domingo, 6 de novembro de 2016

Os principais erros dos livros apócrifos

Os livros apócrifos (απόκρυφα significa “oculto, secreto”) são livros escritos aproximadamente entre 400 A.D e o tempo de Cristo. São livros que são rejeitados pelos protestantes, e que foram aceitos oficialmente em 1546 pela Igreja Católica Romana como sendo livros inspirados. Esses livros são Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria de Salomão, Sabedoria de Jesus ben Siraque (também conhecido como Eclesiástico), e Baruc.



Porem, se os livros apócrifos são parte das Escrituras, eles não podem conter erros. Uma vez que eles têm erros, como demonstrado abaixo, a autoridade auto-proclamada da Igreja Católica Romana sobre o ensino é questionável. Se ela erra em algo tão importante quanto as Escrituras, ela merece confiança suficiente para ser quem ensina a Igreja Cristã de forma adequada? As referências a seguir podem ser verificadas em http://www.bibliacatolica.com.br/


Problemas nos livros apócrifos

Quanto olhamos nas páginas dos livros apócrifos, encontramos vários problemas. Por exemplo, nós os vemos defendendo o uso de magia, onde a fumaça de um coração de peixe sobre brasas expulsa maus espíritos.


Permitem o uso de magia


Tobias 6:4-8, “O anjo disse-lhe: Pega-o pelas guelras e puxa-o para ti. Tobias assim o fez. Arrastou o peixe para a terra, o qual se pôs a saltar aos seus pés. 5. O anjo então disse-lhe: Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para remédios muito eficazes. Ele assim o fez. 6. A seguir ele assou uma parte da carne do peixe, que levaram consigo pelo caminho. Salgaram o resto, para que lhes bastasse até chegarem a Ragés, na Média. 7. Entretanto, Tobias interrogou o anjo: Azarias, meu irmão, peço-te que me digas qual é a virtude curativa dessas partes do peixe que me mandaste guardar. 8. O anjo respondeu-lhe: Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte de novo a eles.”


É verdade que a fumaça vinda de um coração de peixe sendo queimado expulsa espíritos malignos? Claro que não. Esse tipo de ensinamento supersticioso não tem lugar na Palavra de Deus.


Ensina o perdão dos pecados através de esforços humanos


Tobias 4:11, “Porque a esmola livra do pecado e da morte, e preserva a alma de cair nas trevas.”

Tobias 12:9, “Porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna;”


Dinheiro como oferenda pelos pecados dos mortos:


2 Macabeus 12:43-44, “Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, 44. porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles.”

Alguém pode realmente aceitar que dinheiro é uma oferenda pelas pecados de pessoas mortas? Esse tipo de ensinamento supersticioso não tem lugar na palavra de Deus.


Erros Históricos


Judite 1:5, “Ora, no décimo segundo ano de seu reinado, Nabucodonosor, que reinava sobre os assírios em Nínive, a grande cidade, fez guerra a Arfaxad, e venceu-os”.

Baruc 6:2, “Quando chegardes a Babilônia, será para ficardes lá por muito tempo, durante longos anos, até sete gerações. Depois disso, porém, farei com que volteis em paz.”

O livro de Judite ensina que Nabucodonosor era o rei dos assírios, sendo que na verdade ele era o rei da Babilônia.

Baruc 6:2 diz que os judeus serviriam na Babilônia por sete gerações, enquanto Jeremias 25:11 nos diz que foram 70 anos. “Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos.”



Conclusão


É óbvio que os livros apócrifos têm sérios problemas. De magia e salvação por obras até dinheiro sendo oferecido pelos pecados dos mortos, e fatos históricos claramente incorretos, eles estão cheios de ensinamentos falsos e não bíblicos. Eles não são inspirados por Deus. Da mesma forma, a Igreja Católica Romana, que declaro que os livros apócrifos são inspirados, também não é inspirada por Deus. Isso mostra que a Igreja Católica Romana não é o meio pelo qual Deus está comunicando sua verdade ao seu povo, que o Magistério errou muito, e que a Igreja Católica Romana está cheia de tradições falsas de homens, ao invés da verdade absoluta de Deus.


