domingo, 28 de fevereiro de 2016

Qual é a diferença entre “orar” e “rezar”?

A oração do “Pai Nosso” é uma reza? O que há de exemplo na Bíblia?
Se estudarmos a origem latina (rezar em latim é “recito”) da palavra “rezar” vamos descobrir que ela traz um significado de “recitar”, “ler em voz alta”, “apresentar lendo”, “citar”, “pronunciar uma fórmula”, “repetir”, “dizer de cor”. Este estudo da raiz e da significação do termo “rezar” nos mostra que tal palavra se aplica melhor às preces prontas, de autoria de terceiros, que aprendemos e repetimos.



Já o verbo “orar” tem suas raízes no termo latino “oro”, que significa “dizer”, “falar”, de onde também se deriva o termo “oral”, ou seja, “dito”, “falado”. Este entendimento se encaixa melhor com as preces na forma de uma fala, uma conversa. Orar é abrir o coração a Deus, como a um amigo.

A partir de textos Bíblicos temos hoje algumas “rezas’ que são praticadas por cristãos que fazem destes textos suas preces, como por exemplo, os salmos 91, 23, etc. Entretanto não há nenhuma ordem bíblica para que se tomem tais ou outros textos, decore-os e transforme-os em frequente oração.

Existe também o que chamamos de “Oração do Pai Nosso”, que é o texto de Mateus 6:9sp-13. Entretanto, não se pode dizer que era intenção de Jesus determinar que seus discípulos praticassem uma reza, como podemos ver no verso sete, através de Sua admoestação “não useis de vãs repetições”. Este termo (“vãs repetições”) não se refere à repetição de um pedido, mas a um murmúrio vazio e preces longas que confundem verbosidade insignificante com piedade.

Na Bíblia há muitos exemplos de orações. Tais preces sempre se mostram ser uma fala do ser humano para com Deus. Uma conversa espontânea, diferente de um recital decorado. Alguns exemplos podem ser vistos nas orações de Davi (1Cr 29.11-13), Jonas (Jonas 2:1-10), Neemias (Neemias 2:4, etc), Ezequias (Isaías 38:1-5), o ladrão na cruz (Lucas 23:42), o fariseu e o publicano da parábola (Lucas 18:9-14), o Senhor Jesus Cristo (João 11:41-42; Lucas 23: 34; João 17), etc.

A oração é a chave na mão do crente para acessar o trono de Deus. É o meio de comunicação entre você e seu pai de amor. Você pode ser uma grande pessoa de oração. Reserve um tempo especial, num lugar separado, e converse com Deus, sobre suas mais diferentes alegrias e anseios. Ele te ouvirá. Você e Deus ficarão íntimos e você descobrirá em Jesus o seu melhor amigo!



Autor
Joaquim de Andrade





Ajude a divulgar. Compartilhe!

106 comentários:

  1. Que texto esclarecedor! Que Deus continue a te dar essa sabedoria e te proporcionar oportunidades de compartilhar suas descobertas conosco. Amei passar um tempinho refletindo a respeito de tudo o que foi dito nesse post! Abraços fraternos...

    ResponderExcluir
  2. @Letícia Santos

    O site é que agradece sua presença Letícia, seja bem-vinda!

    ResponderExcluir
  3. Diferenciar Oração de Reza é mais uma aplicação protestante, mais um assunto que tem a intenção de "separar" e não "Juntar". Incrível como vocês protestantes ousam dizer que falam em nome de Jesus Cristo "o Unificador" com ideologias "separatistas". Cuidado, lembre-se do texto: Mas senhor, senhor...eu falei em teu nome. _Vai de retro que eu não te conheço.

    Doido vai ser heim... Eu REZO para que os protestantes se tornem bons católicos e sejam salvos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitado vc não sabe diferenciar um melão de um pepino kkkk
      triste fato.

      Excluir
    2. "Separatista" meu amigo, e irmao catolico, aqui esta sendo muito bem esclarecido a diferenca entre rezar e orar, tendo alguma duvida escudrinhe as escrituras e tendra a resposta. A nossa igreja e A separatista ja q em varias versoes biblicas umas falam orar e as mais recentes versoes mudaram para rezar. A paz seja contigo.

      Excluir
    3. "Separatista" meu amigo, e irmao catolico, aqui esta sendo muito bem esclarecido a diferenca entre rezar e orar, tendo alguma duvida escudrinhe as escrituras e tendra a resposta. A nossa igreja e A separatista ja q em varias versoes biblicas umas falam orar e as mais recentes versoes mudaram para rezar. A paz seja contigo.

      Excluir
    4. Nossa você precisa examinar as escrituras, quem te disse que Jesus Cristo veio p unir? Há os separados para o reino para a glória . triste realidade a sua ! Muitos convertidos e poucos escolhidos . A fé morta deixam as pessoas cegas. Talves se você passace a amar Jesus Cristo perceberia tudo isso.

      Excluir
  4. na minha opinião rezar é simplesmente imitar,ou até mesmo ler orações formuladas em papel,orações que os outros escrevem...EU ORO em NOME DE JESUS o que eu estou sentindo realmente no coração e não preciso de ler nenhuma (reza)escrita, desse jeito não sou eu quem estou falando com JESUS seria outra pessoa falando por mim... na biblia esta escrito: Vós errais em não examinar as escrituras e nem conhecer o poder de DEUS... AMEM fique com DEUS

    ResponderExcluir
  5. Rsss Santa ignorância, o protestantismo surgiu na alemanha e depois inglaterra, que tem o verbo Pray que é rezar. Pelo que vejo você deve ser evangélico, então de onde nasceu sua doutrina nunca teve diferença, ai no português como existem palavras sinonimas resolveram pegar uma para diferenciar das outras religiões. Que feio, para de causar briga, discordia, divisão a palavra de DEUS veio para unir e não para ser usado como objeto de afronta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele nao falou nada de errado !!
      Só disse que ta na biblia !!

