ela divulgar má fama,
dizendo: Casei com esta mulher e me cheguei a ela, porém não a achei virgem,
22:15 então, o pai da moça e sua mãe tomarão as provas da virgindade da moça e as levarão aos anciãos da cidade, à porta.
22:16 O pai da moça dirá aos anciãos: Dei minha filha por mulher a este homem; porém ele a aborreceu;
22:17 e eis que lhe atribuiu atos vergonhosos, dizendo: Não achei virgem a tua filha; todavia, eis aqui as provas da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa dela diante dos anciãos da cidade,
22:18 os quais tomarão o homem, e o açoitarão,
22:19 e o condenarão a cem siclos de prata, e o darão ao pai da moça, porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. Ela ficará sendo sua mulher, e ele não poderá mandá-la embora durante a sua vida.
22:20 Porém, se isto for verdade, que se não achou na moça a virgindade,
22:21 então, a levarão à porta da casa de seu pai, e os homens de sua cidade a apedrejarão até que morra, pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim, eliminarás o mal do meio de ti.
22:22 Se um homem for achado deitado com uma mulher que tem marido, então, ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim, eliminarás o mal de Israel.
22:23 Se houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade e se deitar com ela,
22:24 então, trareis ambos à porta daquela cidade e os apedrejareis até que morram; a moça, porque não gritou na cidade, e o homem, porque humilhou a mulher do seu próximo; assim, eliminarás o mal do meio de ti.
22:25 Porém, se algum homem no campo achar moça desposada, e a forçar, e se deitar com ela, então, morrerá só o homem que se deitou com ela;
22:26 à moça não farás nada; ela não tem culpa de morte, porque, como o homem que se levanta contra o seu próximo e lhe tira a vida, assim também é este caso.
22:27 Pois a achou no campo; a moça desposada gritou, e não houve quem a livrasse.
22:28 Se um homem achar moça virgem, que não está desposada, e a pegar, e se deitar com ela, e forem apanhados,
22:29 então, o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinqüenta siclos de prata; e, uma vez que a humilhou, lhe será por mulher; não poderá mandá-la embora durante a sua vida.
22:30 Nenhum homem tomará sua madrasta e não profanará o leito de seu pai.


Deuteronômio - cap. 23

23:1 Aquele a quem forem trilhados os testículos ou cortado o membro viril não entrará na assembléia do SENHOR.
23:2 Nenhum bastardo entrará na assembléia do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará nela.
23:3 Nenhum amonita ou moabita entrará na assembléia do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na assembléia do SENHOR, eternamente.
23:4 Porquanto não foram ao vosso encontro com pão e água, no caminho, quando saíeis do Egito; e porque alugaram contra ti Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar.
23:5 Porém o SENHOR, teu Deus, não quis ouvir a Balaão; antes, trocou em bênção a maldição, porquanto o SENHOR, teu Deus, te amava.
23:6 Não lhes procurarás nem paz nem bem em todos os teus dias, para sempre.
23:7 Não aborrecerás o edomita, pois é teu irmão; nem aborrecerás o egípcio, pois estrangeiro foste na sua terra.
23:8 Os filhos que lhes nascerem na terceira geração, cada um deles entrará na assembléia do SENHOR.
23:9 Quando sair o exército contra os teus inimigos, então, te guardarás de toda coisa má.
23:10 Se houver entre vós alguém que, por motivo de polução noturna, não esteja limpo, sairá do acampamento; não permanecerá nele.
23:11 Porém, em declinando a tarde, lavar-se-á em água; e, posto o sol, entrará para o meio do acampamento.
23:12 Também haverá um lugar fora do acampamento, para onde irás.
23:13 Dentre as tuas armas terás um porrete; e, quando te abaixares fora, cavarás com ele e, volvendo-te, cobrirás o que defecaste.
23:14 Porquanto o SENHOR, teu Deus, anda no meio do teu acampamento para te livrar e para entregar-te os teus inimigos; portanto, o teu acampamento será santo, para que ele não veja em ti coisa indecente e se aparte de ti.
23:15 Não entregarás ao seu senhor o escravo que, tendo fugido dele, se acolher a ti.
23:16 Contigo ficará, no meio de ti, no lugar que escolher, em alguma de tuas cidades onde lhe agradar; não o oprimirás.
23:17 Das filhas de Israel não haverá quem se prostitua no serviço do templo, nem dos filhos de Israel haverá quem o faça.
23:18 Não trarás salário de prostituição nem preço de sodomita à Casa do SENHOR, teu Deus, por qualquer voto; porque uma e outra coisa são igualmente abomináveis ao SENHOR, teu Deus.
23:19 A teu irmão não emprestarás com juros, seja dinheiro, seja comida ou qualquer coisa que é costume se emprestar com juros.
23:20 Ao estrangeiro emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em todos os teus empreendimentos na terra a qual passas a possuir.
23:21 Quando fizeres algum voto ao SENHOR, teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o SENHOR, teu Deus, certamente, o requererá de ti, e em ti haverá pecado.
23:22 Porém, abstendo-te de fazer o voto, não haverá pecado em ti.
23:23 O que proferiram os teus lábios, isso guardarás e o farás, porque votaste livremente ao SENHOR, teu Deus, o que falaste com a tua boca.
23:24 Quando entrares na vinha do teu próximo, comerás uvas segundo o teu desejo, até te fartares, porém não as levarás no cesto.
23:25 Quando entrares na seara do teu próximo, com as mãos arrancarás as espigas; porém na seara não meterás a foice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.