Extraído do site http://carm.org


Ajude a divulgar. Compartilhe!

18 comentários:

  1. Enfim encontrei uma postagem boa no meio dos blogs evangélicos que parecem andar decadentes! Gostei do que foi dito, porém acho que devia haver um aprofundamento maior nessa questão para que questões não ficassem soltas no ar. Vale lembrar que no livro de Tobias o anjo (o qual não me lembro o nome) mente, e tem sua relação com outras pessoas toda em cima de mentiras, deixando a entender que a mentira por boas causas são permitidas, porém o mesmo não procede.
    Outra coisa que é importante destacar é que esses livros foram incluidos pela igreja católica durante o Concílio de Trento como uma uma resposta à reforma protestante.
    Ah! Quase esqueci! Se não me falha a memória, no livro de Eclesiastico é ensinado a mautratar escravos. Ensinos totalmente errados que devem ser analisados por nós e combatidos. Estou estudando isso já faz um tempo, mas só postarei no meu blog quando o meu estudo estiver completo.
    De qualquer forma, parabém! As pessoas precisam saber que estão sendo enganadas.

    ResponderExcluir
  2. @Rodrigo St.

    O nome do anjo é Rafael, que segundo a tradição católica é o "anjo da cura".

    ResponderExcluir
  3. Isso não é nada, os verdadeiros erros e absurdos vocês podem conferir aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=63Sw97IQr44

    Mas fazer o que? é palavra divina, temos q aceitar. De deus nada de duvida apenas aceite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros apócrifos não são inspirados por Deus. A própria Bíblia diz que as Escrituras não erram. E se tem erros tão terríveis não são parte das Escrituras. Os livros apócrifos entram em contradição com o resto da Bíblia, o que não acontece com os demais livros.

      Excluir
  4. Nós nunca saberemos o que é certo ou errado, afinal a bíblia foi escrita por "HOMENS" e "MULHERES" que viveram na época.Pois não me recordo de nem uma passagem, em que esteja escrito que Jesus pegou uma pena e um papiro e escreveu o que lemos hoje, o que nos resta é crer no que realmente acreditamos.

    ResponderExcluir
  5. por esse principio a Bíblia quase toda não é "inspirada" afinal há contradições nela inteira, uma bem simples é Deus ter pessoalmente ordenado a circuncisão e depois Paulo diz que não precisa, em Genesis não se sabe o que Deus criou primeiro, cada hora diz uma coisa diferente. Não acreditam então tá aqui um link com todos os erros:
    http://querosaberaverdadesim.blogspot.com.br/2011/08/as-razoes-da-biblia-ser-rejeitada-por.html

    outro link:
    http://querosaberaverdadesim.blogspot.com.br/2011/07/show-de-perguntas-contradicoes-da.html

    ResponderExcluir
  6. Os livros tem erros mais tem igrejas cometendo os mesmo erros... Dinheiro como sacrifio? Vejo isso ate hoje nas igrejas, se vc der o seu melhor a Deus , ele vai cura liberta,e isso nao e sacrifio ? pessoas que vao ofertar eo pastor diz:De tudo que vc tem, ate mesmo o dinheiro da passagem ou do pao de amanha porque amanha Deus provera!
    Sao os sacrificios que pedem hoje Dinheiro, quando vc ganhar uma vitoria venh agradecer a Deus ( dando dinheiro).... a maioria das igrejas nem leem oss livros apocrifos mais agem como eles!

    ResponderExcluir
  7. Os livros tem erros mais tem igrejas cometendo os mesmo erros... Dinheiro como sacrifio? Vejo isso ate hoje nas igrejas, se vc der o seu melhor a Deus , ele vai cura liberta,e isso nao e sacrifio ? pessoas que vao ofertar eo pastor diz:De tudo que vc tem, ate mesmo o dinheiro da passagem ou do pao de amanha porque amanha Deus provera!
    Sao os sacrificios que pedem hoje Dinheiro, quando vc ganhar uma vitoria venh agradecer a Deus ( dando dinheiro).... a maioria das igrejas nem leem oss livros apocrifos mais agem como eles!

