quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Bíblia católica ou protestante? Qual é a certa?

“Por que razão a Bíblia católica tem 73 livros, quando a protestante tem apenas 66? Qual delas é a certa?” O Novo Testamento, tanto nas bíblias católicas como nas protestantes, não apresenta qualquer diferença quanto à quantidade de livros. Todavia, o mesmo não ocorre com o Velho Testamento, pelas razões seguintes:



a) Segundo o concilio de Rabinos de Jâmnia, realizado entre 90 e 100 d.C, o V. T. constitui-se apenas de 39 livros constantes das bíblias evangélicas, mas a Igreja Católica Romana, no Concilio de Trento (1546) resolveu afirmar solenemente a canonicidade dos apócrifos (livros completos e adi­tamentos),

b) Em virtude de ter aceito muitas inovações doutrinárias, o catolicis­mo romano foi obrigado afastar-se da Bíblia. O rompimento não foi imediato, mas gradativo: Jerônimo e Crisóstomo in­sistiram na leitura da Bíblia. Agostinho considerava as traduções dela um meio abençoado de pregar a Palavra de Deus en­tre as nações. Gregório I recomendou a sua leitura. As restrições começaram com Hildebrando, que proibiu aos boêmios a leitu­ra da Bíblia. Inocêncio III, em 1215, impe­diu o povo de ler a Palavra de Deus em sua língua materna, mas somente em latim, língua conhecida apenas por alguns erudi­tos. Clemente XI condenou a leitura da Bíblia pelos leigos, etc. 

c) O Concilio Tridetino foi um dos pontos salientes da Contra-Reforma Católica. Com o progresso do protestantismo, a Bíblia foi colocada nas mãos do povo. que percebia claramente, na sua leitura, o quanto o romanismo afas­tara-se da sã doutrina apostólica. O clero romano pressionado e desafiado a susten­tar na Palavra de Deus suas doutrinas foi forçado a aceitar uma autoridade religiosa – a tradição – e canonizar os apócrifos, nos quais muitos dos falsos dogmas poderiam ser sustentados, 

d) A própria canonização constitui a maior prova de que tais livros, até o Concilio de Trento (1546) não eram considerados, mesmo pelos católicos, como escritos sob inspiração divina. Os motivos da rejeição de tais livros por parte dos rabi­nos judeus, são: porque tinham sido escritos depois de Esdras e Neemias (Eclesiás­tico e I Macabeus). quando se cria que a inspiração havia cessado; porque foram es­critos em grego ou. pelo menos, por se des­conhecer seu possível original hebraico (Sabedoria e 2 Macabeus); porque seu tex­to hebraico (ou aramaico) estava perdido na ocasião do Concilio (Judite, Tobias, Baruc). 

e) Em conclusão, a Bíblia certa é aquela traduzida por entidades fiéis ao texto sagrado, descomprometidas com o falso ecumenismo ou seitas heréticas; é aquela que não apresenta livros e adita­mentos espúrios, e nem mesmo anotações capciosas tendentes a desviar o leitor da sã doutrina da Palavra de Deus. Contudo, muitos católicos sinceros, ao examinarem humildemente o texto sagrado de suas pró­prias Bíblias, encontraram nele a orienta­ção segura para o único caminho de salva­ção, Jesus Cristo, e hoje servem ao Mestre nas diversas denominações evangélicas.

Extraído do livro “A Bíblia Responde” – Ed. CPAD







Ajude a divulgar. Compartilhe!

10 comentários:

  1. Não entendo a insistência de usar os livros apócrifos. Tem um monte de citações neles que contradizem as escrituras realmente inspiradas. Aliás, segundo já li, até historicamente eles tem pontos de inexatidão.
    Eu recomendo apenas três traduções: a de Westcott, a TDNM e a Bíblia na Linguagem de Hoje. Esta última não é muito exata, mas a linguagem a torna gostosa de ler. A Almeida revisada tambem é bem exatinha, mas a linguagem eu considero um pouco ultrapassada.
    Moonwalker

    ResponderExcluir
  2. Qual a bíblia certa?!?!?!?! hahahaha Que piada!!!! Um livro que começa com uma cobra falante e termina com um dragão de 7 cabeças, é tão real quanto um livro do Harry Potter... A unica diferença é que foi muito bem feito, pois a milênios consegue enganar e tornar populações inteiras submissas as dominação religiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa esse comentário é desnecessário, comparar a Bíblia sagrada com um livro merda de Harry Potter ,só oque posso fazer é rezar por ti e pedir perdão a deus por essas bobagens que estas a falar

      Excluir
  3. evangélicos estúpidos...

    ResponderExcluir
  4. Sejam Protestantes ou Católicos, ambos concordam que um dos dois lados estão errados. Baseado nesta certeza o que tenho a dizer aqui é que no Protestantismo existem mais de 50.000 ramificações e modos de "interpretar" a bíblia Protestante já a Católico tem apenas um modo pois não existe ramificação nenhuma a opinião é uma só. Ou seja, se a bíblia Protestante é a certa porque cada um fala uma coisa? Não é possível as mais de 50.000 opiniões estarem todas certas. Pensem...

    ResponderExcluir
  5. Nenhuma das duas, só um livro cheio de fantasia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independentemente de crer ou não crer na existência do Altíssimo, fato é que Ele existe. A fé não se mensura.

      Excluir
  6. Já li ambas versões, assim como o Alcorão, o Torá, etc.. Mas, achei ofensivo sua exposição pois embora bem explicado não foi imparcial e acabou cometendo o pior dos atos.. .Julgar... Ou seja apenas os católicos que se converteram em evangélicos encontraram o caminho??... Pois bem... Continuo na minha igreja católica, sei muito bem quanto a composição da bíblia, assim como a veracidade de todos os momentos da história da instituição... Ao final quem organizou o Concilio de Trento, o de Nicea, entre outros, também estavam tão certos de "sua verdade" quanto Lutero, John Wesley, etc...

    ResponderExcluir
  7. quem é católico serve a Deus ou não e quem é crente seve a Deus ou não qual a Bíblia verdadeira e correta quem pode provar essa verdade eu sigo a Deus porque eu tenho certeza de sua existência pois já tive muitas prova disso porque eu passei de verdade por aquilo mas como quero sempre aprender cada vez mais então tudo que fala de meu Pai Amado me interessa nós só temos que ter certeza de seguir o seu caminho e pedir sua direção para nossos corações não se deixa enganar por nada .Quero dedicar a Jesus hoje e sempre cada batida do coração porque foi por mim que um dia o seu coração parou de bater?

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.