      Excluir
    2. Ele nao falou nada de errado !!
      Só disse que ta na biblia !!

      Excluir
    3. Concordo deveremos ser todos irmãos. Mais o interessante é que todos os protestantes que comentaram colocaram citações bíblicas e os católicos não. Pq vcs não lêem a bíblia?

      Excluir
    4. Sim porque? não lem a Biblia, Jesus Cristo mandou orar não rezar, ele disse orai assim

      Excluir
  6. Eu oro e rezo para que Deus perdoe os seus pecados. Pois usar a própria Bília para jugar e condenar outros é o maior pecado que pode existir. Por isso vou orar e rezar para que você não seja condenada(o) ao inferno ainda em vida. Pois você deveria inspirar-se na Bíblia de forma a lhe trazer paz e tranquilidade. Não te esqueça: Mateus 7,1-2 ”Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Amado, observei que você esta dizendo que vai orar iu rezar para que os irmãos protestantes não sejam condenados. Como assim? E voce? Porquê você não pega Mateus 7 e analise sua própria vida e ações. Não vi neste pôster nenhum tipo de ofensa aos católicos. Apenas esclarecerimento entre orar e rezar e, segundo as escrituras e origem das palavras não está errado. Sabe o que percebi...? Dogmatismo, voce fala o que te ensinaram desde o princípio de sua existência e não o que absorveu das escrituras. Um conselho amado,,, coma bíblia elas são as mesmas e do mesmo Deus. Lutero protestou justamente isso; o dogmatismo, cabresto eclesiástico que impedia que todos tivessem acesso a verdade "direito de todos".

      Excluir
  7. Sou Católico. A primeira Igreja iniciada por Jesus Cristo. Não faço pregação contra protestantes. Mas, como o Protestantismo começou com Martinho Lutero em 1595, ele infelizmente retirou livros importantes da Bíblia, de acordo com critérios próprios. Não deixando para os Protestantes belíssimas e riquíssimas dimensões da Bíblia, como por exemplo, o primeiro livro que fala sobre ressurreição, o livro dos Macabeus. E também infeliz mente iniciou uma guerra contra a Mãe de Jesus, que nada de mal fez. Ao contrário, quem faz a primeira Oração "Ave-Cheia de Graça" foi o próprio anjo de Deus, no Primeiro Capítulo do Evangelho de Lucas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo não fale isso,pois a igreja que Jesus deixou foi a igreja cristã.você julga os protestantes dizendo que começou com Lutero,verdade,mas e a igreja católica romana? Por acaso você não conhece a história?que após a morte e ressurreição de Jesus e posteriormente à morte dos discípulos foi que Constantino e seus aliados do poder que criaram a igreja romana trazendo o paganismo no que você chama de "cristianismo" ?.
      Portanto não tente enganar os leigos com mentiras como essa.
      Quanto aos livros.você sabe o que são apócrifos? Se não souber estude.
      Não sou católico nem protestantes.sou apenas cristão

      Excluir
    2. Muito bem defendemos a Cristo! A verdade de Cristo.

      Excluir
  8. Aliás, fui uma vez em um culto que, acho que não são de Evangélicos, pois lá havia mais demônios do que Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você foi adorar a Deus ou levar mais um demônio, se certificou se tinha algum com você u só viu noa outros? Foi adorar a Deus ou ser fiscal de culto. Seu comentário e de acusador, aquele que aponta... estou quase crendo que você foi levar mais um.

      Excluir
  9. Como já diz a consulente e o atestam os dicionários, orar e rezar são sinônimos. A Liturgia da Santa Igreja — cuja língua materna é o latim — emprega em diversas circunstâncias o oremus, que se traduz em vernáculo por oremos ou rezemos, posto que são sinônimos.

    Orar vem do latim orare; e rezar, do latim recitare, que também deu em português recitar. Já em latim, os verbos orare e recitare têm sentidos muito próximos: o primeiro significa “pronunciar uma fórmula ritual, uma oração, uma defesa em juízo”; o segundo, “ler em voz alta e clara” (portanto, o mesmo que em português recitar). Entretanto, para orare prevaleceu na latinidade e nas línguas românicas o sentido de rezar, isto é, dizer ou fazer uma oração ou súplica religiosa (cfr. A. Ernout–A. Meillet, Dictionnaire étymologique de la langue latine — Histoire des mots, Klincksieck, Paris, 4ª ed., 1979, p. 469).

    ResponderExcluir
  10. @Unknown

    O que Gabriel fez não foi uma "oração" aos pés de Maria, sim sim uma "saudação" de ânimo e coragem a ela.

    Mesmo assim te pergunto, em que momento Gabriel disse essas palavras?:

    "santa maria mão de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém"

    ResponderExcluir
  11. EU NAO PRECISO SER HERETICO IGNORANTE PELO MEDO DO TERMO PROTESTANTE E FAZER NOME CATOLICO. ORAR È UMA COISA RESAR È OUTRA . CRISTAO SE É por CRISTO. Catolico se é pela doutrina da SEITA ROMANA

    ResponderExcluir
  12. A Bíblia é única, mas as pessoas são diversas assim como suas opiniões e interpretações. não sejais hipócritas a ponto de discutir o certo do errado a respeito de ser cristão ou católico. Se existe diversas religiões, crença, seitas, porque divergir opiniões entre católico e evangélicos? o q na verdade estar precisando entre os povos de modo geral, nada menos q senso de compreensão e visão de interpretação; pois dentre toda nação humana q crer em Deus e segue-o, o segue da sua maneira, preferivelmente da maneira mas simplificada. Na verdade Jesus veio a terra para salvar-nos e consequentemente unirmos a seu proposito q é apregoa-lo por toda terra para toda nação. Por que dividir-se entre se si o q na verdade ele quer é q o representemos em cada comunidade, cidade, estado, país e continentes. Todos por um e um por todos para Ele.