    ResponderExcluir
  8. BOM, EU SOU CATOLICO....E....O QUE TIVER DE UTIL SEJA NOS APOCRIFOS OU QUALQUER LITERATURA RELIGIOSA, EU APREENDO E ACRESCENTO EM MINHA FILOSOFIA DE VIDA. RESPEITO AS VARIAS OPINIOES..MAS....ESTOU ABERTO A NOVOS APRENDIZADOS....SEM LIMITES...A NAO SER OS IMPOSTOS POR MINHAS PROPRIAS LIMITAÇOES. E TODOS NOS AS TEMOS. AGRAÇOS...

    ResponderExcluir
  9. Não tenho muito conhecimento mas no evangelho de Judas que está na biblia fala para consultar o livro de Enoque sendo que Enoque é dos livros apócrifos se a bíblia não tem erros como explicar esse erro?

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho o livro de Enoque... é mt bom! acho q uma citaçao n seria um erro, simplesmente um complemento da palavra q foi dita!

    ResponderExcluir
  11. Não existem erros na biblia o que existem são pessoas insensatas e que ñ possuem o Espirito Santo para dicernir e fazem criticas tolas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1Samuel o profeta diz:
      "Deus não é homem para que minta, ou se arrependa."
      E em seguida ele diz:
      "...pois ele se arrependeu de tê-lo feito rei..."
      Não duvido da plenitude do Criador. Mas se isso não se chama contradição, me tragam outro dicionário.

      Excluir
  12. MEU AMIGO ANÔNIMO,QUE DEUS TE ABENÇOE! PELO VISTO, VOCÊ SE REFERE A COISAS QUE NÃO CONHECE. VOCÊ FALA QUE HÁ CONTRADIÇÕES, MAS JÁ ESTUDOU PARA SABER SE REALMENTE HÁ. VOCÊ CITOU A CIRCUNCISÃO. MAS REALMENTE NÃO TEM NADA DE CONTRADITÓRIO. DEIXA EU TE EXPLICAR DE MODO BEM RESUMIDO E SIMPLES PARA VOCÊ ENTENDER: O POVO JUDEU FOI ESCOLHIDO DE DEUS PARA SERVIR DE EXEMPLO PARA OS DEMAIS, DEUS USOU COMO SÍMBOLO PARA OS ESCOLHIDOS, A CIRCUNCISÃO. QUANDO JESUS VEIO SER CRUCIFICADO, NÃO VEIO APENAS PARA O POVO JUDEU, POIS PARTE DA FUNÇÃO DESTE POVO JA HAVIA SIDO CUMPRIDA. JESUS VEIO AGORA PARA TODA A HUMANIDADE, OU SEJA NÃO ERA MAIS NECESSÁRIO A CIRCUNCISÃO POIS A FUNÇÃO DESTA JA HAVIA SIDO CUMPRIDA. ESPERO QUE TENHA TE AJUDADO. QUE DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  13. o livro de enoch, esta mencionado e judas que se encontra no novo testamento, e o livro de enoch fala sobre os dez ceus, o mesmo que paulo viu, e nabucodenozor era rei da babilonia e a babilonia fica na assiria que foi dividida em 6 regioes

    ResponderExcluir
  14. Conhecereis a verdade e ela os libertará.

    ResponderExcluir
  15. Temos que discernir os apócrifos que foram excluídos por dogmas religiosos, daqueles que não tem crédito. Pois toxo mundo sabe que quem criou a bíblia foi o império romano cezarino que reina até hoje. Logo, sabe - se que as escrituras eram pergaminhos distintos um do outro. Então junta - los em uma única edição, deveria ser demasiadamente minuncioso para que Constantino tivesse total controle sobre seus novos soldados. A saber os cristãos.

    ResponderExcluir
  16. Temos que discernir os apócrifos que foram excluídos por dogmas religiosos, daqueles que não tem crédito. Pois toxo mundo sabe que quem criou a bíblia foi o império romano cezarino que reina até hoje. Logo, sabe - se que as escrituras eram pergaminhos distintos um do outro. Então junta - los em uma única edição, deveria ser demasiadamente minuncioso para que Constantino tivesse total controle sobre seus novos soldados. A saber os cristãos.

    ResponderExcluir

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.