As pessoas repetem a frase "Jesus morreu por nós", mas muitas ainda não compreendem o que isso significa.  A mensagem da Cruz de Cristo é a mais importante que uma pessoa precisa ouvir e compreender. Saber exatamente onde o Novo Testamento começa é essencial para compreendermos o plano de Deus e para cumprirmos nossa parte na obediência pela fé. Então, vamos lá:

        Logo após o livro de Malaquias tem uma página em que está escrito "Novo Testamento". E é exatamente essa página que confunde muitas pessoas. Pois isso nos induz a pensar que o Novo Testamento começa em Mateus 1, no nascimento de Jesus. 

        Mas o início do Novo Testamento não é determinado pelas divisões modernas das páginas de hoje em dia. Naquela época a bíblia estava registrada em diversos rolos de papiro e de pergaminho, e por isso, não tinha essa página chamada "Novo Testamento"E também não são os teólogos que dizem quando se inicia o Novo Testamento. Essa é uma atribuição de Cristo. 

        Para que se iniciasse um Novo Testamento era preciso, primeiramente, que o Antigo Testamento fosse cumprido. E Jesus disse, em Mateus 5:17, que seria Ele mesmo que cumpriria a lei:   

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir."

        E foi o que Ele fez quando disse “Está consumado”, em João 19:30. A palavra "consumado" mostra que Jesus cumpriu Sua missão. Ele fez tudo que a lei exigia, e por isso, não restou nada que alguém pudesse fazer para melhorar o que Ele fez. 

       No tempo do Antigo Testamento, as pessoas precisavam sacrificar animais para ter seus pecados perdoados. Elas ofereciam animais sem defeito a Deus. Mas mesmo o animal não tendo defeitos essa prática era imperfeita porque aquelas pessoas viviam sacrificando animais pelos pecados que elas continuavam cometendo.

        Mas Jesus veio para fazer outro sacrifício. Não com sangue de animais, mas com o Seu próprio sangue. Pois Jesus disse ao Pai, em Hebreus 10:8:

“Tu não queres sacrifícios ou ofertas de animais, e não te agradam as ofertas dos animais queimados inteiros no altar nem os sacrifícios oferecidos para tirar pecados.” (N.T.L.H.)

        E Jesus ainda disse, no versículo 9:

“Estou aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade.” (N.T.L.H.)

“Assim Deus acabou com todos os antigos sacrifícios e pôs no lugar deles o sacrifício de Cristo. E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo.”

Hebreus 10:9-10. (N.T.L.H.)

        O sangue de animais tirava os pecados das pessoas só até o momento do sacrifício, mas o precioso sangue de Cristo é mais do que o suficiente para pagar por todos os pecados da humanidade. Jesus pagou por todos os pecados que tinham sido cometidos antes da vinda dEle, pelos pecados que estavam sendo cometidos naquela época e por todos os pecados que ainda iriam ser cometidos depois da morte e da ressurreição dEle.

        João Batista disse, em João 1:29, que Jesus é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” Não 'o pecado de alguns', mas “do mundo”. Portanto, ao derramar o Seu sangue, o Cordeiro de Deus nos redime de todos os nossos pecados. É por isso que hoje nós não precisamos fazer sacrifícios. Pois Jesus já pagou um altíssimo preço pela nossa salvação.

        O derramamento do sangue do Cordeiro cumpre toda a lei, e com isso se inicia, imediatamente, uma Nova Aliança ou um Novo Testamento. Mas o que comprova que Jesus cumpriu a lei? O início do Novo Testamento está registrado em Mateus 27:50-51:

“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo;”

        Mesmo o templo estando distante do monte Calvário, Mateus fez questão de registrar que o véu do templo se rasgou LOGO APÓS Jesus morrer. A preocupação de Mateus em registrar dois acontecimentos distantes no mesmo contexto revela o objetivo do apóstolo: mostrar-nos que um evento causou o outro. Observe que no versículo 51 o apóstolo escreve “E eis que”. Em outras traduções está escrito “Então” ou "naquele momento". Isso nos mostra que o véu só se rasgou por causa da morte de Cristo.

        Esse véu ficava estendido, como se fosse uma parede, para fazer a separação de um ‘cômodo’ chamado ‘Santo dos santos’. O sumo sacerdote passava por esse véu e entrava no Santo dos santos para interceder pelos pecados dele, de sua família e do povo. Mas como o Senhor Jesus tinha acabado de pagar, na cruz, por todos os nossos pecados, as intercessões dos sacerdotes se tornaram desnecessárias. Pois agora Jesus é o nosso Sumo sacerdote:

“temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade” 

Hebreus 8:1.

        Jesus é o Filho de Deus que ofereceu um único e perfeito sacrifício para pagar por todos os nossos pecados. Pois Ele disse, em 1 Coríntios 11:25:

“Este cálice é o novo testamento do meu sangue.”

        Deus usou a palavra “Este” para nos apresentar Jesus, que estava para começar Seu ministério:

“Este é o meu Filho amado”.

Mateus 3:17.

        E Jesus também usou a palavra “Este” para nos apresentar o Novo Testamento, que estava para começar:

“Este cálice é o novo testamento do meu sangue.”

        Sem o sangue de Cristo derramado não tem Novo Testamento. Mas 'ai daquele' que não valorizar o Sangue da Aliança. Pois em Hebreus 10:29 diz:

“Então, o que será que vai acontecer com os que desprezam o Filho de Deus e consideram como coisa sem valor o sangue da aliança de Deus, que os purificou?”

        E o versículo 31 diz:

“Que coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo!”

        O termo “sangue da aliança” deixa claro que se Jesus não tivesse derramado o Seu sangue a Nova Aliança (Ou Novo Testamento) não teria sido iniciada.

        Se você crê que Jesus é o Filho de Deus e que Ele veio ao mundo para nos salvar, mas ainda assim, você não assumiu essa Nova Aliança com Ele, faça agora uma oração e busque uma igreja cristã para você se batizar. Para quê sofrer na eternidade se você pode viver, para sempre, com Jesus?