    ResponderExcluir
  13. A oração é a chave na mão do crente para acessar o trono de Deus. É o meio de comunicação entre você e seu pai de amor. Você pode ser uma grande pessoa de oração. Reserve um tempo especial, num lugar separado, e converse com Deus, sobre suas mais diferentes alegrias e anseios. Ele te ouvirá. Você e Deus ficarão íntimos e você descobrirá em Jesus o seu melhor amigo!

    ResponderExcluir
  14. Que Deus continue a te dar essa sabedoria e te proporcionar oportunidades de compartilhar suas descobertas conosco.é muito bom mesmo, pararmos um momento e refletir sobre estudos como esse, só temos a ganhar a cada dia expreriências para serem colocadas em prática
    um abraço meu irmão !!!!

    ResponderExcluir
  15. Resposta que vem direto do coração do PAI!

    ResponderExcluir
  16. Como atestam o Michaellis, o Aurélio e todos os dicionários da língua portuguesa, os termos orar e rezar são sinônimos. Infelizmente, tem "pastor" por aí querendo mudar a língua portuguesa por conta própria, ensinando que existe uma grande diferença entre os dois. Será?

    Em inglês, por exemplo, o verbo to pray significa as duas coisas, orar e rezar. Em italiano, usa-se a palavra pregare, isto é, "suplicar", que tem o mesmo sentido de orar ou rezar em nossa língua. Só no português, esta língua tão complexa, é que surgiram os dois termos sinônimos. Mas será que Deus se importa com as palavras que usamos? Nós, que somos tão imperfeitos?

    Não há razão alguma para se diferenciar radicalmente os dois termos, e muito menos é sensato se basear nisso para criar mais um motivo de disputas desnecessárias, como fazem certos irmãos "evangélicos", considerando-se sempre os únicos entendedores da Bíblia Sagrada. Vejamos o que a própria Escritura tem a dizer sobre isso:

    “Esses tais demonstram um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca das palavras, que resulta em inveja, brigas e atritos constantes...” (I Timóteo 6, 4).

    Alguns dizem que rezar é repetir palavras decoradas sem prestar atenção ao que está sendo dito, sem fé e sem amor, enquanto orar seria falar a Deus daquilo que vem do coração. Ora, não é verdade que os católicos só se utilizam de orações prontas para falar a Deus. Todo católico pode e deve fazer suas próprias orações ao Criador, usando as palavras que vêm do coração, para pedir, louvar, glorificar... O uso de certas fórmulas prontas serve mais como um indicador, uma espécie de guia para nos instruir a respeito da maneira correta de orar ou rezar, como fez o próprio Senhor Jesus quando nos ensinou o Pai Nosso: "Quando orardes, dizei assim..." - Será que alguém vai contrariar Jesus, dizendo: "Não, Senhor, não devemos repetir palavras decoradas"? Por meio desse modelo, Jesus nos ensinou como devem ser as nossas orações, e como elas se tornam aceitáveis a Deus, nosso Pai do Céu. Então, às vezes pode ser muito útil usar fórmulas prontas para rezar ou orar. Foi isso que o próprio Jesus ensinou, e isso não significa que a nossa oração será feita sem entrega, sem sentimento, sem o coração.

    E se rezar fosse apenas repetir palavras, Jesus mesmo rezou, pois repetiu várias vezes as mesmas palavras para falar com Deus-Pai. No Evangelho segundo Marcos, por exemplo, vemos como o Senhor rezava no jardim de Getsêmani, antes de Judas o trair: "E, afastando-se de novo, orava dizendo novamente a mesma coisa..." (Mc 14, 39)

    Ou seja, se fosse aqui no Brasil, Jesus estaria "rezando", e os "pastores" diriam que estava usando de "vãs repetições". Isso acontece porque eles decoram a Bíblia, mas não entendem o seu contexto, os seus significados mais profundos. Certas comunidades evangélicas procuram valorizar sempre as diferenças, por menores que sejam, aumentando cada vez mais o fosso da separação entre os cristãos. Percebemos que isso serve como pretexto para alimentar a confusão entre os que buscam o verdadeiro cristianismo. Acentuando as diferenças, seja no culto ou nas palavras, como utilizando a palavra "orar" em vez de "rezar", imediatamente se identificam como “crentes” ou “evangélicos”. Com isso se distanciam dos católicos e cristãos ortodoxos. É uma tática adotada para crescer e prosperar: levar os ingênuos a acreditarem que somente eles são os detentores da Salvação e da Verdade Divina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo discordo de você pois fui católico por muitos anos da minha vida só mudei de opinião depois que li a Bíblia por duas vezes aí que mudei para achar a verdade não quero trazer discórdia mais leia a Bíblia e você também será liberto pela palavra e se precisar deajuda me coloco à disposição para lhe ajudar fique com Deus.

      Excluir
    2. Meu querido amigo discordo de você pois fui católico por muitos anos da minha vida só mudei de opinião depois que li a Bíblia por duas vezes aí que mudei para achar a verdade não quero trazer discórdia mais leia a Bíblia e você também será liberto pela palavra e se precisar deajuda me coloco à disposição para lhe ajudar fique com Deus.

      Excluir
    3. Meu querido amigo discordo de você pois fui católico por muitos anos da minha vida só mudei de opinião depois que li a Bíblia por duas vezes aí que mudei para achar a verdade não quero trazer discórdia mais leia a Bíblia e você também será liberto pela palavra e se precisar deajuda me coloco à disposição para lhe ajudar fique com Deus.

      Excluir
  17. Além disso, sejamos francos: quantos falsos profetas, que já conhecemos bem, são verdadeiros mestres no uso das palavras improvisadas? Eles dizem que "oram", improvisam belos discursos diante da assembleia, mas as suas vidas são repletas de podridão. Este não é o caso de Madre Teresa de Calcutá, nem de Irmã Dulce dos Pobres, Frei Damião ou São Francisco de Assis, só para citar alguns exemplos mais conhecidos: todos eles diziam "rezar", e suas vidas foram exemplos de vida cristã. Quem se atreveria a dizer que essas pessoas não rezavam com o coração, com fé e grande amor a Deus?

    Do ponto de vista católico (universal), tanto o termo rezar quanto o termo orar englobam todos os gêneros de súplicas a Deus, desde aqueles de petição até as orações de louvor e glorificação ao Criador. O que explicamos aqui não é nenhum segredo escondido: o leitor pode comprovar estas realidades através de uma breve pesquisa nos livros. Tudo que precisamos fazer é deixar de dar ouvidos aqueles que se consideram como os donos da verdade, e buscar a Vontade de Deus com pureza de alma, fé e sinceridade.

    ResponderExcluir
  18. Jesus Fazia orações repetitivas.
    Mt 26, 44: "Deixando-os afastou-se e orou pela TERCEIRA vez REPETINDO AS MESMAS PALAVRAS"
    A reza repetida é um costume do povo de Deus.
    No Salmo 136 a palavra "Pois eterno é o seu amor" é repetida do primeiro ao ultimo versículo (26 vezes)
    O Salmo 29 repete "Voz do Senhor"
    O Salmo 46 repete "O Senhor dos exércitos esta conosco"
    O evangelho não vai contra orações repetidas, escritas. mas vai contra "tagarelice", ou seja, pronunciar uma oração sem estar intimamente ligado a Deus naquele momento. Isso pode estar contido tanto em orações escritas quanto em orações criadas na hora, momentaneamente! Eu posso estar pedindo a Deus nas minhas orações sempre a mesma coisa, mesmo usando de palavras diferentes de uma oração pra outra! é a este termo que Jesus se refere no seu evangelho, "não useis de vãs repetições", ou seja, não seja tagarela, não diga sempre a mesma coisa a Deus sem acreditar naquilo que você está dizendo.
    Quanto a diferença das palavras "Rezar" e "Orar", é apenas uma duplicação na língua portuguesa que ambas tem o mesmo sentido!
    SIGNIFICADO DE ORAR - DICIONARIO AURÉLIO
    v.i. Fazer oração, rezar. / Pronunciar um discurso, falar em tom oratório; pregar. / &151; V.t. Pedir, rogar em oração, em prece.
    SIGNIFICADO DE REZAR - DICIONARIO AURÉLIO
    Significado de Rezar
    v.t. Proferir, dizer (oração ou súplicas religiosas); fazer preces: rezar dez padres-nossos. / Referir, conter escrito: isto é o que reza a lei. / Fig. Resmungar, murmurar. / Dirigir súplicas; orar: rezar aos santos. / Tratar, falar: é um dos maiores feitos de que reza a história. / &151; V.i. Fazer oração a Deus ou aos santos.

    ResponderExcluir
  19. Ninguém notou que essa explicação diz que não deve-se rezar a oração do Pai Nosso?

    ResponderExcluir
  20. Acho ridiculo essa divisao de religioes sou catolicas mad nao gosto de desrespeitar religiao de ninguem pous o julgando que fara e deus ele dira o certo e o errado e nao esses pecadores que ficam julgandos os outros talvez por achar que ja estao salvos ...nos catolicos e evangelicos eramos para estar unidos pois cada dia que passa o cristianismo vem acabando que deus tenha misericordia de nossas acoes mtas vezes desastrosas em nome dele!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus cristo que é a cabeça da igréja disse e conheceres a verdadade e a verdade vos libertara, olha irmão a verdade é a palavra de Deus que é a Biblia sagrada então lé a palavra de Deus porque satanas tem a sua igréja que é conhecida para quem tem visão espiritual e deixa de adorar imagens que a Biblia condena lé a Biblia

      Excluir
  21. segundo o dicionario da língua portuguese são palavras sinônimas, ou seja, significam a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  22. Disse Jesus: ERRAIS POR NÃO CONHECER AS ESCRITURAS. O Senhor Jesus Cristo nos ensina: e, quando orardes não useis de vãs repetições como fazem os gentios; pois presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Mateus 6:7

    ResponderExcluir
  23. Demônios está em todas as partes, até na Igrejas , não importa a religião ele está lá , para ver quem tem uma brecha pra ele entrar , vamos buscas mais de Deus que ele fara a Obra .

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Qual a necessidade disso, gente todos ABSOLUTAMENTE TODOS os que estão aki e deram uma sugestão são cristãos e acreditam no nosso pai. Parem por favor, não à nenhuma precisão de tal transtorno, somos todos irmãos diante do pai, REZAR e ORAR são duas formas de chegar mais perto de Deus, tenho certeza que oq ele enxerga não é a religião e sim oq cada um é como ser humano, peço q evitem essa richa entre católicos e protestantes, é triste saber que até para Deus tem esse tipo de briga sem fundamento

    ResponderExcluir
  26. Segundo todos os dicionários de português, rezar e orar são sinônimos, ou seja, significam exatamente a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  27. http://www.grammar-monster.com/easily_confused/pray_prey.htm
    Vejam o site em inglês que fala sobre a diferença entre orar e rezar... depois calem-se ao falar que é uma diferença apenas na língua portuguesa (na verdade, pra vcs é tudo igual até no português), que são palavras mt semelhantes e que possuem o mesmo significado... tolos n vem a diferença entre rezar e orar? (será que uma comunhão com uma pessoa se dá repetindo a mesma conversa? Quer dizer então que se eu disser a mesma coisa todos os dias para um amigo eu irei me tornar mais íntimo dele?
    Tolos!!! A pessoa que fala as palavras repetidamente todos os dias é tachado de chato e monótono trazendo em sequência o afastamento dela em relação aos demais... ou será que vc aguenta ouvir o mesmo cara te falar, por exemplo, o estado do time de futebol todos os dias?
    Ex:- e o palmeiras cara?
    -E o palmeiras?
    -E como é que ta o palmeiras?
    -O palmeiras ta ruim né?
    (Nada contra o palmeiras, apenas um exemplo).
    Se uma pessoa n aguenta um assunto repetido e reclama até quando outra vai contar novamente a msm história que passou... pense então em relação a Deus, ouvindo você dizer todos os dias a msm ladainha até o fim da vida sobre Ave Maria, Pai Nosso...( pai nosso é uma oração dada como exemplo, um manual que segue estes passos: pedindo perdão, exaltando a Deus, agradecendo, mostrando total dependência Dele, pedindo suas necessidades, conversando com Deus...Não tinha como finalidade a repetição desta oração. ) Por favor parem de dizer que é igual que n é. .. parem de falar que o inglês junta tudo, pois acaso n sabem que eles oram, e n rezam? N sabem que PRAY é orar e PREY é rezar, prese? Enxerguem a verdade, n é a toa que protestantes se separaram dos católicos. .. n se tocam que vcs ficaram um milênio vivendo na hipocrisia? Mal liam a biblia....quer uma prova? Veja isaias 40 : 22, livro escrito 750+- antes de Cristo e já falava que a terra era redonda, e a "santa Igreja" que promovia a "santa inquisição" dizia ser quadrada e queimava pessoas que expunham ideias contrarias. ...
    São hipócritas que adoram a Deus apenas pelos lábios, porém possuem o coração longe do Senhor, dizem servir a Deus, mas não possuem temencia nem renúncia, lembram de Deus nos momentos cruciais dos problemas terrenos que possuem, são sal mas são insípidos(sem sabor algum), são luz mas estão escondidos debaixo da mesa, n fazem diferença alguma neste mundo, n andam contra o mundo, vivem nas baladas, nas bebedices, imoralidades, sensualidade, homossexualidade e demais concupicencias da carne, e além disso,concordam com aqueles que praticam tais atos...(ROMANOS 1 : 20-32 relata a atualidade) vivem na hipocrisia de ídolos e títulos de"santos" entre vcs, (será que não devemos ser todos santos? Ou não sabeis vós que sem santidade ninguém verá o Senhor " hebreus 12 : 14?). Possuem um líder "papa" que diz concordar com a teoria do big bang e do evolucionismo, diz que batizaria um extraterrestre se ele(o et) quisesse e diz ainda que os animais possuem alma e vão para o céu (fonte: uol notícias). Agora pergunto ao papa e aos demais seguidores dele, cade o embasamento biblico para tais heresias ditas? evolução e criação n andam juntas, e agora o papa quer misturar tudo? Será que ele não sabe que a luz n se mistura com as trevas? Este é o representante de vcs? N deveria ser Jesus? Pra que um líder que diz tais blasfêmias? N sabem que o único mediador entre nós e Deus é Cristo? Pq colocar um velho vestido de branco que distorce a biblia no meio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois destas belas palavra espero sinceramente que quem não entende da verdade de Jesus comece. Porque evagelizamos mas quem convence e o espírito santo

      Excluir
    2. Obrigado irmá que Deus te da mas sabedoria

      Excluir
  28. Só sei dizer que devemos viver o que Jesus orou ao seu pai, O nosso Deus. ..

    ResponderExcluir
  29. É triste ver como o amor está acabando, olhei os comentários e fiquei com o coração triste, triste em ver tantas acusações protestantes X católicos, como se fosse uma partida de futebol, irmãos católicos e protestantes meus irmãos Deus não vê placa de igreja aliás a igreja somos nós(Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim) nós é que somos escolhidos por Deus, nós é que somos chamados filhos de Deus.(Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus, Romanos 8:14) ele morreu por mim e por você não por placa de igreja assim como eu creio que muitos evangélicos iram morar no Céu eu creio que muitos católicos também, e lá não haverá isso eu sou de igreja tal, lá só terá um objetivo LOUVAR E ENGRANDECER ao ÚNICO digno de adoração JESUS, vamos parar com essas contenta aliás a própria palavra de Deus diz sobre Contenta entre irmãos Deus não se agrada, você que é Pai ou Mãe gosta de ver seus filhos brigando um acusando o outro? acredito que não, assim também é o nosso PAI. Se um diz eu ORO amém ore ao Senhor, se o outro diz eu REZO amém reze ao Senhor, se você tem convicção que aquilo que você acredita é a verdade de Deus então peça ao Senhor Pai que a tua verdade assim como alcançou minha vida alcança também a do meu irmão pois ele assim como eu precisa da tua salvação,O amor é paciente e bondoso não é egoísta, que nós possamos buscar o amor o amor o amor o amor em todo tempo, vamos deixar aquele que derramou seu sangue sobre todos nós justo e injustos julgue quem está correto ou não, Ame ao Senhor ame ao teu próximo.
    Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

    Isaías 53:5

    ResponderExcluir
  30. Catolicos e evangelicos !!
    parem de brigar entre si pois ambos amam a Cristo !!
    Isso que importa o resto E RESTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha lé o livro de a pocalipse voçe vai saber, averdade sobre a igréja de satanas e quem é o 666 isso aponta que é a igréja catolica voçe sabi isso

      Excluir
  31. A igreja católica e a mas completa, vive não só da Bíblia mas de fatos reais, como os santos que dedicaram a vida aos pobres. AGORA MOSTRE UM PROTESTANTE QUE ABRIU MÃO DE ALGUMA COISA PELOS POBRES COMEÇAR PELOS PASTORES.
    O dEUS DELES É O DINHEIRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a igréja de satanas só voçe que não sabe é a igreja catolica satanas mora no vaticano fica a saber isso!!!

      Excluir
  32. @Hauser vall Meu caro, o nível da sua ignorância e limitação nos argumentos (utiliza como fundamento exemplificação do meio futebolístico) podem custar-lhe caro. O que você vomita de forma superficial, com teor de ira, é uma lavagem composta de preconceitos e informações completamente infundadas e até mentirosas. Sugiro que, se quer criticar a Santa Igreja Católica, leia com mais seriedade seus documentos e estude sua doutrina. Não é recomendável emitir julgamentos baseados no erro e no engano, como são as fontes que você utiliza para se justificar. UOL? Quem são os mantenedores desse site? Você confia plenamente neles? Sabe que tipo de ideologia defendem? Seu desconhecimento sobre o que foi o Santo Ofício da Inquisição é crasso, para não dizer quase invencível. Muitos historiadores sérios da atualidade já estão desmistificando as invenções tendenciosas que desonestos fizeram sobre o que foi, de fato, a Inquisição, sobre quem foram seus agentes e sobre o real papel da Igreja naqueles tempos que eram outros. Detalhe: nenhum deles é brasileiro, o que é óbvio. Há uma contaminação acadêmica por aqui que causa paralisação e estupidificação daqueles que deveriam levar a sério o trato com o conhecimento, mormente o da História. Prevejo que, caso você me responda, volte furibundo, vociferando e despejando outras vãs palavras de ódio. Advirto-o: nem perca seu tempo; sou imune, graças a Deus, a esse tipo vulgar e ineficiente de ataque. Caso queira, indico-lhe o livro "Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental", do phD prof. Thomas Woods (Universidade Columbia). Aprenda a ler pessoas sérias e que entendem de assuntos elevados e importantes que você pretende discutir no mesmo nível que se discute futebol, e brasileiro ainda para piorar... Agora, se você nem se der ao trabalho de pesquisar sobre esta excelente obra de História e voltar com recitações bíblicas, enumerando livros, capítulos e versículos, vou lhe devolver o mesmo 'grandioso' argumento: "A pessoa que fala as palavras repetidamente todos os dias é tachado de chato e monótono trazendo em sequência o afastamento dela em relação aos demais" Vai "repetir" a bíblia aqui? Por que não explica e argumenta, como o fazem os exegetas e ascetas, ao invés de ficar repetindo textos, o que você mesmo classifica como tarefa chata e monótona? É chato e monótono então ler e recitar a Sagrada Escritura? Qual é a sua dificuldade com o Big Bang? Vai refutá-lo também? O universo está em expansão contínua. Veja: 'está'. É fato científico comprovado. O que você, oh ilustre cientista, tem para dizer em refutação ao Big Bang? Você lê o Gênesis, que não é livro de Ciência, como? Acredita que os dados lá podem ser interpretados empiricamente? Ignora os modos teológicos de interpretação bíblica? O comentário do Papa sobre isso não é dogma de fé, portanto nenhum católico é obrigado a professar ou crer nessa declaração. Espero e desejo, verdadeiramente, que você mude sua forma de avaliar temas e assuntos que exigem bastante profundidade, inclusive espiritual, com o auxílio do Espírito de Sabedoria, e abandone a futilidade do futebol para analisar, conhecer e criticar o que verdadeiros doutores e peritos, muito ponderadamente e com humildade, em suas teses o fazem. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto, muito, quando um servo de Deus aceita que o homen casa com o homem igual, oque quer dizer isso 666 e já conhecemos quem é

      Excluir
  33. Gostei muito dos assuntos aqui tratado não sou teólogo. Mas ser livre eu entendi que foi esse o propósito de Jesus libertação. Da minha mente aprisionada ao pecado ao erro. Por isso sou livre para falar com ele independente se vou orar ou rezar
    Pois Deus ele é poderes mas tão poderes que antes de abrir minha bica ele já sabe até o que viu falar. Isso tudo é pela fé amém. Espero que não me intérprete minha pessoa querendo causar polêmica mas estou aqui para aprender também. Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito dos assuntos aqui tratado não sou teólogo. Mas ser livre eu entendi que foi esse o propósito de Jesus libertação. Da minha mente aprisionada ao pecado ao erro. Por isso sou livre para falar com ele independente se vou orar ou rezar
    Pois Deus ele é poderes mas tão poderes que antes de abrir minha bica ele já sabe até o que viu falar. Isso tudo é pela fé amém. Espero que não me intérprete minha pessoa querendo causar polêmica mas estou aqui para aprender também. Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  35. Jesus cristo disse,eu sou o caminho e a verdade e a vida niguem vem ão pai sem mim

    E outro ele disse assim como eu sou santo sejais tambem santos em toda vossa maneira de viver

    Só a um santo que é Deus e outros querem fazer se de santo

    ResponderExcluir
  36. Jesus pregou a humildade, de que vale discutir religião só para ver quem é melhor? Reze ou ore com coração, com boas intenções o resto é só motivo para discussões que não dão em nada.

    ResponderExcluir
  37. Segundo o dicionário de português, rezar e orar é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  38. Vejam que ótima notícia:
    http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/11/pesquisa-inedita-traca-o-perfil-do-jovem-brasileiro-da-geracao-y.html

    A religião é inimiga da informação pq a informação abre a mente das pessoas.

    ResponderExcluir
  39. 666 é a Igreja Católica? E o ISIS vai bem? Você gosta de compartilhar com eles a carnificina que eles fazem? Você está com eles? Porque se a Santa Igreja de Deus é a besta, como você blasfema, o que que é o Estado Islâmico então? E o Socialismo/Comunismo do Século XX, que matou mais de 130 milhões de pessoas apenas no intervalo de 100 anos? O que esse dragão é? Seu amiguinho? Cada palavra proferida será posta na balança no dia do Justo Julgamento. As blasfêmias certamente terão peso redobrado em virtude das ofensas a Deus. Vigiemos e cuidemos do pior membro de nosso corpo: a língua, ela mata e fere violentamente.

    ResponderExcluir
  40. Jesus cristo, o salvador do mundo disse assim, assim como eu sou santo sejas vos tambêm santos em toda vossa maneira de viver, ele é o unico santo mas os lider católico dizem q são santos querem se fazer de Deus, isso é o que é blasfemea

    ResponderExcluir
  41. Jesus cristo disse, Eu sou o caminho e a verdade e a vida niguem vai ão pai se não por mi.

    E só ele q nos podemos rogar por tudo quanto nos necesitamos, mas vcs dizem os vossos santos para rogarem isso é o que?!!!

    ResponderExcluir
  42. Podre sua mente sabe uma pessoa q da boca dela parece q so sai podridao entao e a sua Miguel ou sei la seu nome...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A idolatria é culto de demonio vc sabe isso idolatra adora Deus seu e pocrita

      Excluir
  43. Averdade é dotrina de Deus não dos homem.
    Pesso a Deus q tida uma visão espiritual para vc sair dessa doutrina dos homems tchau irmão em cristo

    ResponderExcluir
  44. Essa é a verdade não vamos falar porque santo fulano ou santa fulana Jesus cristo, disse maldito o homem que confia no homem igual, oque esta escrito na Biblia sagrada q é palavra de Deus é q nos temos q meter em pratica e mas nada porque é a verdade, e ele mesmo Jesus cristo disse e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará e iqual é se não a palavra de Deus q esta escrito na Biblia

    ResponderExcluir
  45. Ri muito aqui... hahahahaha hahahahahaha
    Ainda bem q vcs amam o seu Deus,aliás q é o mesmo... hahahahaha hahahahahaha

    ResponderExcluir
  46. Ri muito aqui... hahahahaha hahahahahaha
    Ainda bem q vcs amam o seu Deus,aliás q é o mesmo... hahahahaha hahahahahaha

    ResponderExcluir
  47. Apesar dessas diferenças nas palavras "rezar" e "orar" em suas origens, rezar e orar tomaram o mesmo significado com o passar do tempo. Em inglês, por exemplo, o verbo to pray é usada para as duas coisas, orar e rezar. Em italiano, usa-se pregare que significa suplicar.

    Aqui no Brasil, os evangélicos consideram que rezar é uma oração tradicionalmente católica, em que a pessoa repete várias vezes as mesmas palavras para falar com Deus. Para os católicos, rezar pode ser recitar uma reza ou simplesmente falar com Deus.

    Essa diferenciação acabou virando uma guerra desnecessária para saber quem fala melhor com Deus. Grande parte dos evangélicos argumentam que os católicos fazem errado em rezar repetindo as mesmas palavras, isso tudo por causa deste trecho da bíblia:

    "Nas vossas orações não useis de vãs repetições, como os gentios, porque imaginam que é pelo palavreado excessivo que serão ouvidos."
    (Mateus 6, 7)

    O terço católico, por exemplo, é uma repetição de orações; assim como é uma repetição as palavras "aleluia" e "senhor" nas orações e cultos evangélicos. No entanto, até Jesus 'rezou' ou repetiu várias palavras para falar com Deus-Pai. Vejam este trecho quando Ele estava no jardim de Getsemâni, antes de Judas o trair:

    "E, afastando-se de novo, orava dizendo a mesma coisa."
    (Marcos 14, 39)

    Ou seja, se fosse aqui no Brasil, Jesus estaria 'rezando'. Então, devemos orar repetindo as mesmas palavras ou não? Depende.

    Vou responder primeiro porque é bom rezar repetindo palavras:

    Experimentos científicos com freiras no momento em que rezavam o terço já mostraram que a repetição de várias palavras durante um certo período de tempo funciona como uma meditação, em outros termos, segundo o significado tradicional de meditação cristã, funciona como um "instrumento facilitador de autoconhecimento e de ampliação da consciência para uma apreensão maior do conhecimento revelado por Deus em Cristo". Ou seja, nesse sentido, orar repetindo as mesmas palavras é bom, mas não é uma comunicação eficaz com Deus, é uma comunicação com a nossa alma, uma busca interior por conhecimento, uma forma de apaziguar nosso coração, elevar nossa espiritualidade, assim como fez Jesus no jardim do Getsemâni.

    E porque não devemos repetir as mesmas palavras na oração na comunicação direta com Deus? Simples. Em uma conversa com Deus, a resposta é porque Ele já sabe do que queremos antes de Lho pedir. Isso é mostrado claramente na continuação de Mateus 6,7 exemplificado anteriormente:

    "[...] Não sejais como eles (os gentios), porque vosso Pai sabe do que tendes necessidade antes de lho pedirdes...[...]"
    (Mateus 6, 8)

    E depois disso Jesus nos ensina a oração do Pai-Nosso. É lógico, a oração do Pai-Nosso é um exemplo de como devemos orar, não significa que existe uma fórmula exata para uma oração bem-feita, o que importa é falarmos com Deus e estarmos buscando nossa ligação com Ele. Qualquer outra oração parecida é válida também. Jesus só nos alerta sobre as repetições nas orações exatamente para nos mostrar que Deus sabe perfeitamente do que nós precisamos antes mesmo de falar com Ele e que, portanto, que a nossa oração seja apenas de agradecimento, que não seja uma oração egoísta, que seja uma oração para glorificar Seu nome e de lembrar a nós mesmos que estamos entregues em Suas mãos. Se estamos repetindo essas palavras ou não, o que importa? São elas repetições vãs, inúteis? Afinal, quanto mais queremos estar em contato com Deus de maneira positiva, vale o esforço, não é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero saber se onde esta escrito rezar na Biblia sagrada só isso

      Excluir
  48. "Conhece-reis a verdade, e a verdade vos libertará."

    (João 8:32)

    ResponderExcluir
  49. Minha opinião, leia em:
    https://pt.scribd.com/user/232936058/Oiced-Mocam

    ResponderExcluir
  50. Onde tá escrito na bíblia que a primeira igreja que jesus deixou foi a igreja católica?

    ResponderExcluir
  51. @suanne rodrigues E o que é evangelizar para a senhora? Colocar a caixa de som e gritar para o público? distribuir folhetos? Vestir camisa do seu grupo de igreja e passear pela rua? O que é evangelizar para a senhora?

    ResponderExcluir
  52. Antes de algumas pessoas da religião romana disserem que Jesus deixou igreja eu digo que é uma mentira, os Católicos Ortodoxos não se gloriam por fazer parte da igreja Apostólica, os Romanos foram outros serem que nada tem a ver com verdadeira igreja, a igreja Romana veio depois, porque na verdade a verdadeira igreja é o homem que serve a Deus verdadeiramente segundo os princípios Bíblicos igualmente aos santos profetas que se estivesse nos dias de hoje na terra desconheceria por completo a religião romana que foge dos princípios que eles ensinaram, ou seja, deixaram os princípios para adorarem a deuses pagãos, que não fala, não ouve e não ver.

    ResponderExcluir
  53. Não sou católica nem protestante....sou Cristã.
    Se todos os Cristãos obedecessem aos dois mandamentos da lei que Cristo deixou aos homens que é AMARÁS A TEU DEUS DE TODO SEU CORAÇÃO E AO PRÓXIMO ( mesmo que esse próximo não concorde com você ) não teríamos 90% dos comentários acima.
    Gente.... parem por um momento e percebam que a motivação dos comentários são exatamente o contrário dos ensinamentos de Cristo... Vi disputa de conhecimento, vi raiva por acreditarem em pontos diferentes de doutrina, vi pessoas querendo impor opiniões sobre o livre arbítrio de outras pessoas.
    O assunto é vasto e dependendo do prisma em que se é visto tem pontos de discordância se visto apenas com a visão humana das coisas.
    Vi homens discutindo com homens e o assunto é a comunicação com Deus...percebam como isso está distante de tudo o que um Pai generoso deseja dos seus filhos. Rezem ou orem.... mas falem com seu Pai com o coração sincero que Ele te responderá mesmo na sua limitação de conhecimento.
    Pelo que percebi, a grande maioria das pessoas acima se dizem Filhos de Deus..... então tratem-se com mais respeito. Afinal somos irmãos....diferentes em opiniões e crenças....mas continuamos irmãos.

    ResponderExcluir
  54. seria tão bom se cada um tirasse para si o que é maravilhoso nesta palavra e não se perdesse tanto tempo fazendo desnecessários e inflamadores comentários,que o Deus dos céus abençoe meus irmãos católicos e meus irmão evangélicos para que não fiquem lutando entre si enquanto nosso comum inimigo fica assistindo e se alegrando nisso, porque a nossa guerra não é contra a carne e sangue,um abraço aos meus amados e que a graça e a Paz do senhor Jesus vos seja multiplicada

    ResponderExcluir
  55. Orai e nao rezai,Judas 20, Orai sem Sessar 1Tess 5:17. Orai em todo tempo Efe 6:18, orando por vos Coloss 1:3 .
    Nso sejemos incredulo e sim crentes diz o Senhor Joao 20:27

    ResponderExcluir
  56. Pastor salmir, o senhor é servo de Deus, Biblia diz que a unica pessoa que nós temos que adorar é Deus e mas niguem, e quando os nossos irmão catolico adorão maria e são jose etc a Biblia diz isso e mas a serca do batismo católico é Biblico temos que falar a verdade ãos irmãos para que tenhem o conhecimento da verdade porque é a verdade que pode libertar os nossos irmão desse tipo de ensino e doutrina do homem pastor selmir

    ResponderExcluir
  57. @Socher TODOS OS CATÓLICOS, santos e santas de Deus, que vieram antes de você são ERRADOS? Conhece São Jerônimo, o compilador da Vulgata, a versão da bíblia que possibilitou mais tarde a sua tradução para diversos outros idiomas? Sabia que ele dedicou 55 anos de sua vida nesta árdua e elevada tarefa? E sabia que ele É CATÓLICO? O que você acha? Você é maior leitor que o beato Jerônimo? Já dedicou pelo menos 5 anos de sua vida só para o estudo da Palavra, ou seja, 10% do tempo do santo? Eu, hein, quanto presunção e arrogância desses protestantes. É esta a causa principal da grave cegueira espiritual de que são acometidos por serem altivos e soberbos. Se não tiver humildade e reconhecer que MUITOS OUTROS vieram antes de nós e deram suas vidas pela obra de Deus, pode ler a bíblia 10 vezes que não vai adiantar. O Altíssimo é aquele que não revela Sua Palavra, senão àqueles pequeninos, que sabem reconhecer sua pequenez e que outros há que são maiores que si, inclusive na interpretação correta das Sagradas Escrituras.

    ResponderExcluir
  58. @Mpizi Miguel Você sabe conversar ao invés de ficar repetindo citações fora de contexto como uma vetusta vitrola com defeito?

    ResponderExcluir
  59. Muito bom, Jesus nunca rezou, não ha uma
    passagem dizendo que e riu mas muitas em que Ele chorou, sentiu tristeza. alhas o queu eu não encontrei na Biblia foi papa,padre,cardeal,pulgatório,ou que alguém tenha rezado. ESTA ESCRITO, FOI A FORMA QUE
    JESUS USOU PARA REFUTAR SATANÁZ.

    ResponderExcluir
  60. As emprezas públicas estão tercerizando seus serviços, tonando os
    serviços essenciais numa baderna, sem compromisso nenhum com seus
    clientes. O diabo tercerizou a oração pela reza o Cordeiro Pascoal
    por um coelho e o cristo pelo papai noel.em suma A VERDAE PELA MENTIRA.

    ResponderExcluir
  61. As emprezas públicas estão tercerizando seus serviços, tonando os
    serviços essenciais numa baderna, sem compromisso nenhum com seus
    clientes. O diabo tercerizou a oração pela reza o Cordeiro Pascoal
    por um coelho e o cristo pelo papai noel.em suma A VERDAE PELA MENTIRA.

    ResponderExcluir
  62. SANTA IGREJA CATÓLICA:
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/denunciados-4500-casos-de-pedofilia-na-igreja-catolica-da-australia.ghtml

    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1587143-5602,00-IGREJA+CATOLICA+AMERICANA+FECHA+ACORDO+PARA+INDENIZAR+VITIMAS+DE+PADRES+PED.html

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.